quinta-feira, setembro 30, 2010

O dedo na ferida

A síntese de 2010: nunca a opinião pública esteve tão distante de seus supostos intérpretes
A poucos dias das eleições, tudo indica que de forma democrática, legítima e soberana o Brasil elegerá a primeira mulher presidente da República. Goste-se ou não de Dilma Rousseff, sua provável vitória no domingo 3 carrega uma mensagem. Os brasileiros, em sua esmagadora maioria, estão felizes com os rumos do País. Sentem-se mais prósperos e com um acréscimo considerável de autoestima. Apesar desse bem-estar, 2010 ficará marcado como o ano em que os anseios, as percepções e os desejos dos brasileiros foram solenemente ignorados por seus supostos intérpretes. Nunca, em toda a história do País, houve um distanciamento tão nítido entre a opinião pública e aqueles que deveriam, simplesmente, decifrá-la.
Engajados que foram durante todo o processo eleitoral, alguns agentes de proa da comunicação hoje enxergam o País como uma pré-ditadura. Uns dizem que o Brasil não tem mais cidadãos, mas apenas consumidores, que trocam direitos fundamentais por um prato de lentilhas. Outros afirmam que a oposição – e isso inclui parte da imprensa – está para Lula assim como os judeus estiveram para os nazistas. E que, portanto, seria hora de se preparar para a grande batalha de resistência democrática, como se a liberdade de expressão, um direito fundamental, corresse perigo. Há até quem já condene o sufrágio universal, argumentando que muitos brasileiros não estão preparados para votar porque desconhecem o significado de conceitos como quebra de sigilo e estado de direito
O problema é que os supostos formadores de opinião se comportaram nos últimos meses com uma ideia fixa: a de que José Serra tinha o direito inalienável de ser presidente – e tudo o mais seria ilegítimo. Esqueceram-se de que a liberdade de imprensa permite que qualquer pessoa escreva, sob as penas da lei, que pacotes de dinheiro são distribuídos nos palácios, mas também assegura aos alvos das denúncias o direito de expressar suas opiniões. E quando alguém acusa A, B ou C de ser parcial, apenas exerce um direito.De concreto, o que o governo Lula fez contra a liberdade de expressão? Fechou emissoras de tevê, como Hugo Chávez? Não. Pediu a prisão de donos de jornais, como Cristina Kirchner? Também não. O único movimento nessa direção ocorreu em 2005, quando a ala stalinista no PT tentou usar a Polícia Federal na Operação Gutenberg para prender alguns jornalistas, porque teve interesses comerciais contrariados. Naquele momento, os fariseus que hoje gritam por liberdade ficaram calados. E a grande frustração dessa turma é apenas uma: por mais que tenham tentado empurrar Lula na direção do chavismo, ele não cruzou a fronteira. O que Dilma, se for inteligente, também não fará. O pior castigo é tratar os irrelevantes como irrelevantes.

Haverá ou não segundo turno no RN?

Dia 03 de outubro vem aí. Quem levará: Rosalba, Iberê ou Carlos Eduardo? A coisa está mais para ser decidida entre os dois primeiros. Mas a pergunta que interessa é: Rosalba se elege governadora já no próximo domingo? Ou teremos um segundo turno?
Opine.

Supremo derruba exigência de dois documentos para votar

Por 8x2, ministros votam por apenas um documento oficial com foto na hora do voto, como a carteira de identidade ou o passaporte

Oito ministros aceitaram Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pelo PT, que pedia fim da exigência anterior para apresentação do título de eleitor e mais um documento oficial nas eleições. Segundo a ministra Ellen Gracie, relatora do caso, agora o eleitor pode levar apenas um documento com foto, como a carteira de identidade, o passaporte, a carteira nacional de habilitação, a carteira de trabalho e a carteira de resevista.
O julgamento começou na quarta-feira (29) e quem iniciou a interpretação foi a relatora Ellen Gracie, que votou pela apresentação de apenas um documento e foi acompanhada, no primeiro dia, pelos ministros Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Carlos Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Cármem Lúcia.
Para Ellen Gracie, o eleitor precisa somente da apresentação de um documento oficial com foto para exercer o direito de voto. “A presença do título, que é praxe, não é tão indispensável como o documento com fotografia. Cada urna conhece seus eleitores. Cada uma tem no máximo 400 eleitores. Se outra pessoa tentar votar ali não será possível. O caderno de voto também contém dados de identificação dos eleitores, com data de nascimento e filiação”.
Com sete votos favoráveis ao fim da exigência, o ministro Gilmar Mendes pediu vista na ação. Com isso, o julgamento foi retomado nesta quinta-feira (30).
Mendes abriu seu pronunciamento queixando-se de interferências de posições eleitoreiras no posicionamento do tribunal. Ele afirmou que "lei pode ser inconveniente, mas não é inconstitucional" e votou pelo indeferimento da medida cautelar apresentada pelo PT, o que mantém exigência de dois documentos. Na sequência, o ministro Celso de Mello acompanhou a relatora do caso, Ellen Gracie, e votou pela apresentação de apenas um documento com foto. Depois, o presidente do STF, Cezar Peluso, concordou com Gilmar Mendes e votou pela exigência de dois documentos.
Peluso disse que deveríamos nos cercar de todas as garantias para "preservar o direito cível mais importante e garantir a legitimidade e autenticidade do processo eleitoral". Ele afirmou que o título de eleitor acaba sendo documento "totalmente dispensável" e ministra Ellen Gracie pediu a palavra e afirmou que título de eleitor serve como comprovante de votação e que funcionários públicos devem apresentar documento para comprovar sua condição de eleitor e concluiu que título não é "inútil, na verdade é indispensável". Ela reafirmou que ausência do título de eleitor "não pode impedir o cidadão de exercer seu direito de votar".

