sábado, março 30, 2013

Foto

Mandela respira sem dificuldades, diz presidência da África do Sul

Ex-presidente sul-africano foi internado na quarta com infecção pulmonar.
Ele está respondendo bem ao tratamento, informou porta-voz.


O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, segue hospitalizado neste sábado (30) pelo terceiro dia consecutivo devido à recaída de uma infecção pulmonar. De acordo com informações do porta-voz do gabinete da presidência da África do Sul, Mandela respira sem dificuldades e se sente confortável, respondendo bem ao tratamento.
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela em 26 de junho de 2008 em Londres (Foto: AFP) 
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela em 26 de junho de 2008, em Londres (Foto: AFP)
Comunicado transmitido na sexta-feira informava que Mandela, símbolo da luta contra o apartheid, estava bem e que seu estado progredia de forma constante. Na quinta-feira, o porta-voz da presidência afirmou que Mandela reagia bem ao tratamento médico.
Seu neto, Mandla Mandela, e sua ex-mulher Winnie Madikizela-Mandela, também declararam na sexta-feira que Mandela estava bem e realizava exames médicos.
Nelson Mandela já esteve hospitalizado em janeiro de 2011 e em dezembro de 2012 por infecções respiratórias, provavelmente relacionadas com as sequelas de uma tuberculose contraída na ilha prisão de Robben Island, onde passou 18 de seus 27 anos de detenção por lutar contra o regime de segregação racial do apartheid.
Foi libertado em 1990 e quatro anos depois se converteu no primeiro presidente negro da África do Sul.

Polícia do DF prende suspeito de matar professora achada em carro

Segundo agentes, ele apresentou três versões para o crime.
Enterro da vítima ocorre às 11h deste sábado, em Taguatinga.

Professora Cristiane Silva Matos, que foi encontrada morta dentro do carro no estacionamento do Parque da Cidade (Foto: TV Globo/Reprodução) 
Professora que foi achada morta dentro do carro
no estacionamento do Parque da Cidade
(Foto: TV Globo/Reprodução)
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na noite dessa sexta-feira (29) o suspeito de ter estrangulado a professora Cristiane Silva Matos, de 36 anos. O corpo dela foi encontrado dentro do carro no estacionamento do Parque da Cidade na noite de quinta. Segundo agentes, ele confessou o crime.
Ainda segundo a polícia, o suspeito apresentou três versões para o crime. O homem mora e foi detido em Santa Maria, região administrativa do DF. De acordo com agentes, ele não tem passagem pela polícia.
A polícia disse que chegou a ele por meio de impressões digitais deixadas no veículo da vítima.
O enterro da professora está marcado para as 11h deste sábado, em Taguatinga.
Entenda o caso
O marido da vítima registrou o desaparecimento dela após a professora não ter ido buscar os dois filhos na escola, às 17h30 de quinta-feira, como de costume. O carro da professora foi achado no estacionamento 9 com a porta aberta e com estilhaços de vidro ao lado do veículo.
A bolsa e a carteira da professora, com documentos e cartões, não foram levadas. O marido contou à polícia que Cristiane saiu de casa para ir a um shopping comprar ovos de Páscoa. Depois, ela pegaria os filhos, de 2 e 7 anos.

Sábado de Aleluia


O Sábado de Aleluia é o Sábado Santo, o dia depois da morte de Cristo. A referência é sobretudo feita à noite do Sábado Santo, quando, na liturgia, se canta o aleluia pascoal, depois de 40 dias, a quaresma, durante os quais o Aleluia é omitido nas celebrações. É a celebração da Ressurreição de Cristo.
 
O tema da descida de cristo à "mansão dos mortos" é um dos temas da fé cristã. Está presente já numa das primeiras profissões de fé, o Símbolo dos Apóstolos. Também Tomás de Aquino, teólogo medieval, dedicou todo um capítulo de sua Suma Teológica (quaestio 52 della Pars 3) a este argumento. Até mesmo Lutero incluiu essa afirmação nos seus preceitos: Como se deve crer que Cristo morreu e foi sepultado por nós, assim também é necessário crer que ele desceu à mansão dos mortos.
Na Bíblia, o texto mais importante, nesse sentido, encontra-se em 1Pedro 3,18: Também Cristo morreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de vos conduzir a Deus. Morto na carne, foi vivificado no espírito, no qual foi também pregar aos espíritos em prisão, a saber, aos que foram incrédulos outrora...
Esse texto evoca a professia de Jesus, testemunhada por Mateus 12,40: Como Jonas esteve no ventre do monstro marinho três dias e três noites, assim ficará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra.  Também Atos dos Apóstolos 2,24 diz: Mas Deus o ressuscitou, libertando-o das angústias do Hades, pois não era possível que ele fosse retido em seu poder. Também Efésios 4,9: Que significa "subiu", senão que ele também desceu às profundezas da terra? O que desceu é também o que subiu acima de todos os céus, a fim de plenificar todas as coisas.
O sentido básico dessa expressão teológica é professar que Jesus realmente morreu e que venceu a morte e o Demônio, que tem o poder da morte, como escrito em Hebreus 2,14: Ele participou da mesma condição, a fim de destruir pela morte o dominador da morte, isto é, o diabo.
O Sábado Santo, é um dia muito especial dentro da Semana Santa. É o dia em que três elementos marcam a Vigília Pascal: a celebração da palavra, o batismo, a celebração eucarística.
Todos da assembleia como de costume, acendem suas velas no círio pascal, aceso especialmente simbolizando o Senhor Ressuscitado. A Missa da Vigília Pascal é celebrada em todas as paróquias do mundo.