terça-feira, novembro 27, 2012

Medicina em Campina Grande é o mais concorrido do Vestibular UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou nesta segunda-feira (26) a concorrência para o Vestibular 2013 da instituição. O curso de Medicina em Campina Grande teve a maior procura em todas as formas de ingresso, com 270,9 candidatos por vaga na concorrência geral, seguido por Medicina no campus de Cajazeiras, com 141,08, e Enfermagem diurno em Campina Grande, com 79,06 candidatos para cada vaga oferecida livre de cotas.
O processo seletivo oferece 3.115 vagas nos 75 cursos de graduação da UFCG, distribuídos nos sete campi da instituição, nas cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé. Foram homologadas as inscrições de 57.943 candidatos. Destes, 7.768 optaram pelas cotas de renda e/ou raciais.
Nas cotas para renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que se declaram pretos, pardos ou indígenas, a concorrência em Medicina em Campina Grande também foi a maior, com 189,5 candidatos por vaga. Em segundo lugar, novamente o mais disputado foi o curso de Medicina em Cajazeiras, com 159 inscritos por vaga, seguido por Enfermagem diurno em Campina Grande, desejado por 130 candidatos para cada vaga.
Já nas vagas reservadas para renda familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que não se declaram pretos, pardos ou indígenas, a maior disputa será pelo curso de Medicina em Campina Grande, com 301 inscritos por vaga. Psicologia em Campina Grande é o segundo mais concorrido com 199 candidatos por vaga e Odontologia em Patos teve 158 concorrentes por vaga.

Vestibular UFRN - gabarito do 2º dia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS
VESTIBULAR 2013

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português e Literatura) - Ciências Humanas e suas Tecnologias
Questões Alternativas Questões Alternativas
1 C 23 B
2 B 24 C
3 D 25 C
4 B 26 A
5 A 27 B
6 D 28 D
7 A 29 B
8 C 30 A
9 D 31 B
10 A 32 C
11 D 33 A
12 A 34 C
13 B 35 A
14 C 36 B
15 A 37 A
16 B 38 D
17 C 39 C
18 C 40 D
19 B 41 D
20 D 42 C
21 B 43 A
22 D 44 D

Natal, 26 de novembro de 2012.
Magda Maria Pinheiro de Melo
Presidente da COMPERVE

segunda-feira, novembro 26, 2012

UFRN divulga gabarito oficial das provas do 1º dia do Vestibular 2013


5411
O Gabarito das 60 questões aplicadas neste domingo (25), primeiro dia do Vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi divulgado pela Comissão Permanente do Vestibular (Comperve). Nesta segunda-feira (26), os candidatos farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, respondendo às questões de português e literatura; e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com provas de história e geografia; além da redação. Segundo o edital, o período para interposição de recurso contra o Gabarito Oficial Preliminar é de 28 a 29 de novembro.
As provas do vestibular 2013, serão aplicadas até terça dia 27 de novembro. Prova de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias (1 a 48) – Linguagens, códigos e suas tecnologias 49 a 60. CLIQUE AQUI e veja mais detalhes.

Primeiros anos do curso de medicina serão quase todos lecionados em Caicó


Com previsão para o início das aulas da primeira turma em 2014, o Curso de Medicina da UFRN no Seridó vai mesmo integrar as cidades de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Os três primeiros anos do curso serão quase todos ministrados basicamente em Caicó, na estrutura atualmente já ocupada pelo Ceres da UFRN.
Isso não quer dizer que as estruturas de urrais Novos e Santa Cruz não serão utilizadas nesta fase inicial do curso, mas a informação é de que basicamente, os primeiros períodos serão mesmo em Caicó.

Boris Casoy condenado a indenizar gari em R$ 21 mil

5402
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) publicou condenação ao jornalista Boris Casoy e a TV Bandeirantes, que deverão pagar R$ 21 mil de indenização por danos morais ao gari Francisco Gabriel de Lima. A ação considerou improcedente o pedido de apelação da emissora, que defendia não ter responsabilidade pela fala de Boris Caso - na noite de 31 de dezembro de 2009, após a transmissão de uma vinheta em que o gari desejava Feliz Natal, disse, acreditando estar fora do ar: "que merda: dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho". O áudio foi ao ar por conta de uma falha técnica.
No dia seguinte à transmissão do telejornal, Boris Casoy se retratou sobre o comentário, que definiu como "uma frase infeliz" e se desculpou no ar.
"Peço profundas desculpas aos garis e a todos os telespectadores", afirmou à época. Para o TJSP, "ainda que sinceras", as desculpas de Boris Casoy não reparavam o dano causado ao gari. Para o relator do processo, Lima "avisou aos familiares que iria 'aparecer na televisão' naquele dia e, infelizmente, juntamente com sua imagem e mensagem de boas-festas, vieram os comentários" do jornalista.

quarta-feira, novembro 21, 2012

Informação é a base para uma boa redação

Thaís Nicoleti de Camargo*

Especial para a Folha de S. Paulo
Não é novidade que fazer uma boa redação no vestibular pode contribuir muito para que o candidato ingresse na universidade -e, às vezes, até decidir a sua entrada ou não em uma escola.

Muitos estudantes tendem a preocupar-se mais com o conteúdo do que com a forma do texto. E, assim, prever o tema que será abordado pela banca examinadora pode parecer -pelo menos à primeira vista- o mais importante. Mas, para quem cultiva o hábito da leitura e se mantém informado, isso não chega a ser um problema.

Para fazer um bom texto, é preciso mais do que estar informado. Escrever uma dissertação -em geral, essa é a modalidade exigida em todos os concursos- requer do aluno um posicionamento diante do que vê, ouve ou lê. Dada a quantidade de informações disponíveis atualmente, é preciso, mais do que nunca, saber relacionar fatos, associar e hierarquizar idéias, distinguir diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema, diferençar o que é relevante do que é secundário, discernir o que é geral do que é específico, o que é causa do que é conseqüência.

Um texto é fluente quando conduz o leitor por meio de um raciocínio - a esse exercício da razão chamamos argumentação. Para argumentar de maneira eficaz, o redator deve não só lançar mão de exemplos pertinentes mas também prever as possíveis refutações àquilo que diz. Por mais consistente e coerente que seja, toda idéia pode ser contestada. Assim, antecipar-se às possíveis réplicas, mostrando os outros lados da questão, constitui um valioso recurso argumentativo, por meio do qual se envolve o leitor no raciocínio, conduzindo-o à conclusão pretendida.

A todo custo deve ser evitado o simplismo, raciocínio vicioso praticado por quem omite dados importantes de uma questão, tratando-os como se fossem secundários. Defender a implantação da pena de morte com base no argumento de que "quem matou deve morrer" é um exemplo de simplismo. Afirmações que demonstrem radicalismo (político, religioso, moral etc.) podem criar no leitor uma predisposição negativa ante o texto - que, naturalmente, perde em eficácia argumentativa.

A linguagem deve ser simples e objetiva, atendendo ao padrão culto. Convém evitar o artificialismo decorrente do emprego de palavras menos usuais na tentativa de impressionar o examinador. O texto pode resultar pedante e, por conseguinte, insincero. É importante que o leitor perceba um compromisso do autor com as próprias idéias.

Estudar redação por temas já cobrados é bom treino para vestibulando


Estudar as redações que já caíram nos vestibulares é um bom treino para os vestibulandos. Com os temas já cobrados, é possível tomar contato com o formato de proposta de cada banca examinadora.

> Confira provas anteriores das principais instituições do país

Um desafio para quem pretende melhorar a qualidade do texto é escrever a dissertação com base nas propostas pedidas nas últimas avaliações e depois comparar com os textos que tiveram boas notas.

Os vestibulares da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), por exemplo, divulgam os textos bem avaliados em seus processos seletivos.

Consultando as boas redações, o aluno também pode perceber que não existem fórmulas de escrita. Pode, assim, demolir um modelo simplista de texto. Há muitos caminhos e possibilidades de passar a informação que a proposta de redação pede.

Medo do tema

Uma dúvida frequente dos vestibulandos é o tema que vai cair. Mas será que, se você soubesse de antemão o assunto a ser cobrado, seu desempenho seria melhor? Não necessariamente. Normalmente, os vestibulares não escolhem temas que exijam um repertório específico. O que a banca quer analisar é a competência de leitura e de produção de texto. A escolha de um assunto hermético faria com que a avaliação se tornasse difícil demais e, assim, boa parte dos candidatos teria mau desempenho. Não é essa a ideia geral das avaliações de vestibulares.

Se conhecer o tema não é o mais relevante para ter boa nota na redação, então o que é? Os requisitos para quem vai passar por uma prova de dissertação é estar bem informado e ter capacidade crítica para desenvolver de modo adequado qualquer tema.

Os 7 pecados da redação


Saber fórmulas e entender cálculos não ajuda o vestibulando na hora fatídica: a de escrever a redação. Parte obrigatória dos vestibulares das três universidades estaduais paulistas, a redação é um desafio totalmente diferente do restante da prova. Ela é feita para avaliar uma competência que as outras questões não avaliam.


Fuvest, Unicamp e Unesp adotam critérios parecidos para avaliar os textos. As equipes de correção ficam atentas a itens como adequação ao tema proposto e ao gênero do texto, desenvolvimento argumentativo, coesão e expressão. O candidato precisa trazer alguma informação para o texto, mostrar que tem conhecimento e defender aquilo que pensa.

Este ano, um batalhão de 400 pessoas fará a correção da Fuvest. Dessas, 60 vão trabalhar só na redação. Cada texto passa por dois avaliadores, que não conhecem a correção um do outro. Caso as notas tenham discrepância grande, a redação seguirá para um terceiro. Se a última nota não ficar próxima de nenhuma das outras, quem assume a correção é a diretora-executiva da Fuvest, Maria Thereza Fraga Rocco, responsável, há cinco anos, pelos temas da redação no vestibular. E nesses casos, a nota da coordenadora é que vale.

Na Unicamp – único dos três vestibulares em que há a opção de escrever um texto que não seja uma dissertação –, cerca de 20% das redações têm de passar pelo terceiro corretor. Elas podem ter até cinco releituras. Dois por cento redações são anuladas. Na maioria dos casos, por fugir da proposta.

Para não ter a redação desclassificada, o candidato deve ficar atento aos aspectos formais. A análise é técnica. É avaliada na correção a capacidade do candidato de se comunicar por escrito, de forma clara, sem tentar enganar a banca.

Professor da UNESP, Rogério Chociay publicou um livro em que analisa as dissertações de vestibulares antigos da universidade. Ele apresenta, e comenta, bons e péssimos exemplos de textos. “Algumas redações eu chamo de ‘camicase’. São praticamente um voo para a morte, para a anulação. Tem gente que escreve poesia, faz até desenho”, ele diz.

1. Letra
O candidato não precisa ter letra bonita, mas deve garantir que o corretor consiga ler seu texto. Uma letra garranchuda e ilegível revela incapacidade de comunicar uma mensagem.

2. Tamanho
A redação deve ter um tamanho adequado, em geral entre 22 e 30 linhas. Um texto muito curto revela a incapacidade do candidato de desenvolver o tema. Mas ele também não deve ser muito grande. Tamanho excessivo pode revelar dificuldade para concluir ideias. E nada de enganar os corretores com letra grande ou margens falsas, para dar a impressão de um texto mais longo.

3. ‘Lúdicas’
Nenhuma banca de vestibular leva em conta produções que não sejam textos. Mostra de ingenuidade ou ousadia, redações “lúdicas” são anuladas de imediato por fuga do gênero.

4. Fuga do tema
Nunca se deve fugir do tema proposto. O vestibulando deve mostrar que apreendeu a questão em debate.

5. Fuga do gênero
Com exceção da Unicamp, em que a redação também pode ser uma carta ou narração, os grandes vestibulares pedem textos dissertativos. Não escreva textos que fujam ao que foi pedido, nem desenvolva ideias “criativas”, como feito aqui.

6. Sem argumentação
O corretor tem um sério motivo para desconsiderar um texto em que não há argumentação. Na redação você tem que desenvolver um raciocínio, não pode ficar dizendo sempre a mesma coisa.

7. Poesia
Não escreva nada além de prosa. Se você é um excelente poeta, ótimo. Mas não em dia de redação.

A boa

Rogério Chociay destaca em seu livro que boas redações apresentam coerência, uso da norma culta da língua, além de argumentos a favor de uma posição. Não precisa ser original, mas dar uma proposta sustentável.

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo, Suplemento Educação

Dicas de como fazer uma boa redação!

Entenda a importância dos temas e confira algumas redações dos vestibulares de inverno deste ano


A Redação é, na maioria dos casos, o "bicho-papão" dos vestibulares. Praticamente em todas as universidades há um peso maior para a nota da redação em relação a outras matérias. Inclusive, os coordenadores dos principais vestibulares de São Paulo recomendam que o candidato tenha cuidado e muita atenção na hora de fazer a redação.

Muitas vezes, determinados vestibulandos acham que escrever uma boa redação é algo simples e relativamente fácil. Entretanto, montar a redação com um raciocínio contínuo e coeso é uma habilidade que necessita de muito treino. O estudante de cursinho Paulo Augusto Ayroza, 18 anos, afirmou que das provas que ele já prestou, todas deram um peso significativo para a redação e abordaram importantes temas. "Nos grandes vestibulares acho que sempre abordam temas pertinentes nas redações. Temas que cumprem o intuito de avaliar o aluno, se ele está interado sobre as atualidades ou não", comentou.

Um importante fator para se considerar ao treinar para a redação é estudar e compreender os principais acontecimentos da atualidade. Os temas das redações raramente são associados com assuntos de pouca repercussão na sociedade mundial. Por isso, vale lembrar que o candidato deve estar sempre ligado com os eventos sociais mais expressivos. Paulo admite que não estar atento para a atualidade pode prejudicar a compreensão do tema da redação. "A primeira vez que prestei não fui muito bem (na redação) por falta de conhecimento do tema, mas na época a variação linguística era muito questionada na mídia, e bem provável de cair mesmo", concluiu.

Na maior parte dos vestibulares, o candidato deve desenvolver uma redação a partir da coletânea de textos e frases fornecidas na prova. Por meio desses textos, o candidato precisa desenvolver sua própria opinião sobre o tema abordado e provar o porquê defende determinada posição. Para isso, a atualização, a leitura diária e a compreensão dos principais assuntos são essenciais para aumentar seu campo de argumentos.

Como os assuntos são frequentemente veiculados na mídia, não é difícil ter acesso às informações principais. Nos próximos vestibulares, tanto segundo semestre quanto final de ano, existem milhares de possibilidades de temas. Alguns exemplos são:

- Os impactos da Rio+20

- Aborto de anencéfalos

- Código Florestal

Esses são apenas alguns exemplos; o correto é que o vestibulando permaneça sempre atento às atualidades e aos assuntos de interesse não só nacional, como também internacional.

Imagens da entrega de certificados do JOVEM EMPREENDEDOR







segunda-feira, novembro 05, 2012


Enem 2012: Evandro Mesquita acerta questão que cita letra da Blitz


RIO - Diante de uma questão que cita a letra de um artista, nada mais justo do que ouvir a opinião do criador. O GLOBO pediu ao cantor e compositor Evandro Mesquita que respondesse à pergunta da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem 2012 que reproduz parte da música “A dois passos do paraíso”, da banda Blitz. Sem pestanejar, ele acertou (de acordo com os professores da rede Pensi e do sistema de ensino GPI).
— É um orgulho saber que a música foi parar no Enem. Minha mãe era decana da UFRJ, com cadeira no curso de letras, e ia ficar honrada — diz o artista.
No enunciado da questão, uma explanação sobre as características da linguagem radiofônica destacava a característica do diálogo com o ouvinte. Depois, aparecia o trecho final do megahit “A dois passos do paraíso” (“A Rádio Atividade leva até vocês/ Mais um programa da séria série/ ‘Dedique uma canção a quem você ama...’”). Em seguida, a prova pedia ao candidato para classificar a canção de acordo com uma das opções descritas.
Evandro acertou porque escolheu a letra “A” (Estilo simples e marcado pela interlocução com o receptor, típico da comunicação radiofônica) e justificou:
- Para mim, a resposta é esta porque é o cara falando com todo mundo através de um papo direto com uma pessoa. E acho que isso é feito por meio de uma linguagem simples e direta, que estabelece logo uma relação de instante - justificou.
Veja quais eram as outras opções:
B) Lirismo na abordagem do problema, o que o afasta de uma possível situação situação real de comunicação radiofônica
C) Marcação ritmica dos versos, o que evidencia o fato de o texto pertencer a uma modalidade de comunicação diferente da radiofônica
D) Direcionamento do texto a um ouvinte específico, divergindo da finalidade de comunicação do rádio, que é atingir as massas
E) Objetividade na linguagem caracterizada pela ocorrência rara de objetivos, de modo a dminuir as marcas de subjetividade do locutor.

Enem 2012: taxa de abstenção média dos dois dias foi de 27,9%

No Rio, média foi de 25,18%; Mercadante defende punição aos responsáveis por boatos


BRASÍLIA - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve abstenção média de 27,9%, o que significa que 1,6 milhão de inscritos deixaram de comparecer aos locais de prova no sábado ou domingo. Assim, dos 5,7 milhões de inscritos, o contingente que efetivamente fez o exame é de 4,175 milhões. Os dados foram divulgados neste domingo à noite pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Ele destacou que o balanço é preliminar, pois não considera informações de todos os 15 mil locais de aplicação do teste, em 1.615 municípios.
Em relação ao Enem do ano passado, o levantamento parcial indica ter havido ligeiro aumento de abstenção: em 2011, faltaram 26,4% dos participantes, ante 27,9% em 2012. Já no Enem de 2010, a taxa ficou em 27,95%. O balanço preliminar mostra que 25,18% dos inscritos no Rio de Janeiro não compareceram. Os estados com maiores índices de ausência foram Roraima, Bahia e Amazonas. As menores taxas foram registradas em Piauí, Santa Catarina e Alagoas.
- Esses dados são preliminares. Não chegaram todas as informações - disse.
Mercadante anunciou também que 28 participantes foram retirados de sala e eliminados do exame neste domingo por usarem equipamentos eletrônicos para postar imagens dos locais do exame na internet. No sábado, outros 37 já tinham sido excluídos pelo mesmo motivo, totalizando 65 pessoas.
- É quase como se fossem pichadores eletrônicos querendo deixar registrada a sua ousadia - disse o ministro.
Ministro quer mudanças na legislação
Ele defendeu mudanças na legislação para punir com maior rigor quem se utiliza de meios eletrônicos e redes sociais na internet para tumultuar avaliações como o Enem, o que inclui espalhar falsos boatos. No sábado de manhã, a exemplo que já tinha ocorrido há dez dias, circularam mensagens no Twitter com a informação falsa de que o exame deste fim de semana teria sido cancelado.
- Identificamos a origem do boato que deflagra esse processo de instabilidade. Entramos em contato com PF, a Delegacia de Crimes Eletrônicos, a quem compete a investigação. Precisamos aprimorar a legislação penal. Não podemos permitir que alguém faça esse tipo de coisa. De repente, uma irresponsabilidade como essa gera prejuízo muito grande. O ministro disse que os casos foram encaminhados para a Polícia Federal. Segundo ele, o boato do último sábado teve origem em Campinas (SP).
Em relação à segurança do exame, Mercadante afirmou que, até o momento, não há notícia de nenhum contratempo. Ou seja, nada envolvendo vazamento de questões ou erros de impressão, como ocorreu em edições anteriores. O ministro afirmou que houve problemas pontuais, como fortes chuvas que provocaram cortes de energia.
No Acre, sabatistas farão exame novamente em dezembro
Em Rio Branco (AC), os candidatos sabatistas - aqueles que, por motivos religiosos, só fazem a prova à noite -, não puderam realizar o exame já no sábado, devido à falta de eletricidade. Assim, deverão fazer o exame nos próximos dias 4, 5 de dezembro, quando o Ministério da Educação aplicará o teste para presidiários. O mesmo poderá ocorrer com os participantes do Enem no município de Amargosa (BA), também atingida por temporal. No caso da cidade baiana, porém, isso não estava confirmado neste domingo à noite. Segundo Mercadante, cinco municípios do norte da Bahia e um do sul de Sergipe sofreram com fortes chuvas, que teriam até mesmo destelhado uma escola.
Indagado se considerou a aplicação do exame um sucesso, Mercadante respondeu:
- Prefiro ter o pé no chão, tirar os adjetivos e conversar sobre substantivos, dados, fatos e resultados. O planejamento foi bem feito. A taxa de presença, muito elevada. Os incidentes foram todos administrados. Foram muitas e muitas escolas que tiveram chuvas e interrupção de energia.
O ministro falou sobre a candidata Pâmela, de Sidrolândia (MS), que deu à luz um menino no banheiro da escola onde faria o exame. Ele conversou por telefone com a candidata e disse que ela poderá fazer a prova em dezembro, como previsto no edital. Para ele, a candidata e o filho Éverton são o símbolo do exame.
Mercadante destacou a complexidade do exame. Ele contou casos como o de um candidato de Mato Grosso que era alvo de mandado de prisão. Mas a polícia não teve acesso ao local, só depois do exame. Outro participante que foi preso após ter feito a inscrição, conseguiu uma liminar na Justiça e pode fazer a prova, sob escolta policial. Em Planaltina, região administrativa do Distrito Federal, uma candidata deixou a filha de 5 anos do lado de fora do local da prova, enquanto ela fazia o exame. O conselho tutelar foi acionado.
Os gabaritos oficiais serão divulgados até quarta-feira. Os resultados do Enem devem sair em 28 de dezembro. Os profissionais que farão a correção das redações passarão nesta semana por novo treinamento. O ministro elogiou o teor da prova e a forma como as questões foram formuladas. Ele aproveitou para puxar a orelha de quem chegou atrasado e perdeu o exame, lembrando que a recomendação do MEC era para que todos comparecessem com uma hora de antecedência.

MEC promete divulgar o gabarito oficial do Enem 2012 até quarta-feira

Recursos que forem apresentados contra questões poderão ser analisados.
Resultado individual do Enem será disponibilizado em 28 de dezembro.


O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio até quarta-feira (7), de acordo com o Ministério da Educação. As respostas às questões das provas de sábado (3), sobre ciências humanas e ciências da natureza, e de domingo (4), sobre linguagens e matemática, estarão disponíveis nos sites do Inep e do MEC. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais a partir de 28 de dezembro. O Enem 2012 registrou uma abstenção de 27,9% dos candidatos inscritos.
Os candidatos poderão conferir o número de questões que acertaram, mas a pontuação que vão obter vai depender ainda de uma série de fatores, com o padrão de respostas que estabeleceram na prova de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é usada no Enem. A prova de redação vai passar por pelo menos dois corretores. Se houver uma diferença de pontuação superior a 200 pontos, um terceiro corretor vai avaliar a prova.
Questões polêmicasAlgumas questões apresentadas nas provas do Enem foram contestadas por cursinhos pré-vestibulares por problemas no enunciado ou possibilidade de ter duas respostas corretas de acordo com a interpretação do candidato.
O cursinho Objetivo, de São Paulo, diz que a questão de ciências humanas que apresentava um mosaico com elementos da política dos romanos é confusa, dá margem para interpretação a duas respostas, e deveria ser anulada. O cursinho também vê problemas em duas perguntas da prova de ciências da natureza, uma sobre evolução das plantas e outra sobre a massa de legumes. O Etapa também contesta esta questão.
Na prova de matemática, o professor do Objetivo, Carlos Seno, viu problemas na questão sobre quantas viagens um maquinista precisa fazer para ganhar o máximo de dinheiro possível. “Ela pode ser interpretada de duas formas, gerando duas respostas diferentes”, afirma. Já o cursinho Anglo diz que a questão que apresenta uma pirâmide não apresenta uma resposta possível entre as soluções apresentadas.
O Ministério da Educação diz que se houver apresentação de recursos contra alguma questão o caso será analisado.
mosaico enem (Foto: G1)Imagens do Enem 2012 (Foto: G1)
Redação surpreendeuO tema da redação surpreendeu muitos estudantes que fizeram o Enem. O tema proposto foi “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21”. No Twitter, o tema foi motivo de piada entre alguns internautas. “Aprendi no Enem que imigração de haitianos para o Acre é mais importante que a Rio+20”, escreveu um internauta, que esperava algo relacionado à conferência do clima.
Em São Paulo, Douglas Farias, de 21 anos, disse ter gostado do tema. Segundo ele, o próprio enunciado já trazia uma boa quantidade de informações sobre o tema, como a vinda de haitianos para o Acre e a presença de bolivianos no Brasil. Ele afirma que a presença de imigrantes bolivianos e paraguaios, por exemplo, é perceptível para quem vive em São Paulo, onde há forte presença dessas colônias.
"O tema surpreendeu. Mas é algo com que as pessoas têm contato na escola e no dia a dia. Pensei que poderia ter sido pior", afirma. Em seu texto ele argumentou que a presença dos imigrantes é importante para a economia do país e que barreiras devem ser evitadas.
O estudante Edson Farias, de 29 anos, disse que esperava um tema ligado ao meio ambiente. "Estudei bastante sobre desmatamento e não caiu nada disso", diz. Em Belo Horizonte, o auxiliar administrativo Guilherme Gonçalves, de 20 anos, que tenta passar em um curso de Administração, também achou o tema "mais complicado" que em outros anos. Já o taxista Everton Assis, de 26 anos, afirmou: "Eu treinava redação cinco vezes por dia e levava para a professora de português corrigir. Leio jornal todos os dias, acho que fui bem".
Prova de ciências humanas trouxe questão sobre o Capitão América (Foto: Reprodução)Prova de ciências humanas trouxe questão sobre o
Capitão América (Foto: Reprodução)
Capitão América e MutantesA edição 2012 do Enem trouxe ainda muitos elementos comuns à cultura pop, como uma questão sobre a figura do Capitão América no contexto histórico, letra de música da Blitz, Wilson Simonal e Mutantes, além de uma questão de matemática sobre o jogo de paciência, muito praticado por quem passa horas no computador.
Outro fato marcante do Enem foi a eliminação de candidatos que tiraram fotos de dentro das salas de prova para mostrar os cartões de respostas e postaram as imagens na internet. No total, 65 candidatos foram eliminados por esta prática.
Fotos de cartões de respostas do Enem foram postadas nas redes sociais (Foto: Reprodução)Fotos de cartões de respostas do Enem foram
postadas nas redes sociais (Foto: Reprodução)
O ministro da Educação, Aloisio Mercadante chamou de “irresponsável” a atitude de candidatos que tiraram fotos das provas e das salas de aplicação do exame, e postaram na internet. Segundo o Inep, pelo menos 65 pessoas foram desclassificadas depois de publicar fotos em redes sociais entre sábado e domingo.
Para o ministro, esses candidatos agiram como “pichadores eletrônicos, que querem deixar impressa a sua ousadia.” O edital do Enem determinava que aparelhos eletrônicos deveriam ser desligados, e colocados dentro de um porta-objetos distribuído no local, antes do recebimento das provas.
Enem para detentos
Nos dias 4 e 5 de dezembro será aplicado o Enem para detentos e pessoas que cumprem medidas socioeducativas. Quem também poderá fazer a prova do segundo dia do Enem em dezembro é a jovem Pâmela de Oliveira Lescano, de 17 anos, que deu à luz momentos antes de prestar prova neste domingo. O caso aconteceu em uma escola pública de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Pâmela, que mora com a família em um assentamento rural e cursa o 3º ano do Ensino Médio, conta que não sabia que estava grávida, e que não percebeu qualquer mudança em seu corpo.

Veja a íntegra dos programas do G1 sobre o que caiu nas provas do Enem

Professores de São Paulo e do Recife avaliaram as questões das provas.
Internautas puderam enviar perguntas pelo Twitter e Facebook.

O G1 promoveu dois programas ao vivo gravados em São Paulo e no Recife com professores especializados nas disciplinas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para falar do que caiu na edição 2012 realizada neste sábado (3) e domingo (4). Os programas contaram com a participação dos internautas pelo Twitter e Facebook. Veja abaixo:
VEJA A ÍNTEGRA DOS PROGRAMAS DO G1 SOBRE AS PROVAS DO ENEM
CIÊNCIAS HUMANAS
A professora de geografia Vera Lúcia da Costa Antunes, do cursinho Objteivo, de São Paulo, e os professores de história Lula Couto e Manoel Affonso, do Colégio Atual, do Recife, analisaram a prova de ciências humanas do Enem.
Assista ao lado

CIÊNCIAS DA NATUREZA
Confira as opiniões dos professores : Márcia Lopes (Química), de São Paulo, Fernando Beltrão (Biologia) e Beraldo Neto (Física), do Recife, sobre as questões abordadas na prova de sábado.
Assista ao lado


REDAÇÃO
A redação do Enem 2012 abordou o "Movimento imigratório para o Brasil no século 21." Os professores Nelson Dutra, de São Paulo, e Fernanda Bérgamo, do Recife, destacam ao lado o que o Enem espera do candidato com esta temática.
Veja ao lado
LINGUAGENS E CÓDIGOS
Nelson Dutra, de São Paulo, e Flávia Suassun, do Recife, comentam as questões da prova de linguagens, que abordou muita interpretação de texto e trouxe poemas e letras de músicas de artistas nacionais.
Veja ao lado
INGLÊS E ESPANHOL
O candidato podia optar por inglês ou espanhol como língua estrangeira no Enem. Veja o que os professores Marco Antonio (inglês) e Flávia Conceição (espanhol) acharam da prova.
Assista ao lado
MATEMÁTICA
Os professores Carlos Seno, de São Paulo, e Marcello Menezes, do Recife, comentaram as questões da prova de matemática do Enem.
Veja ao lado
 

Candidatos afirmam que tema da redação surpreendeu

Alunos começaram a sair logo após a abertura dos portões, às 14h.
Provas deste domingo tinham questões de matemática, além da redação.

Eduardo Queiroz, estudante fez prova do Enem como treineiro para ano que vem (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Estudante Eduardo Queiroz, de 15 anos, fez prova do Enem como treineiro e afirmou que esperava que tema mais atual para redação como mensalão ou ascensão da classe C (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)
Os primeiros estudantes a terminar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (4), em Campo Grande, puderam sair dos locais de prova às 14h (de MS), horário da abertura dos portões. Diversos candidatos afirmaram que se surpreenderam como o tema da redação, que neste ano foi "Movimento imigratório para o Brasil no século 21".
O estudante Eduardo Queiroz, de 15 anos, fez as provas do Enem como treineiro e afirmou que ficou surpreso com o tema da redação. “Eu esperava um tema mais atual como o mensalão ou a ascensão da classe C no Brasil”, relatou o jovem.
Eduardo fez o Enem em uma universidade particular da capital e foi o primeiro da sala a entregar a prova. “Fiz em  duas horas e vinte e consegui responder a todas as questões. Achei algumas questões de geometria um pouco difíceis, mas acho que fui bem”, analisou o estudante.
A candidata Eloá Karolins, de 19 anos, afirmou que também se surpreendeu com o tema da redação. “Foi um assunto inesperado e, além disso, a proposta de redação foi fora dos parâmetros dos anos anteriores. Achei que o tema seria algo como as catástrofes naturais ou a Copa do Mundo”, afirmou a jovem que fez o Enem pela terceira vez.
débora soares de ávila, 34 anos (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Débora achou as provas cansativas (Foto: Gabriela
Pavão/ G1 MS)
Débora Soares de Ávila, 34 anos, terminou por volta das 15h e sentou na calçada em frente a universidade particular onde fez o exame para aguardar o irmão e a tia, que também fizeram as provas. Ela contou ao G1 que, depois de 11 anos sem estudar, decidiu se inscrever no Enem para tentar uma vaga no curso de Administração.
“Eu ouvia das pessoas que é perda de tempo fazer faculdade na minha idade e me formar aos 50 anos não ia adiantar muita coisa”, lembra. Os três filhos e o marido apoiaram a decisão. “É muito importante e faz toda a diferença esse apoio da minha família”, afirmou.
Sobre a prova deste domingo, Débora comentou que foi cansativa. Ela disse que não encontrou dificuldades nas questões de linguagens e literatura, já que tem mais afinidade com essas disciplinas. Já as questões de matemática, tinham enunciados mais complexos.

'Quero dar um futuro melhor a ele', diz aluna que deu à luz durante Enem

Jovem terá direito a fazer novamente o exame daqui a um mês.
Família diz que não esperava pelo bebê, e deve contar com ajuda de amigos.

'Quero me formar', diz candidata que deu à luz durante Enem (Foto: Leandro Abreu/G1 MS)'Quero me formar', diz candidata que deu à luz
durante Enem (Foto: Leandro Abreu/G1 MS)
“Agora vou ter de me esforçar ao máximo, por causa do meu filho. Tenho que me formar e ter um emprego para dar um futuro melhor para ele”, disse ao G1 MS Pâmela de Oliveira Lescano, de 17 anos, que deu à luz minutos antes do início das provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (4). A jovem, que cursa o 3º ano do ensino médio em uma escola pública rural de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, diz que ficou surpresa pois não sabia que estava grávida.
Pâmela terá uma nova chance para prestar as provas do Enem, entre os dias 4 e 5 de dezembro, conforme anunciado pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Conciliar os papéis de mãe e estudante não serão obstáculo para a jovem alcançar bons resultados no exame, pois ela espera contar com a ajuda da família. "Vou aproveitar esse restante de fim de ano escolar e reforçar os estudos. Minha mãe já falou que vai me ajudar. Ela sabe que sempre lutei para terminar meus estudos”, conta.
Pâmela acredita que se saiu bem no primeiro dia de provas, com conteúdos de ciências humanas e da natureza. Mas a estudante ainda não se decidiu por qual carreira seguir, e está entre veterinária e jornalismo. “Veterinária porque adoro mexer com animais, e no assentamento onde moro não tem veterinário. Jornalismo é porque adoro escrever, ir atrás de histórias. Mas não tenho um preferido, ainda não me decidi”, diz.
A mãe da estudante, Leide Oliveira Lima, também garante que não desconfiava da gestação da filha, mas que o momento é de a família se unir. "Vamos criar o Everton com muito amor e carinho, não tem como não se apaixonar por um bebê desses";
Candidata dá à luz (Foto: Leandro Abreu/G1 MS)Em hospital, mãe fala sobre desempenho no
Enem (Foto: Leandro Abreu/G1 MS)
Por conta da surpresa e de ninguém estar esperando o bebê, a estudante disse que por enquanto vai receber ajuda de alguns amigos e familiares. “A amiga de uma colega minha tem um bebê que já cresceu, e ela deve me dar algumas roupinhas para ajudar. Minha tia, que mora em outra cidade deve trazer algumas fraldas. A gente vai comprando devagar, aos poucos, e se alguém quiser nos ajudar, vamos receber de peito aberto”, disse.
A família, que mora em um assentamento rural em Sidrolândia, pretende permanecer na mesma casa com a chegada do novo integrante, segundo Pâmela. “Vou continuar no assentamento, junto com a minha mãe”, afirmou.
Ministro: 'ela é o símbolo do Enem'
No domingo (4), em entrevista coletiva após o término do segundo dia de exames do Enem, o ministro Aloízio Mercadante relatou o caso da candidata sul-mato-grossense e informou que ela terá direito a fazer novamente o Enem, conforme prevê o edital.
Mercadante também reconheceu que o exemplo da estudante representa o nível de dedicação e empenho dos quatro milhões de candidatos. "Ela é o próprio símbolo desse Enem, e ela mostra também um nível de dedicação e esforço de uma parcela importante desses mais quatro milhões de brasileiros, do que o Enem representa em termos de oportunidade na vida deles".