No início da sessão de quarta-feira, os ministros votaram por arquivamento de recurso de ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) e adiaram decisão de Ficha Limpa para depois das eleições.

quarta-feira, setembro 29, 2010

Evolução do eleitorado de Jardim de Piranhas, de 2006 a 2010

Secretaria de Tecnologia da Informação - TRE/RN
EVOLUÇÃO DO ELEITORADO POR ZONA/MUNICÍPIO

 JARDIM DE PIRANHAS
Ano- 2006 = 9.961 eleitores   
                                           
Ano - 2010 = 10.434 eleitores 
                                           
Evolução = 4,75%

Imprima sua cola

http://www.tre-rn.gov.br/documentos/eleicoes/eleicoes_gerais_2010/cola.jpg

Ajuda para quem vai fazer o Enem

Segunda fase dos simulados Enem 2010 já está no ar. Para ter a prova corrigida pela TRI, é preciso fazê-la até o dia 13 de outubro

O Globo  Na reta final de preparação para o Enem, a palavra de ordem é treinar, treinar e treinar. Uma boa oportunidade é testar seus conhecimentos na segunda bateria de provas dos Simulados Megazine. Já estão no ar em oglobo.com.br/educacao/vestibular/simulados as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Na próxima terça-feira, será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Não dê mole. Para que os testes sejam corrigidos pela Teoria da Resposta ao Item (TRI), fórmula usada pelo Inep, o instituto responsável pelo Enem, será preciso fazer os testes até o dia 13 de outubro.
Por conta da TRI, critério de correção implantado na prova do Enem a partir do ano passado, dois candidatos podem ter resultados finais distintos, mesmo tendo atingido o mesmo número de acertos. Isso por conta de um cálculo no qual cada uma das perguntas recebe um peso, de acordo com seu grau de dificuldade.
Vale ressaltar que os candidatos não devem levar em conta tal cálculo no momento do exame, pois não é fácil identificar a categoria correspondente a cada questão. Até professores encontram dificuldades para enquadrá-las, uma vez que elas não vêm de uma banca, mas sim de critério estatístico.
Os candidatos que participarem do simulado irão receber, por e-mail, um relatório com o resultado final e uma comparação do rendimento nos dois simulados. As provas ficam no ar até o fim do ano.
Em cada dia, 30 questões objetivas, elaboradas por professores do Colégio GPI, e que seguem os mesmos critérios do exame nacional, serão aplicadas. Os cadastrados na primeira bateria de simulados não precisam repetir o procedimento, basta usar os mesmos login e senha. A tecnologia é do Colégio 24 Horas.
O professor Manuel Gomes, do GPI, chama a atenção para o controle do tempo durante o simulado e a prova.
- Se demorar mais de três minutos em cada questão, o candidato correrá o risco de chegar ao fim com prazo muito curto e errar perguntas sobre assuntos que domina - ele destaca.
Então, não perca mais tempo: acesse oglobo.com.br/educacao/vestibular/simulados e boa sorte!

terça-feira, setembro 28, 2010

A corrida dos sapinhos

                Era uma vez uma corrida de sapinhos: o objetivo era atingir o     alto  de uma grande torre.
     Havia no local uma multidão assistindo para vibrar e torcer por eles.  Começou a competição... mas a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o alto daquela torre. O que mais se ouvia era:
   - Que pena, esses sapinhos não vão conseguir.... não vão conseguir!
E os sapinhos começaram a desistir. Mas havia um que persistia e continuava a subida em busca do topo. E a multidão continuava gritando:
   - Que pena, esses sapinhos não vão conseguir.... não vão conseguir! 
E os sapinhos estavam mesmo desistindo, um por um, menos aquele que continuava tranqüilo, embora arfante. Ao final da competição, todos haviam desistido, menos ele. A curiosidade tomou conta de todos.... queriam saber o que tinha acontecido. E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova, descobriram que ele era surdo.

      Ou seja.... não permita que as pessoas com o péssimo hábito de serem negativas derrubem as melhores e mais sábias esperanças de seu coração. 
      Lembre-se sempre: há poder em nossas palavras e em tudo o que pensamos.

24 TOQUES PARA SER MAIS FELIZ

01 - Seja ético. A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.
 
02 - Estude sempre e muito. A glória pertence aqueles que têm um trabalho especial para oferecer.
 
03 - Acredite sempre no amor. Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.
 
04 - Seja grato(a) a quem participa de suas conquistas. O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar os outros motivados.
 
05 - Eleve suas expectativas. Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem: "isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.
 
06 - Curta muito a sua companhia. Casamento dá certo para quem não é dependente. Aprenda a viver feliz mesmo sem homem/mulher ao lado. Se não tiver com quem ir ao cinema, vá com a pessoa mais fascinante: VOCÊ!
 
07 - Tenha metas claras. A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas: amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam carreiras ao sucesso, etc. Ter objetivos evita desperdícios de tempo, energia e dinheiro.
 
08 - Cuide bem do seu corpo. Alimentação, sono e exercício são fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para os outros gostarem também.
 
09 - Declare o seu amor. Cada vez mais devemos exercer o nosso direito de buscar o que queremos (sobretudo no amor). Mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.
 
10 - Amplie os seus relacionamentos profissionais. Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos.
 
11 - Seja simples. Retire da sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação desnecessários.
 
