sexta-feira, fevereiro 12, 2010

ProUni encerra período de inscrições com mais de 800 mil cadastrados

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) do Governo Federal bateu o recorde de inscrições para bolsas de estudo do ensino superior. Este ano mais de 822 mil estudantes se candidataram às 165 mil bolsas universitárias que são oferecidas.

Em 2009, o número foi menor, cerca de 600 mil alunos. O balanço das inscrições foi divulgado esta manhã. As bolsas são divididas em duas categorias: integrais e parciais.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para concorrer ao benefício é necessário que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas.

Além disso, quem se candidata às bolsas, deve ter concluído o ensino médio em escola pública, ou, como bolsista integral em instituições privadas de ensino.

O cadastramento no sistema do ProUni será realizado em duas etapas independentes. O candidato que não for selecionado na primeira fase do programa pode efetuar nova inscrição na segunda etapa e concorrer novamente às bolsas de estudo. Em cada fase, o estudante pode escolher até cinco opções de curso e instituição.

A lista com os nomes dos selecionados na primeira etapa será divulgada pela internet no sábado (13). A segunda etapa do programa, ocorre entre os dias 4 e 7 de março, com resultado divulgado no dia 10 do mesmo mês. Para consultar o resultado, o candidato deve informar o número do CPF.

Por dentro do ProUni

O candidato à bolsa se cadastra no site do ProUni e deve obrigatoriamente atender a alguns pré-requisitos. Dentre eles estão:

- Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009;
- Ter conseguido a pontuação mínima estabelecida pelo MEC de 400 pontos;
- Ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Além disso, o estudante também precisa se encaixar em uma destas condições:

- ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
- ser professor da rede pública de ensino básico, em exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa é desconsiderada.

Após as inscrições, uma comissão do Ministério da Educação avalia os formulários e determina quais candidatos terão acesso às bolsas. Vale ressaltar que boas notas no Enem são importantes para a classificação no ProUni e, também, na hora da distribuição das bolsas.

Outras informações você confere no site do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário