sábado, julho 09, 2011

Seja você mesmo, seja você quem for

[Não poderia deixar de compartilhar esse texto com vocês, fiquei maravilhada. Hoje, se alguém me questionasse sobre o nome de alguém que eu admiro eu teria a resposta. @Ticostacruz, dia a dia eu "aumento as palmas".]  

" Quando a ignorância perde o limite.
Quando a cegueira faz o tudo parecer a mesma coisa.
Quando a estupidez conforma nossos pensamentos.
Quando a hipocrisia toma forma em nossas atitudes.
Quando a bestialidade nos guia pela escuridão.
Devemos prestar mais atenção em nossos reflexos na poça de lama.

Você já nasceu com dívidas! 
Quando começou a chorar logo depois que saiu do ventre de sua mãe, o taxímetro começou a girar.
Você paga para viver. 
Você tem muitos DEVERES! 

Você precisa aprender a ler, precisa aprender a escrever, precisa aprender a escutar os outros, você também precisa desenvolver alguma atividade útil para o meio em que convive, você precisa comer, beber e se divertir, você quer ter amigos, quer assistir televisão, você quer andar pelas ruas, praticar algum esporte, ter acesso a informática, você quer namorar, quer trepar e quer fazer amor. Você quer ser reconhecido, quer ganhar dinheiro, você quer construir uma família, você quer ter um lugar decente para morar, você quer acreditar no futuro, quer torcer pelo seu time de coração, quer beber e fumar cigarros, você quer se masturbar, você quer conhecer outras cidades, outros estados, outros países, você quer acreditar em Deus, em Buda, em qualquer divindade que te traga fé, você quer frequentar uma igreja, um templo ou um terreiro, você quer ter acesso a informação, quer ver uma peça de teatro, quer assistir um filme no cinema, você quer não fazer nada, nem levantar da cama, quer amanhecer junto com o sol, você quer falar o que pensa, pensar no que falam, expressar suas idéias, você quer amar alguém, quer ser amado, quer atenção, quer carinho, você quer fazer uma tatuagem, quer colocar um piercing, quer usar uma roupa brega ou mesmo algo de vanguarda, você quer assistir a um show, quer ouvir a música preferida da sua banda, quer conhecer seus ídolos, quer virar artista ou advogado, ou médica ou psicóloga, ou simplesmente não compactua com nada disso e quer se isolar numa montanha na índia, você que nadar no lago e quer passear de pedalinho na lagoa, você quer recitar um poema e quer que os outros escutem o que tem a dizer, quer ser diferente, quer ser igual, quer ser o que quiser ser, você tem uma identidade, pode ter um passaporte, você pode ter uma carteira de motorista, pode andar de ônibus ou de táxi ou de moto, pode pedalar ou gastar sola de sapato, pode frequentar uma academia, uma faculdade, uma reunião de reabilitação de drogas, pode fumar um baseado, pode cheirar uma carreira de cocaína, pode tomar uma bala ou se derreter com um ácido, você pode ajudar uma instituição de caridade e pode escolher andar armado, pode arrumar confusões pelas ruas, pode aprender uma arte marcial para bater em outras pessoas ou pode usar para se defender e até mesmo pode transformá-la em um ensinamento novo para uma criança carente numa favela de São Paulo ou do Ceará. Você pode gostar da Xuxa, dançar calípso, pode cantar funk e pode detestar qualquer tipo manifestação sonora, você pode ser e fazer o que quiser da sua vida, mas precisa lembrar que não está sozinho e que suas atitudes são de sua total responsabilidade. Você precisa de respeito e precisa saber respeitar. Você existe!

Respire fundo, sinta o oxigênio tomando conta de seus pulmões.
Toque a sua pele, escute o barulho ou o silêncio que estiver a sua volta, tente encontrar um sentido para tudo isso.
Pense, reflita, ouse, sonhe, faça!

Você é aquilo que você pensa que é!

Manifeste a sua opinião.
Fale o que quiser falar, mas fale sabendo que suas palavras vão bater no ouvido de alguém ou simplesmente serão ignoradas.
Você NÃO PODE DECIDIR a reação, mas pode imaginar as consequências, você é quem escolhe o que sai da sua boca!

Você pode aceitar ou não a sua condição, pode nem saber que esta condicionado a algo, talvez nem cogite a possibilidade de pular a cerca do paradigma que tanto reluz em seus olhos, pode ser que nem saiba o que é um paradigma ou pode estar querendo desistir de tentar fazer com que os outros entendam que a sua forma de viver não é necessariamente a que deve ser seguida, você pode falar coisas bonitas e ajudar outras pessoas com sua sabedoria e pode por um segundo perder a razão e odiar o mundo inteiro. Você pode escolher entre dar um beijo ou um tapa na cara, pode escolher entre um sorriso ou uma careta, pode oferecer uma rosa ou um tiro de fuzil. Você pode acreditar no que eu digo ou pode me achar um completo idiota. Você pode contar um segredo ou acusar alguém, pode julgar e saiba que esta sendo julgado o tempo todo. Você pode estabelecer limites mas precisa saber entender o limite dos outros, pode decidir entre ficar ou não com alguém, por amor ou por dinheiro, pode olhar e só enxergar os defeitos ou exaltar as qualidades. Você pode gritar ou engolir o seu choro, você pode diluir sua dor ou amargurar um passado qualquer. Você pode perdoar, pode ser generoso, pode ser arrogante, pode ser convencido, pode ser prepotente, pode ser bonito, feio, pode desconsiderar padrões, pode nem questionar tudo isso e pode também achar uma grande palhaçada.