12 - Não imite o modelo masculino do sucesso. Os homens fizeram sucesso a custa de solidão e da restrição aos sentimentos. O preço tem sido alto: infartos e suicídios. Sem dúvida, temos mais a aprender com as mulheres do que elas conosco. Preserve a sensibilidade feminina - é mais natural e mais criativa.
 
13 - Tenha um orientador. Viver sem é decidir na neblina, sabendo que o resultado só será conhecido, quando pouco resta a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e mais bem sucedido, para lhe orientar nas decisões, caso precise.
 
14 - Jogue fora o vício da preocupação. Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem ... Defina suas metas, conquiste-as e deixe as neuras para quem gosta delas.
 
15 - O amor é um jogo cooperativo. Se vocês estão juntos é para jogar no mesmo time.
 
16 - Tenha amigos vencedores. Aproxime-se de pessoas com alegria de viver.
 
17 - Diga adeus a quem não o(a) merece. Alimentar relacionamentos, que só trazem sofrimento é masoquismo, é atrapalhar sua vida. Não gaste vela com mau defunto. Se você estiver com um homem/mulher que não esteja compartilhando, empreste, venda, alugue, doe... e deixe o espaço livre para um novo amor.
 
18 - Resolva! A mulher/homem do milênio vai limpar de sua vida as situações e os problemas desnecessários.
 
19 - Aceite o ritmo do amor. Assim como ninguém vai empolgadíssimo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas nuvens é o começo de muita frustração.
 
20 - Celebre as vitórias. Compartilhe o sucesso, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.
 
21 - Perdoe! Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também.
 
22 - Arrisque! O amor não é para covardes. Quem fica a noite em casa sozinho, só terá que decidir que pizza pedir. E o único risco será o de engordar.
 
23 - Tenha uma vida espiritual. Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Reze antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração e meditação são fontes de inspiração.
 
24 - Muita paz, harmonia e amor... sempre!

Postado em 27.09.2010 - às 20:20h
ELEIÇÕES 2010 - A PIADA ESTÁ SÓ COMEÇANDO!
"SOU EU ABESTADO!!!"

Tiririca admitiu para produção do SBT que é analfabeto (Leia).

SE DEPENDER DOS GARÇONS DE PERNAMBUCO, TÁ ELEITO!

Olhando bem, Reginaldo Rossi ta parecendo uma senhora!

A QUEBRADEIRA VAI COMEÇAR

Fundamental Completo. E funk precisa mais que isso?

FRUTAS E ELEIÇÕES: ...É, POIS É!



Se liguem no Grau de Instrução! Aí é demais!! Até Tiririca tá melhor na fita!!

QUANDO O FUTEBOL PERDE A GRAÇA





Pé de anjo? Sei...

CHEGA DE POLÍTICOS SEM GRAÇA! ELEJA UM QUE TE FAÇA RIR DE VERDADE!

Uuuuhhh diaxo!!! Ah, para ôh!!

IRMÃOS KLB NA POLÍTICA? PREFIRO BATORÉ E TIRIRICA!

É só eu que acho que o Kiko ta parecendo um Playmobil?


Olha a foto do caaaara aí...! Parece que ta tendo um orgasmo!



É SÓ DAR UM JEITIM




Desculpem não ter atualizado esses dias, mas também sou filho de Deus, né?
Comemorações dos 6 anos do Coco... Podes crer...




Postado em 24.09.2010 - às 23:20h
TUDO É NATUREZA

quinta-feira, setembro 23, 2010

Emir Sader: O que representa derrotar a direita

Emir Sader: O que representa esta derrota da direita
A direita tinha sido vitoriosa ao longo da história brasileira, desde 1964. Nesse momento interrompeu um governo que democratizava o país do ponto de vista econômico, social e político, incentivava a consciência nacional e a identidade cultural brasileira, para instaurar uma ditadura militar, que promoveu o maior processo de concentração de renda que o Brasil já tinha conhecido.
na Carta Maior, via Vermelho
Esgotada a ditadura, a direita conseguiu limitar os alcances da democratização, que reinstaurou um regime político liberal, mas sem afetar os pilares das relações de poder no Brasil: não foi democratizada a posse da terra, o poder dos bancos, das grandes corporações, da mídia. Esgotado também o impulso democratizador, durante o governo Sarney, foi implementado o modelo neoliberal, primeiro com Collor e depois, diante da queda deste, no governo Itamar, com FHC. Nova e grande vitória da direita, ainda mais que conseguiu que algum proveniente da oposição à ditadura se responsabilizasse por impor esse modelo – que caracteriza a direita no mundo contemporâneo.
O triunfo de Lula, caso este tivesse sido cooptado e mantido o modelo herdado de FHC, teria sido também outra vitória, indireta, com a mão do gato, para a direita. Se a versão da ultra esquerda tivesse sido certa, o Lula teria revigorado o neoliberalismo, dando-lhe umas mãos de cal de políticas assistencialistas e controlando o movimento popular. Teria sido o melhor administrador do neoliberalismo.
Mas a realidade não foi essa. O modelo foi readequado, o Estado retomou sua função de indutor do crescimento econômico, que foi recolocado em pauta, depois de ter sido abolido pelo governo FHC. Instaurou-se ao longo do mandato do Lula um modelo de desenvolvimento socioeconômico, alterando, pela primeira na história brasileira, a desigualdade social – e de forma significativa.
A política externa assumiu a soberania nacional como principio fundamental, deslocou o eixo das alianças do norte para o Sul do mundo, privilegiando em particular os processos de integração regional e contribuindo para a construção de um mundo multipolar.
A direita conseguiu sobreviver com o governo Lula, seus interesses não foram profundamente afetados, mas perderam o manejo direto do Estado, das estatais, a promiscuidade com a presidência e viram, ao contrário dos seus gostos, o Estado utilizar recursos para políticas sociais, desenvolver relações de fraternidade política com países vizinhos, limitar o espaço do mercado, amplamente estendido na década anterior.
A direita econômica prefere o Serra, mas sem o extremismo da direita política. De qualquer forma, ambas serão derrotadas com a vitória da Dilma e de um projeto nacional, de uma sociedade de inclusão, de um governo para todos. Estavam acostumados a se valer do Estado a seu bel prazer para seus próprios interesses.
A direita partidária e midiática – hoje confundida – é a maior derrotada. Perdeu capacidade de influência, sai com os seus partidos e seus órgãos da imprensa reduzidos à sua mínima expressão. Ainda mais que, os órgãos da mídia, depois do ano de Copa do Mundo e de eleições e da nova crise de legitimidade destas eleições, depois da descida para a metade da tiragem em uma década, devem ter outra queda grave, com a conseqüente crise financeira.
Os partidos opositores sofrerão uma grande crise de identidade, devendo se diferenciar entre os negociadores – tipo Aécio – e os extremistas, como o DEM e políticos remanescentes como Tasso Jereissatti, deslocados pela derrota e pelo sucesso do governo Lula.
Sofrem este ano a maior derrota política em décadas, com perspectiva de um lento e prolongado processo de recomposição, que ainda não parece delinear o perfil novo que venham a assumir.

"Lula, O Filho do Brasil" vai representar o Brasil no Oscar 2011



Foto: Divulgação
Cena de "Lula, o Filho do Brasil", de Fábio Barreto
O longa-metragem "Lula - O Filho do Brasil" foi anunciado nesta quinta-feira (23), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, como representante do Brasil na corrida por uma vaga na categoria de filme estrangeiro da próxima edição do Oscar, a maior festa do cinema norte-americano.
O representante brasileiro foi escolhido por uma comissão formada por nove especialistas, indicados pelo Ministério da Cultura e pela Academia Brasileira de Cinema. No total, 23 filmes se inscreveram em busca da vaga.
"Lula - O Filho do Brasil" foi dirigido por Fábio Barreto, que já concorreu ao Oscar de filme estrangeiro em 1996 com "O Quatrilho". Lançado em janeiro deste ano, conta a história do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
Barreto sofreu um grave acidente automobilístico no final do ano passado, pouco antes do lançamento do filme. Ele dirigia, quando capotou várias vezes, na saída do Túnel Velho, em Botafogo. O carro despencou de uma altura de quatro metros e o diretor sofreu traumatismo craniano. Ele recebeu alta em maio deste ano para continuar o tratamento em casa, mas continua em coma.
O presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Farias, já havia afirmado que o critério para eleger o brasileiro no Oscar não seria qualidade ou bilheteria, mas sim a "cara" de Oscar.

"Qualquer filme que fosse mandado para lá teria qualidades para concorrer. Outra coisa é analisar quais são os filmes brasileiros escolhidos nos outros anos, com que frequência determinados filmes são vencedores, qual é o tema, qual deles teria mais condições do que o eleito no ano anterior. São muitas variáveis", explicou. A comissão foi composta por Cássio Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Cakoff, Tata Amaral, Mariza Leão e o próprio Roberto Farias. Segundo Farias, "Lula - o Filho do Brasil" foi escolhido por unanimidade pela Comissão. Ele afirmou que o filme "parece ser o mais indicado por mostrar a história de centenas de milhares de brasileiros, não apenas do presidente". "Outro critério é que Lula é uma personalidade não apenas no Brasil, mas também lá fora", completou. Marisa Leão, membro da comissão, negou que a escolha de "Lula - O Filho do Brasil" seja política. "Nosso partido é o cinema brasileiro", declarou.
Foto: Divulgação
O diretor Fábio Barreto, que continua em coma, e Rui Ricardo Diaz no set de filmagem
O filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2011 vai disputar
com outros de mais de 95 países a chance de estar entre os cinco
finalistas na categoria de melhor filme em língua estrangeira. A lista
dos indicados será divulgada no dia 25 de janeiro. A cerimônia de
premiação, por sua vez, acontece em 27 de fevereiro, no Kodak Theatre,
em Los Angeles.
Em toda a história, apenas quatro filmes foram indicados ao Oscar de
filme estrangeiro, e nenhum deles venceu: "O Pagador de Promessas"
(1963), "O Quatrilho" (1996), "O Que É Isso, Companheiro?" (1998) e
"Central do Brasil" (1999).
"Cidade de Deus" não conseguiu uma vaga entre os indicados a filme
estrangeiro em 2003, mas no ano seguinte concorreu a quatro estatuetas:
direção, roteiro adaptado, fotografia e montagem.
Nos últimos anos, os escolhidos pelo Brasil para disputar uma
indicação foram "Salve Geral" (2010), "Última Parada 174" (2009), "O
Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" (2008), "Cinema, Aspirinas e
Urubus" (2007) e "2 Filhos de Francisco" (2006).
Em eleição realizada pelo Ministério da Cultura, o favorito do público foi "Nosso Lar". A produção teve 70% dos votos, seguida de "Chico Xavier" (12%), "Os Famosos e os Duendes da Morte" (8%), "O Grão" (2%) e "Antes que o Mundo Acabe" (2%).

domingo, setembro 19, 2010

Festa de Nossa Senhora dos Aflitos


Procissão de encerramento será realizada hoje, fechando a parte religiosa da festa de nossa padroeira. Deixando de lado a parte social - que também teve grande participação -, a igreja esteve sempre lotada nas missas e novenas. Os fiéis estavam presentes a todas as celebrações. Foi bonito de se ver a nossa matriz sempre lotada.

quarta-feira, setembro 15, 2010

Este ou esse?

