PROJETO INTERDISCIPLINAR
A Escola Estadual Amaro Cavalcanti - Ensino Médio, tem levado a seus educandos do turno noturno, uma nova proposta de trabalho - a "do ensino médio diferenciado", que consiste na oferta de disciplinas por blocos e conclusão por semestre. Dentro desta proposta de ensino está o diferencial que leva esses educando a participar ao final de cada semestre letivo, da realização de um projeto interdisciplinar. Assim a escola envolveu todos os professores e alunos no desenvolvimento do projeto interdisciplinar "INDÚSTRIA TÊXTIL: HISTÓRIA, TRABALHO, ECONOMIA E MEIO AMBIENTE".
O projeto foi desenvolvido com o intuito de, envolvendo os educadores e educandos, a fazer um trabalho de pesquisa sobre a indústria têxtil jardinense, estudando-a dentro de uma perspectiva econômica, social, cultural e ambiental, internalizando-a no contexto do desenvolvimento da própria comunidade.
A Escola Estadual Amaro Cavalcanti - Ensino Médio, tem levado a seus educandos do turno noturno, uma nova proposta de trabalho - a "do ensino médio diferenciado", que consiste na oferta de disciplinas por blocos e conclusão por semestre. Dentro desta proposta de ensino está o diferencial que leva esses educando a participar ao final de cada semestre letivo, da realização de um projeto interdisciplinar. Assim a escola envolveu todos os professores e alunos no desenvolvimento do projeto interdisciplinar "INDÚSTRIA TÊXTIL: HISTÓRIA, TRABALHO, ECONOMIA E MEIO AMBIENTE".
O projeto foi desenvolvido com o intuito de, envolvendo os educadores e educandos, a fazer um trabalho de pesquisa sobre a indústria têxtil jardinense, estudando-a dentro de uma perspectiva econômica, social, cultural e ambiental, internalizando-a no contexto do desenvolvimento da própria comunidade.
Dentro desta proposta de trabalho, os alunos do 1° Ano E, 2° Ano D e 3° Ano D, das disciplinas de Matemática e Geografia - prof. João Filho e Hugo Martins, foram instigados a realizaram uma pesquisa temática que levou cada aluno dessas 3 turmas a desenvolverem atividades relacionadas a levantamento de informações voltadas para o seu próprio ambiente de trabalho. Na Disicplina de Matemática, foi proposta a temática intitulada "A produção têxtil em Jardim de Piranhas".
Em loco, os alunos, divididos em equipes, registraram através de fotografias, entrevistas e dados numéricos a produção têxtil em seus diversos setores de produção. Já em sala de aula, e stes registros fotográficos, textuais e numéricos foram organizados em forma de relatório, tabelas, gráficos e apresentados através de cartazes e slides. Com relação aos setores de produção pesquisados pelas equipes, verificou-se que são cinco: teares, alvejamento, estamparia, costura e empacotamento. Já com relação aos produtos industrializados por estes setores foram: pano de prato, franjas, tapetes, redes, mantas e conjuntos de cozinha
Em loco, os alunos, divididos em equipes, registraram através de fotografias, entrevistas e dados numéricos a produção têxtil em seus diversos setores de produção. Já em sala de aula, e stes registros fotográficos, textuais e numéricos foram organizados em forma de relatório, tabelas, gráficos e apresentados através de cartazes e slides. Com relação aos setores de produção pesquisados pelas equipes, verificou-se que são cinco: teares, alvejamento, estamparia, costura e empacotamento. Já com relação aos produtos industrializados por estes setores foram: pano de prato, franjas, tapetes, redes, mantas e conjuntos de cozinha
Reunidos na Sala Multimídia da Escola, estas turmas, sob a presença dos professores das disciplinas de Matemática e Geografia, da direção da escola, da supervisão pedagógica e funcionários, realizaram suas apresentações.
Veja as fotos a apresentação da disciplina de Matemática:
slide sobre a produção têxtil em números
apresentaçao de slide produzida por alunosdo 2° ano D
Alunos do 3° ano D - através de cartazes apresentam sua pesquisa
Já na disciplina de Geografia, a temática abordada foram os "impactos ambientais". As 3 turmas, apresentaram suas pesquisas através do registro de fotografias em cartazes.
Veja as fotos:
Geografia - professor Hugo apresenta a sua proposta de trabalho
Após as apresentações, o diretor Francimar Dutra teceu comentários sobre os trabalhos apresentados. Falou da importância para o turno noturno do desenvolvimento desse projeto e da participação ativa dos alunos e dos professores para que hoje, a concretização dessas atividades foram confirmadas pelos trabalhos aqui apresentados.
PROJETO INTERDISCIPLINAR
A Escola Estadual Amaro Cavalcanti - Ensino Médio, tem levado a seus educandos do turno noturno, uma nova proposta de trabalho - a "do ensino médio diferenciado", que consiste na oferta de disciplinas por blocos e conclusão por semestre. Dentro desta proposta de ensino está o diferencial que leva esses educando a participar ao final de cada semestre letivo, da realização de um projeto interdisciplinar. Assim a escola envolveu todos os professores e alunos no desenvolvimento do projeto interdisciplinar "INDÚSTRIA TÊXTIL: HISTÓRIA, TRABALHO, ECONOMIA E MEIO AMBIENTE".
O projeto está sendo desenvolvido com o intuito de, envolvendo os educadores e educandos, a fazer um trabalho de pesquisa sobre a indústria têxtil jardinense, estudando-a dentro de uma perspectiva econômica, social, cultural e ambiental, internalizando-a no contexto do desenvolvimento da própria comunidade.
O projeto está sendo desenvolvido com o intuito de, envolvendo os educadores e educandos, a fazer um trabalho de pesquisa sobre a indústria têxtil jardinense, estudando-a dentro de uma perspectiva econômica, social, cultural e ambiental, internalizando-a no contexto do desenvolvimento da própria comunidade.
Dentro desta proposta de trabalho, os alunos do 1° Ano E, 2° Ano D e 3° Ano D, da disciplina de Matemática - prof. João Filho, com a temática "A Produção Ttêxtil em Jardim de Piranhas", foram instigados a realizaram uma pesquisa temática que levou cada aluno dessas 3 turmas a desenvolverem uma pesquisa relacionada a levantamento de informações voltadas para o seu próprio ambiente de trabalho.
Em seus ambientes de trabalho, os alunos, divididos em equipes, registraram através de fotografias, entrevistas e dados numéricos a produção têxtil em seus diversos setores de produção.
Com relação aos setores de produção pesquisados, verificou-se que são cinco: teares, alvejamento, costura, estamparia, e empacotamento. Já com relação aos produtos industrializados por estes setores, tivemos: panos de prato, franjas, tapetes, redes, mantas e conjuntos de cozinha.
Veja as fotos da pesquisa:
SETOR TÊXTIL DE PRODUÇÃO: TEARES
Produção de mantas
Produção de redes de dormir
Produção de franjas de tapetes
Produção de pano de prato
Produção de tapetes
SETOR TÊXTIL DE PRODUÇÃO: ALVEJAMENTO
Alvejamento de panos prato
SETOR TÊXTIL DE PRODUÇÃO: COSTURA
panos de prato para o corte
costura dos panos de prato
Costura de conjunto de cozinha
Corte de tapetes
Costura de tapetes
SETOR TÊXTIL DE PRODUÇÃO: ESTAMPARIA
Panos de prato sendo recolhidos e levados para secagem no garajal
Conjuntos de cozinha sendo estampados
Conjuntos de cozinha e tapetes sendo estampados
Aluna Ramana do 1° Ano E - entrevista a empresária Santana
SETOR TÊXTIL DE PRODUÇÃO: EMPACOTAMENTO
Funcionárias - embalam e selam as dúzias de panos de prato
Panos de prato - prontos para transporte
Conjunto de cozinha - preparo para embalagem e selamento
Conjuntos de cozinha - embalados e pronto para o transporte
Tapetes e mantas sendo preparados para embalagem e tansporte
Redes e dormir - prontas para o transporte
Já em sala de aula, estes registros fotográficos, textuais e numéricos foram organizados em forma de relatório, tabelas, gráficos e produzido slides para a apresentação.
Fonte: blog do professor João Filho
Foi muito interessante o desenvovimento desse projeto.
ResponderExcluiraprendemos baastante
Oi 62 994974558 mim Sá n no zap
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