Estudante é expulsa do Enem por trocar SMS com a mãe em Sorocaba

Mãe decidiu alertar a coordenação do exame.
Troca de mensagens durou mais de uma hora.

Uma estudante foi desclassificada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Sorocaba (SP) por trocar mensagens de celular com a mãe durante a prova.

Nas mensagens, a estudante passa o endereço de internet citado em uma das questões de português, pergunta o que significa mediana, em matemática, e cita trechos do tema da redação. A troca de mensagens durou mais de uma hora.

Sobre a troca de mensagens, a mãe nega que ajudaria na prática a responder as perguntas. “De maneira alguma, até porque, como eu sei que ela é treineira, não ia fazer diferença se eu ajudasse ou não.” Maria Lúcia Diniz Abdalla decidiu ir até o local do exame alertar a direção sobre a irregularidade cometida pela filha. “Em momento algum eu quis prejudicar minha filha ou qualquer pessoa. Mas eu não acho certo isso que aconteceu. Eu não sei quantas pessoas estavam com o celular ligado e mandando mensagens”, comenta a mãe.

A direção foi avisada depois que porteiros ouviram a mãe da candidata contar a história para outra pessoa. A coordenação do exame foi até a sala e eliminou a estudante.

Outra filha de Maria Lúcia que também fazia a prova teve o celular verificado pelos fiscais. Como não havia mensagens, ela continuou fazendo o exame.

A candidata eliminada, que fez o Enem como treineira, não quis gravar entrevista. A mãe dela critica a falha dos fiscais, que permitiram que a menina quebrasse as regras do exame. Ela teme que candidatos que estão disputando uma vaga tenham sido prejudicados por outros estudantes mal intencionados. “Se é uma outra pessoa que dá a resposta, a pessoa vai bem no Enem. E aquela que não tem essa possibilidade de mandar mensagem é desfavorecida. Então eu não acho um meio lícito”, desabafa Maria Lúcia.
Sacos plásticos eram disponibilizados para que os estudantes guardassem os aparelhos eletrônicos e lacrassem antes da prova. Para saber por que neste caso a regra não foi cumprida, a equipe de reportagem da TV Tem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Inep, mas não obteve resposta. A direção do local da prova não quis dar entrevista.

MEC elimina mais 28 candidatos do Enem por postarem fotos da prova

Somando os dois dias, 65 participantes foram flagrados e excluídos.
Atitude desrespeita regras previstas em edital.

Usuário publicou foto do cartão-resposta e do rascunho da redação (Foto: Reprodução)Usuário publicou foto do cartão-resposta e do
rascunho da redação (Foto: Reprodução)
O Ministério da Educação anunciou que 28 candidatos foram eliminados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (4) por postarem fotos dentro da sala de aula. Nos dois dias de exame, 65 candidatos foram excluídos do processo pelo mesmo problema - no sábado (3), outros 37 participantes haviam sido eliminados.

O G1 encontrou pelo menos duas fotos de cartões-resposta, do rascunho --em branco-- da redação, e da sala de provas, publicadas na rede social Instagram, de compartilhamento de fotos.
O edital do Enem afirma, no artigo 12.5, que "o participante deverá guardar, antes do início das provas, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicado, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros objetos, como os relacionados nos itens 12.3.2 [como lápis, canetas de cores que não a preta, calculadoras, relógios, tablets, entre outros] e 12.3.3 [óculos escuros e artigos de chapelaria], sob pena de eliminação do exame". Isso quer dizer que, ao receber o material da prova --incluisive o cartão-resposta--, o smartphone de todos os candidatos já deveria estar desligado e guardado.
Ao tirar a foto e enviá-la a sites públicos da internet, onde o conteúdo é livremente compartilhado, os candidatos que não respeitaram o edital acabaram produzindo provas contra si mesmos. Uma simples busca pela palavra "Enem" em algumas redes sociais foi suficiente para encontrar mais de 20 fotos proibidas pelo MEC na tarde de sábado. Neste domingo, outros candidatos repetiram o erro.
O Ministério afirmou que só irá se pronunciar sobre novos casos de eliminação no fim da tarde deste domingo.
Um usuário do interior de São Paulo, por exemplo, publicou uma foto de seu cartão-resposta e do papel para o rascunho da redação, que só é distribuído no segundo dia de provas.
Candidatos que ficaram sabendo das eliminações ocorridas no sábado foram mais precavidos neste domingo. Muitos deles publicaram fotos do lado de fora da sala de provas ou do prédio em que fariam o exame, para não correrem o risco de serem eliminados ao compartilhar uma foto. A palavra-chave "Enem" no Instagram tem mais de 13 mil registros, a maioria auto-retratos dos candidatos ao sair de casa, ou uma montagem de seu documento, a caneta esferográfica preta e o cartão de confirmação que receberam nas últimas duas semanas pelo correio --esse sim um documento que não faz parte da prova, mas contém informações pessoais dos estudantes, como o número do RG e do CPF, que também acabaram expostos.

Outras eliminações
Um estudante de 16 anos foi eliminado do Enem em Vitória (ES), depois de ter feito a prova do segundo dia quase inteira. Ele afimou que, pouco antes do horário de liberação, o alarme de seu celular tocou e um inspetor recolheu sua prova.
Dois candidatos de Goiânia (GO) foram excluídos da prova neste domingo porque levavam um relógio no pulso. Uma jovem, que foi retirada da prova, saiu chorando do colégio e não quis dar entrevistas. Já o outro adolescente, de 17 anos, disse que não usou relógio na prova de sábado, mas se esqueceu de tirá-lo neste domingo. Ele afirma que sabia da proibição, mas que no segundo dia os fiscais não alertaram os estudantes novamente sobre a regra.
O vigia André Pereira, de 33 anos, foi retirado do seu local de provas, no Rio de Janeiro, antes do início do Enem. No sábado (3), ele conseguira fazer a prova com a cópia da identidade autenticada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mas, desta vez, foi impedido pelo fiscal. O funcionário seguiu o edital, que de fato exige documento original de todos os candidatos.
"Sinto-me lesado e triste. Fiquei uma hora aqui dentro à toa. Agora vou para a delegacia", afirmou André. Segundo ele, o fiscal alegou que o erro foi do colega que aceitou a cópia do documento no dia anterior.

quinta-feira, novembro 01, 2012

Convite




A direção da Escola Estadual Amaro Cavalcanti  convida todos os alunos concluintes do CURSO JOVEM EMPREENDEDOR  para a entrega dos CERTIFICADOS,  que será realizada dia 16 de outubro,  às 19 horas, na sede da referida escola.
Contamos com a sua presença.
Atenciosamente, Francimar Dutra Maia, diretor.

RELAÇÃO DOS ALUNOS QUE CONCLUÍRAM O JOVEM EMPREENDEDOR 2010.

  1. ADRIEL DUTRA DA SILVA
  2. ALANA MÁRCIA DE AZEVEDO GOMES
  3. AMANDA PRISCILA ARAÚJO DA SILVA
  4. ANA CLÁUDIA FERNANDES DE OLIVEIRA
  5. ANA PAULA DA SILVA
  6. ANA SANTANA CARDOSO
  7. ANDREIA VIEIRA DOS SANTOS
  8. ARDENIA MARCIA BEZERRA
  9. ARIANNY LARISSA SOARES OLIVEIRA
  10. ARON SAMADHI DOS SANTOS GONÇALVES
  11. ARTUR GLÊNIO GOMES GONÇALVES
  12. BRENA DA SILVA DANTAS
  13. CANTALÍCIO GARCIA SERAFIM DOS SANTOS
  14. CLARICE DE SENA FERREIRA
  15. CLEDINEIDE MEDEIROS DE ARAÚJO
  16. DANIELA BARROS VALENTIM
  17. DANILO DANTAS DE OLIVEIRA
  18. DOUGLAS JARDESON DA SILVA
  19. ELISAMA GOMES DA SILVA
  20. FABIANO DA SILVA RIBEIRO
  21. FRANCEÍSA DANTAS FERNANDES
  22. FRANCISCA DA COSTA DUTRA
  23. FRANCISCA IRANI OLIVEIRA DE LIMA
  24. FRANCISCO CORNÉLIO DA SILVA
  25. FRANCISCO DAMIÃO MEDEIROS DE ARAÚJO
  26. FRANCISCO MARCELO MENINO BEZERRA
  27. FRANCISCO MOTA DA SILVA
  28. FRANCISCO SOARES DE OLIVEIRA
  29. GABRIELA COSTA SOARES
  30. GEANNILA ANDRIELLY DOS SANTOS REZENDE
  31. GETÚLIO SOARES VIEIRA
  32. GLÍCIA RUTH GARCIA DE ARAÚJO
  33. JADSON BATISTA SOARES
  34. JAIANE PEREIRA MAIA
  35. JAILSON DOS SANTOS
  36. JAMILA DA SILVA BEZERRA
  37. JAQUELINE COSME DIAS
  38. JAQUÍRIA COSME DIAS
  39. JOISMENE GÍULIO REINALDO
  40. JOSÉ ALVES DOS SANTOS
  41. JOSEANE DA SILVA ARAÚJO
  42. JOZIAS JALES DE ANDRADE
  43. JUCIELE BATISTA PEREIRA
  44. JULIANA MARIA SOARES DUTRA
  45. KADIDJA SURAMA SANTOS
  46. KADSON KELLYAN DE LIMA SANTOS
  47. LUANA ARAÚJO DOS SANTOS
  48. LUCAS ARAÚJO DA COSTA
  49. LUZIA NOGUEIRA MARTINS
  50. MAIARA SILVA RODRIGUES
  51. MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS
  52. MARIA DOS AFLITOS DE OLIVEIRA GOMES
  53. MATHEUS ARAÚJO SILVA
  54. MAYANE DA SILVA SANTOS
  55. MONALISA BEZERRA DE PAIVA
  56. PAULA LUDHIANY DUTRA GARCIA
  57. PRISCILA DOS SANTOS SOARES
  58. REGINA GARCIA DE MEDEIROS
  59. RISLANY OLIVEIRA DE ARAÚJO
  60. SABRINA LORRAINY DA COSTA
  61. TÁSILA CILENE DUTRA
  62. THAYRONE ALVES GARCIA
  63. THIAGO GOMES DOS SANTOS
  64. VALDECI PEREIRA DA SILVA FILHO
  65. VALÉRIA GARCIA DANTAS