Mas o que você está fazendo realmente pelas pessoas ?
O que está fazendo realmente por si mesmo ?
O que estará pensando daqui a alguns minutos ?

O que esconde dos outros ?
O que tem vergonha de ter feito ?
O que nunca contaria para alguém ?
O que pensa que os outros pensam de você ?
Quem você pensa que é ?

Escute meu amigo!
Antes de mais nada, todos somos seres humanos.
Todos nascemos neste mesmo planeta até que se prove o contrário.
Todos somos feitos de átomos e moléculas e dependemos de uma substância química chamada de o2 e uma outra convencionada a sigla h2o para começarmos todo o processo de escolhas que faremos ao minuto seguinte do nosso nascimento.

Alguns agem mais por instinto, outros por intuição, outros pela razão, outros pela fé, outros pela conformismo, outros pelo condicionamento, outros pela paranormalidade, outros de boa vontade, outros de má fé, outros com muitas dessas características misturadas e outros que nem sequer sabem da existência delas. Alguns mais humanos, outros menos, alguns cruéis outros naturalmente bondosos, alguns loucos, insanos, paranóicos, esquizofrênicos, outros totalmente formais, ponderados, alguns pacíficos, outros agressivos e outros equilibrados e outros completamente indiferentes. Somos a mistura de muitas informações em desenvolvimento, de muitas posturas contraditórias, de muitos pensamentos relativos, de muitos traumas e glórias. Todos somos personagens principais de nossas vidas e todos enxergamos somente aquilo que queremos ou podemos ver. Todos somos iguais, mas somos todos diferentes e sei que entendeu o que quis dizer com isso.

Então, deixe de lado a sua pretensão de achar que o mundo deve ser do jeito que você quer. O mundo é um emaranhado de milhares de outros emaranhados de emaranhados de "emaranhamentos" divinos, militares, civis. O Mundo é espiritual e material, metafísico, cósmico, utópico, caótico. O mundo é redondo, quadrado ou pode ser que nem exista. O mundo pode ser o que você quiser !

Tudo isso é real ?
Você tem provas de que o que está vendo de fato existe ?
Já pensou que pode ser uma grande brincadeira ?
Pode ser um sonho, pode ser uma ilusão, pode ser o inferno para alguns, o céu para outros, pode ser um purgatório, mas pode ser que não seja nada disso do que falei.
Pode ser que neste momento isso que estas lendo esteja sendo digitado em sua mente por alguém que está querendo controlar seus pensamentos, pode ser que você seja só um cérebro dentro de um laboratório e que a energia elétrica dos impulsos que você gera, esteja alimentando alguma civilização extraterrestre.
Pode ser qualquer coisa, porque nem você e nem ninguém tem prova de nada !

Sendo assim, faça o que quiser, acredite no que achar correto, viva a sua vida da maneira que for mais interessante e me deixe viver a minha do jeito que eu quiser !

Eu não sou perfeito, não sonho em ser e acho que seria um completo babaca se tivesse a perfeição como objetivo. Sou a mistura de muitos destes elementos deste mesmo texto, como se estivesse saindo de um jogo de palavras cruzadas. Tenho inteligência o suficiente para perceber que não sou nada além de um ser humano buscando a felicidade, ainda que esta possa ser tão efêmera quanto a velocidade de um orgasmo. O que eu quero, o que eu desejo, as minhas vontades, os meus medos, as minhas angústias, os meus sonhos, as minhas alegrias e as minhas frustrações podem ser semelhantes as de muitas outras pessoas, mas nunca serão iguais, porque a forma como vejo o mundo nunca estará no mesmo ângulo que a sua forma de encarar as coisas, nem sequer sabemos se quando olhamos para o céu enxergamos a mesma cor de azul, nem sequer temos certeza de que quando imaginamos uma bicicleta, imaginamos com as mesmas características. Minha personalidade, minha abordagem da vida, minha maneira de lidar com tudo que se passa ao meu redor é só uma opção, a que EU escolhi, existem outras bilhões espalhadas pelo planeta. Escolha a que quiser !

Sou solidário a você pela nossa condição de Humano e no que puder ajudar, estarei ajudando. De resto, faça você a sua parte e seja feliz assim.
(...)
Viva o direito de escolha !
(...)
Seja você mesmo, seja você quem for! " 
Tico Sta Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário