segunda-feira, setembro 19, 2011

Projeto sobre história da têxtil de Jardim de Piranhas foi desenvolvido na Escola Estadual Amaro Cavalcanti

PROJETO INTERDISCIPLINAR

A Escola Estadual Amaro Cavalcanti - Ensino Médio, tem levado a seus educandos do turno noturno, uma nova proposta de trabalho - a "do ensino médio diferenciado", que consiste na oferta de disciplinas por blocos e conclusão por semestre. Dentro desta proposta de ensino está o diferencial que leva esses educando a participar ao final de cada semestre letivo, da realização de um projeto interdisciplinar. Assim a escola envolveu todos os professores e alunos no desenvolvimento do projeto interdisciplinar "INDÚSTRIA TÊXTIL: HISTÓRIA, TRABALHO, ECONOMIA E MEIO AMBIENTE". 

O projeto foi desenvolvido com o intuito de, envolvendo os educadores e educandos, a fazer um trabalho de pesquisa sobre a indústria têxtil jardinense, estudando-a dentro de uma perspectiva econômica, social, cultural e ambiental, internalizando-a no contexto do desenvolvimento da própria comunidade.
Dentro desta proposta de trabalho, os alunos do 1° Ano E, 2° Ano D e 3° Ano D, das disciplinas de Matemática e Geografia - prof. João Filho e Hugo Martins, foram instigados a realizaram uma pesquisa temática que levou cada aluno dessas 3 turmas a desenvolverem atividades relacionadas a levantamento de informações voltadas para o seu próprio ambiente de trabalho. Na Disicplina de Matemática, foi proposta a temática intitulada "A produção têxtil em Jardim de Piranhas".

Em loco, os alunos, divididos em equipes, registraram através de fotografias, entrevistas e dados numéricos a produção têxtil  em seus diversos setores de produção. Já em sala de aula, e
stes registros fotográficos, textuais e numéricos foram organizados em forma de relatório, tabelas, gráficos e apresentados através de cartazes e slides. Com relação aos setores de produção pesquisados pelas equipes, verificou-se que são cinco: teares, alvejamento, estamparia, costura e empacotamento. Já com relação aos produtos industrializados por estes setores foram: pano de prato, franjas, tapetes, redes, mantas e conjuntos de cozinha

Reunidos na Sala Multimídia da Escola, estas turmas, sob a presença dos professores das disciplinas de Matemática e Geografia, da direção da escola, da supervisão pedagógica e funcionários, realizaram suas apresentações.

Veja as fotos a apresentação da disciplina de Matemática:



slide sobre a produção têxtil em números

apresentaçao de slide produzida por alunosdo 2° ano D

Alunos do 3° ano D - através de cartazes apresentam sua pesquisa

Já na disciplina de Geografia, a temática abordada foram os "impactos ambientais". As 3 turmas, apresentaram suas pesquisas através do registro de fotografias em cartazes.
Veja as fotos:

Geografia - professor Hugo apresenta a sua proposta de trabalho



Após as apresentações, o diretor Francimar Dutra teceu comentários sobre os trabalhos apresentados. Falou da importância para o turno noturno do desenvolvimento desse projeto e da participação ativa dos alunos e dos professores para que hoje, a concretização dessas atividades foram confirmadas pelos trabalhos  aqui apresentados.

PROJETO INTERDISCIPLINAR

A Escola Estadual Amaro Cavalcanti - Ensino Médio, tem levado a seus educandos do turno noturno, uma nova proposta de trabalho - a "do ensino médio diferenciado", que consiste na oferta de disciplinas por blocos e conclusão por semestre. Dentro desta proposta de ensino está o diferencial que leva esses educando a participar ao final de cada semestre letivo, da realização de um projeto interdisciplinar. Assim a escola envolveu todos os professores e alunos no desenvolvimento do projeto interdisciplinar "INDÚSTRIA TÊXTIL: HISTÓRIA, TRABALHO, ECONOMIA E MEIO AMBIENTE".

O projeto está sendo desenvolvido com o intuito de, envolvendo os educadores e educandos, a fazer um trabalho de pesquisa sobre a indústria têxtil jardinense, estudando-a dentro de uma perspectiva econômica, social, cultural e ambiental, internalizando-a no contexto do desenvolvimento da própria comunidade.

Dentro desta proposta de trabalho, os alunos do 1° Ano E, 2° Ano D e 3° Ano D, da disciplina de Matemática - prof. João Filho, com a temática "A Produção Ttêxtil em Jardim de Piranhas", foram instigados a realizaram uma pesquisa temática que levou cada aluno dessas 3 turmas a desenvolverem uma pesquisa relacionada a levantamento de informações voltadas para o seu próprio ambiente de trabalho.


Em seus ambientes de trabalho, os alunos, divididos em equipes, registraram através de fotografias, entrevistas e dados numéricos a produção têxtil  em seus diversos setores de produção.

Com relação aos setores de produção pesquisados, verificou-se que são cinco: teares, alvejamento, costura, estamparia, e empacotamento. Já com relação aos produtos industrializados por estes setores, tivemos: panos de prato, franjas, tapetes, redes, mantas e conjuntos de cozinha.

Veja as fotos da pesquisa:

SETOR TÊXTIL DE PRODUÇÃO: TEARES


Produção de mantas

Produção de redes de dormir

Produção de franjas de tapetes

Produção de pano de prato

Produção de tapetes

SETOR TÊXTIL DE PRODUÇÃO: ALVEJAMENTO

Alvejamento de panos prato

SETOR TÊXTIL DE PRODUÇÃO: COSTURA

panos de prato para o corte



costura dos panos de prato

Costura de conjunto de cozinha
Corte de tapetes
Costura de tapetes


SETOR TÊXTIL DE PRODUÇÃO: ESTAMPARIA

Mesa de estampar com 12 bandejas - panos de prato sendo estampados

Panos de prato sendo recolhidos e levados para secagem no garajal
Conjuntos de cozinha sendo estampados
Conjuntos de cozinha e tapetes sendo estampados
Aluna Ramana do 1° Ano E - entrevista a empresária Santana

SETOR TÊXTIL DE PRODUÇÃO: EMPACOTAMENTO

Funcionárias - embalam e selam as dúzias de panos de prato
Panos de prato - prontos para transporte
Conjunto de cozinha - preparo para embalagem e selamento
Conjuntos de cozinha - embalados e pronto para o transporte
Tapetes e mantas sendo preparados para embalagem e tansporte

Redes e dormir - prontas para o transporte

Já em sala de aula, estes registros fotográficos, textuais e numéricos foram organizados em forma de relatório, tabelas, gráficos e produzido slides para a apresentação. 
 
Fonte: blog do professor João Filho

2 comentários:

  1. Foi muito interessante o desenvovimento desse projeto.
    aprendemos baastante

    ResponderExcluir