Por Thaís Nicoleti

“O pedido segue agora para uma comissão especial que será formada na casa legislativa. A comissão terá cinco deputados (com composição proporcional aos partidos da Assembleia) para começar a apuração. Esta comissão estudará as denúncias, ouvirá testemunhas e, no final do processo, apresentará em plenário um relatório para ser votado. Este relatório pode indicar o arquivamento do processo ou a sua continuidade.”

O emprego dos pronomes demonstrativos “este”, “esse” e variações frequentemente é objeto de dúvida. São várias as situações de uso desses pronomes e, por óbvio, aqui não se pretende esgotar o assunto. Chamamos a atenção, porém, para um caso, ilustrado pelo trecho em epígrafe.

Uma das funções do pronome demonstrativo é apontar para elementos intradiscursivos, termos ou ideias que já foram mencionados ou que ainda o serão. Grosso modo, é a posição desses elementos que determina o uso de “este” ou “esse”, “esta” ou “essa”, “isto” ou “isso”.

No fragmento acima, o redator menciona uma comissão e, em seguida, retoma-a. Dado que a comissão já tinha sido mencionada, o pronome adequado seria “essa” (“essa comissão”, já mencionada). O mesmo ocorre com o termo relatório, em seguida retomado (“esse relatório” seria a construção adequada).

Note-se ainda que, geralmente, o pronome demonstrativo em função adjetiva (que acompanha o substantivo) é uma das formas com “ss”. O fragmento acima chega a ser um modelo didático, já que retoma os mesmos termos já citados. Poderia ocorrer a retomada da ideia com outro termo, o que também levaria ao uso das formas com “ss”. Seria esse o caso de uma construção como a seguinte: “Falavam alto, xingavam os outros e debochavam de quem os repreendia. Não é preciso dizer que esse comportamento era totalmente inadequado”.

As formas com “st” apontam para o que será dito adiante. Por exemplo: “O problema é este: faltam verbas”. Há naturalmente diversos outros casos de emprego dos demonstrativos.

Abaixo, o trecho com as correções:

O pedido segue agora para uma comissão especial que será formada na casa legislativa. A comissão terá cinco deputados (com composição proporcional aos partidos da Assembleia) para começar a apuração. Essa comissão estudará as denúncias, ouvirá testemunhas e, no final do processo, apresentará em plenário um relatório para ser votado. Esse relatório pode indicar o arquivamento do processo ou a sua continuidade.

Mesmo antes de lançamento, livro infantil de Obama já é sucesso

Obra sobre 13 americanos influentes, com lançamento previsto para novembro, está na lista dos 25 mais vendidos da Amazon.com

O presidente dos EUA, Barack Obama, ainda é um sucesso com os compradores de livros dos EUA. O tributo do líder a 13 americanos influentes, intitulado "Of Thee I Sing: A Letter to My Daughters", estava na lista dos 25 mais vendidos da Amazon.com e da Barnes & Noble na manhã desta quarta-feira, menos de dois dias após o anúncio de que o livro infantil será lançado daqui a dois meses.

A obra ilustrada foi escrito por Obama antes de sua posse, em janeiro de 2009, e será lançado em 16 de novembro, duas semanas após as eleições legislativas dos EUA. As ilustrações são da autora premiada Loren Long.

Os dois trabalhos anteriores de Obama, o livro de memórias "A Origem dos Meus Sonhos" e a obra política "A Audácia da Esperança", venderam milhões de exemplares.

Segundo a Random House, o autor dos dois best-sellers foi inspirado a escrever o livro por sua experiência como pai de duas filhas, Malia, 12 anos, e Sasha, 9.

O livro infantil vai tratar de "americanos que inovaram e dos ideais que moldaram" os Estados Unidos, incluindo o ex-presidente George Washington, o primeiro jogador negro da Primeira Liga de Beisebol, Jackie Robinson, e a artista Georgia O'Keeffe, disse a editora, sem revelar quem são os outros dez citados no livro.

A obra faz parte de um acordo de US$ 1,9 milhão de dólares que Obama fechou com a Random House em 2004 para publicar três livros.

A primeira tiragem será de 500 mil exemplares. A receita obtida com o livro será doada a um fundo que proporciona bolsas de estudo para soldados americanos incapacitados.

terça-feira, setembro 14, 2010

Fotos do desfile cívico da Amaro Cavalcanti










Pelo 2º ano, Brasil lidera ranking de combate à fome

Relatório "Who's Really Fighting Hunger?" é elaborado pela ONG ActionAid

O Brasil lidera, pelo segundo ano consecutivo, um ranking da ONG ActionAid que mede o progresso de países em desenvolvimento na luta contra a pobreza. O novo ranking foi divulgado nesta terça-feira no relatório "Who's Really Fighting Hunger?" (Quem realmente está combatendo a pobreza?), em que a ONG analisa os esforços em 28 países para combater o problema.

A ONG considerou o desempenho dos países em categorias como presença de fome, apoio à agricultura em pequenas propriedades e proteção social. O Brasil é seguido por China e Vietnã.Em último na lista está a República Democrática do Congo.

Pequenas propriedades

Como em 2009, a ActionAid elogia as políticas sociais adotadas pelo governo federal para reduzir a fome no país, destacando os efeitos benéficos de programas como o Bolsa Família e o Fome Zero. Entretanto, o relatório destaca o pequeno avanço do Brasil, em relação aos demais países emergentes estudados, na adoção de políticas de incentivo à agricultura em pequenas propriedades.

Aurélio incorpora palavras em inglês e expressões da internet

Nova edição do dicionário tem verbetes como bandeide, bullying, fotolog, pop-up, ricardão, saidinha de banco, test drive e tuitar

No ano do centenário de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, crítico, tradutor e lexicógrafo brasileiro, a editora Positivo lança a 5ª edição do Dicionário Aurélio, revista e ampliada. A nova versão tem 2.272 página e é 6% maior do que a anterior. O dicionário traz uma relação com as 3 mil palavras mais utilizadas na escrita contemporânea, escolhidas de um acervo com mais de 5 milhões de ócorrências. Há palavras e expressões usadas na internet e de outras línguas, como bullying, ecobag, fotolog, nerd, petit gâteau, pop-up, sex shop, test drive e tuitar.

A elaboração da nova edição levou seis anos e teve a coordenação de Marina Baird Ferreira – viúva de Aurélio – e de Margarida dos Anjos – assistente do autor por mais de quatro décadas –, além de uma equipe de lexicógrafos. O objetivo da nova versão é abrigar as palavras, significados e expressões que refletem a nossa época e eliminar dúvidas quanto à definição, uso e grafia.

O uso das abonações (frases que servem para demonstrar a exatidão do significado de uma palavra ou locução) também foi ampliado. O novo dicionário traz, além das citações utilizadas em edições anteriores, trechos de novas obras da literatura nacional e internacional, que demonstram como as palavras são utilizadas no discurso real de uma língua viva, orgânica e contemporânea.

As palavras que passaram a fazer parte do Aurélio têm origens em diversas áreas, como informática, biologia, botânica e genética. Confira algumas delas: agrobusiness, allnews, bandeide, barwoman, biojoia, blogar, blue tooth, blu-ray disc, blu-ray player, bollywoodiano, botox, bullying, chef, chocólatra, chororô, ciabatta, combo, cookie, data-show, donut, doula, e-book, ecobag, ecojoia, ecotáxi, ecoturismo, empreendedorismo, Enem, flex, fotolog, glamorizar, hora-aula, hotspot, mix, mochileiro, nerd, odontogeriatria, pet shop, petit gâteau, pop-up, pré-sal, ricardão, saidinha de banco, SAMU, sex shop, tablet, test drive, tuitar

sábado, setembro 11, 2010

O QUE PODE CAIR NO ENEM

A prova de atualidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobra a compreensão e a interpretação dos principais fatos que aconteceram no Brasil e no mundo no primeiro semestre do ano. No teste que será aplicado no dia 6 de novembro, os estudantes podem encontrar questões relacionadas ao maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos, à polêmica sobre programa nuclear iraniano e à primeira Copa do Mundo de futebol realizada em um país africano.

Com questões relativamente simples, que exigem conceitos básicos para verificar o conhecimento dos estudantes sobre os assuntos, o exame cobra a compreensão de causas e consequências. “A polêmica nuclear iraniana deve aparecer questionando os conflitos que a envolvem, o posicionamento diplomático do Brasil – que tentou fazer um acordo com o Irã –, dos EUA, a postura do ONU (Organização das Nações Unidas), o significado do TNP (Tratado de não Proliferação Nuclear)”, afirma Alex José Derrone, professor de atualidades e geografia geral do cursinho pré-vestibular CPV, de São Paulo.

Os terremotos que atingiram o Haiti, em janeiro, e o Chile, em fevereiro, também podem ser temas do Enem, na avaliação de Derrone. “O aluno pode ter que responder uma questão sobre as causas do terremoto, sobre a dinâmica das placas tectônicas. No Haiti há a parte política e a questão de que o desastre só veio a acentuar uma crise humanitária que já existia”, destaca.

Derrone lembra que as atualidades são um complemento à prova de geografia (dentro da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias) e aparecem mescladas a conceitos de diferentes matérias. O vazamento de petróleo no Golfo do México deve cair relacionado a questões ambientais, geográficas e até químicas.

A importância da Copa do Mundo da África do Sul e as discrepâncias sociais e econômicas do país também podem aparecer nas questões. Entre os temas brasileiros, Derrone destaca a polêmica sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, a disputa entre os Estados pelos royalties do pré-sal, o desmatamento da Amazônia e as catástrofes ambientais em Angra dos Reis, Paraty, Alagoas e Pernambuco – que envolvem mudanças climáticas e também a ocupação humana desordenada, sem planejamento ambiental.

Notícias

Para se preparar para a prova de atualidades, os estudantes devem acompanhar os jornais, revistas e sites noticiosos desde o começo do ano. O coordenador geral de vestibular do grupo Anglo de ensino, Alberto Francisco do Nascimento, lembra que é preciso ir além da simples leitura: “É preciso ler de maneira crítica, analisando os conflitos que estão ocorrendo e relacionando os conceitos. O Enem não cobra questões quantitativas, nem memorização de datas, nomes e locais. O aluno precisa situar e interpretar”.

Nascimento enfatiza a importância da leitura diária e sistemática de jornais e revistas. “O estudante precisa estar atualizado, não pode estar alheio. É inconcebível que um estudante do 3º ano do ensino médio não saiba o que é o pré-sal, por exemplo.”


Veja o levantamento de temas que podem cair no Enem:

- Aquecimento global
- Atentados terroristas na Rússia
- Chuvas no Nordeste
- Copa do Mundo na África do Sul
- Desmatamento na Amazônia e no Brasil em geral
- El Niño
- Enriquecimento de urânio no Irã
- Fusões de empresas
- Pré-sal e distribuição dos royalties
- Presos políticos de Cuba libertados
- Questão palestina (assentamentos israelenses e tentativas de acordos de paz)
- Terremotos no Chile e no Haiti
- Usina de Belo Monte
- Vazamento de petróleo no Golfo do México

sexta-feira, setembro 10, 2010

Suspeito nega participação em quebra de sigilo

Um dos suspeitos de envolvimento no caso da quebra de sigilo fiscal da filha do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, foi ouvido hoje pela Polícia Civil de São Paulo. Ademir Estevam Cabral, espécie de despachante e "office boy de luxo" que trabalha para vários advogados em São Paulo, é apontado pelo contador Antonio Carlos Atella Ferreira como a pessoa que teria entregue a ele a procuração com a assinatura falsa de Verônica Serra. Ele depôs como testemunha na segunda seccional de Polícia Civil de Santo André, na Grande São Paulo, no inquérito que investiga a falsificação da assinatura e do reconhecimento de firma de Verônica Serra. Ele negou envolvimento no caso e disse desconhecer Verônica Serra.

"Pessoa de boa fé"

Aos jornalistas, o delegado Pescarmona descreveu o office boy como uma pessoa humilde. “Ele me pareceu uma pessoa de boa fé”, afirmou. Ademir tinha passagem anterior na polícia, mas em razão de um acidente de trânsito. De acordo com informações do delegado, Ademir afirmou ser filiado ao Partido Verde (PV) e apoiou a campanha de uma candidata do PSDB à Prefeitura de Francisco Morato, em 2008. Segundo Ademir, esse é o único vínculo político que possui.

(Resumido do IG)

quinta-feira, setembro 09, 2010

Imprensa abre jogo e rasga a fantasia

Vejam as manchetes desta quinta-feira, 9 de setembro de 2010, nos três principais jornais do país.

Folha de S. Paulo:

“Escândalo da Receita – Investigada consultou dados do genro de Serra”.

O Estado de S. Paulo:

“Genro de Serra teve sigilo fiscal violado”.

O Globo:

“Serra reage e diz que Lula serve à estratégia `caixa-preta´do PT”.

Parece uma gincana, não há outro assunto no mundo. É como se todos os jornais tivessem o mesmo pauteiro e o mesmo editor. Embora se refira a casos de violação fiscal ocorridos no ano passado, a notícia é requentada dia a dia com algum ”fato novo” que justifique a manutenção da rubrica “escândalo da receita”.

Até algumas semanas atrás, antes da disparada da candidata Dilma Roussef em todas as pesquisas, abrindo larga vantagem sobre José Serra, que chega a 33 pontos no último tracking do Vox Populi/Band/iG, a nossa velha mídia ainda procurava, de alguma forma, manter as aparências de neutralidade com aquela história de jornalismo “isento”, “apartidário”, “independente”.

Agora, que parece não ter mais jeito de virar o placar nas pesquisas com bom-mocismo, resolveram abrir o jogo e rasgar a fantasia, sem nenhum pudor. Das manchetes ao noticiário, passando pelos editoriais e colunas, a ordem é desconstruir a pessoa e a candidatura de Dilma, e bater sem piedade no governo Lula.

Aonde querem chegar? Quem eles ainda pensam que enganam? A julgar pela maioria dos comentários publicados neste Balaio, leitores e telespectadores já estão vacinados, sabem quem é quem e o que está em jogo.

Como os números das pesquisas não reagem às doses cavalares de fatos negativos, apesar de o país da mídia viver uma interminável crise do fim do mundo, só posso acreditar que se trata de uma estratégia Jim Jones. Bater em Dilma e no PT, tudo bem, estão todos de acordo. Só não descobriram ainda como alavancar a campanha da oposição. Promovem debates e sabatinas quase todo dia para dar uma fôrça, mas até agora não teve jeito.

Um forasteiro que tenha chegado ao Brasil esta semana, e procurasse saber pelos jornais e no Jornal Nacional da TV Globo o que está acontecendo por aqui, a 24 dias da eleição presidencial, poderia imaginar que desembarcou no país errado, em algum lugar estranho e perigoso, na região mais pobre e menos democrática do continente africano.

Sob o título “O país de Lula: esgoto em baixa, consumo em alta”, o jornal O Globo, que se supera a cada dia, pinça números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2009), divulgada esta semana pelo IBGE, para concluir na chamada de capa: “O desemprego subiu na crise, mas o brasileiro comprou mais DVDs e máquinas de lavar”.

Sem explicar como um país de desempregados investe em eletrodomésticos, o jornal esqueceu de dizer que os empregos perdidos na crise do ano passado já foram recuperados, com folga, em 2010 _ o que explica a teimosia das pesquisas em manter os índices de aprovação do governo Lula em torno de 80%.

Para publicar o título “O presidente Lula passou dos limites”, com direito a chamada na capa, o venerando Estadão, por sua vez, redescobriu o cientista político José Álvaro Moisés, tão conhecido que se viu obrigado a publicar uma nota “Quem é” para o leitor saber de quem se trata. Entre seus títulos acadêmicos e experiências em “teoria democrática e comportamento político”, porém, o jornal só omitiu o fato de que o professor e cientista Moisés foi sub-ministro da Cultura no governo Fernando Henrique Cardoso.

Já a Folha, que resolveu publicar um caderno especial de eleições a partir desta semana, entre tentativas de fazer humor político misturado com jornalismo sério, tem se dedicado a investigar o passado da ex-ministra Dilma Rousseff, desde os seus antepassados búlgaros, que ela nem conheceu. Até agora, estranhamente, não se interessou em fazer matérias sobre o passado dos outros candidatos, como se todo mundo tivesse a obrigação de já conhecer as histórias deles.

Critérios são critérios, eles dirão, ninguém tem nada com isso. A liberdade de imprensa deles, aquela que defendem com tanto fervor, está acima de tudo _ dos fatos, das leis, da isonomia e do direito da sociedade de ser informada com um mínimo de honestidade sobre o que está acontecendo.

(Balaio do Kotscho)

terça-feira, setembro 07, 2010


Dia 09/09 (QUINTA) - Banda Pegada de Luxo
Dia 10/09 (SEXTA) - Paulo Cassiano e Banda Eclipse
Dia 11/09 (SABADO) - Banda Boca a Boca (A3 ENTRETENIMENTO), Canindé Moreno e Banda Som Real,
Dia 12/09 (DOMINGO) - Feirinha: 16hs - Marquinhos Carrera e Sakulejo - 21hs: Mauricinhos do Forró e Baby Mel
Dia 13/09 (SEGUNDA) - SOM ELETRÔNICO
Dia 14/09 (TERÇA) - Dia: Almoço dos Idosos (Banda local) Noite: Bingo (Ah Muleque e Paulada Quente)
Dia 15/09 (QUARTA) - Show religioso com Pe. Hélliton Marconi | Em seguida SHOW com Max e Banda Strelar
Dia 16/09 (QUINTA) - Jantar no Ginásio Poliesportivo Ernesto Pereira da Costa - Bené e Banda. Palco Principal: Banda Flor da Pele (Patrocínio Patos Importados - Org. João Maria) e Paulo Cassiano e Banda Eclipse
Dia 17/09 (SEXTA) - Collo de Menina, Ferro na Boneca e Pegada de Luxo
Dia 18/09 (SÁBADO) - Alcimar Monteiro, Feras e Canindé Moreno e Banda Som Real
Dia 19/09 (DOMINGO) - Aleijadinho de Pombal

domingo, setembro 05, 2010

Um advogado dirigia distraído quando, num sinal de PARE, passou sem parar, mesmo em frente a uma viatura da polícia.

Ao ser mandado parar, toma uma atitude de espertalhão.

Policial: - Boa tarde. Documento do carro e habilitação.
Advogado: - Mas por que, policial?
Policial: - Não parou no sinal de PARE ali atrás.
Advogado: - Eu diminuí? E como não vinha ninguém... rs
Policial: - Exato... Documentos do carro e habilitação.
Advogado: - Você sabe qual é a diferença jurídica entre diminuir e parar?
Policial: - A diferença é que a lei diz que num sinal de PARE, deve-se parar completamente. Documento e habilitação.
Advogado: - Ou não policial, eu sou Advogado e sei de suas limitações na interpretação de texto de lei, proponho-lhe o seguinte: Se você conseguir me explicar a diferença legal entre diminuir e parar eu lhe dou os documentos e você pode me multar. Senão, vou embora sem multa.
Policial: - Positivo, aceito. Pode fazer o favor de sair do veículo Sr. Advogado?
O Advogado desce e então os policiais baixam o cacete, porrada pra tudo quanto é lado, tapa, botinada, cassetete, cotovelada etc. O Advogado grita por socorro, e implora para pararem pelo amor de DEUS.
E o Policial pergunta:
- Quer que a gente PARE ou DIMINUA?
Advogado: - PARE!... PARE!... PARE!...
Policial: - Positivo... Documento e habilitação.

DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS

Futebol-Parcial


sexta-feira, setembro 03, 2010

Segunda, dia 6, será ponto facultativo

O governo do Estado decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas estaduais nesta segunda-feira (6) em virtude do feriado do dia 7 de setembro, que este ano cai numa terça-feira.

O decreto governamental será publicado na edição do Diário Oficial deste sábado (4). A medida vale para todos os órgãos da administração direta, indireta, autarquias e fundações.

MÓRBIDA SEMELHANÇA

Fielzao-Carandiru

PROGRAMAÇÃO SOCIAL - FESTA DA PADROEIRA 2010

Dia 12 de setembro – domingo (feirinha) – Marquinhos Carrera e Sakulejo, Mauricinhos do Forró e Baby Mel
Dia 15 de setembro – quarta – Show religioso com Pe. Helíton Marconi, logo após terá Max e Banda Estrelar
Dia 16 de setembro – quinta – Flor da Pele, Paulo Cassiano e Banda Eclipse
Dia 17 de setembro – sexta – Collo de Menina, Ferro na Boneca e Pegada de Luxo
Dia 18 de setembro – sábado – Alcimar Monteiro, Canindé Moreno e Banda Som Real
Dia 19 de setembro – domingo – Aleijadindo de Pombal


quarta-feira, setembro 01, 2010

Contagem regressiva: tá bem pertinho de você levantar a bunda dessa cadeira, viu?



Origem do Ok

Durante a Guerra de Secessão (que eu achava que era um erro de revisão), quando as tropas voltavam para o quartel sem nenhuma baixa, escrevia-se numa placa "0 Killed" (zero mortos). Daí surgiu a expressão O.K., para indicar que tudo estava bem.

Etimologia interessante, mas, como tantas, anedótica. Há uma atribuída ao General Grant – responsável pela vitória de Lincoln na Guerra de Secessão, de quem outros generais foram reclamar ao Presidente, pois estava sempre bêbado. Lincoln teria respondido: "Se é assim vou mandar distribuir tonéis de bebidas para todos os outros generais e ver se alcançam os mesmos resultados que ele".

Grant, depois Presidente, segundo a lenda subletrado, pensava que all correct se escrevia Oll Korrect e, portanto, dava aos documentos o seu aval com um OK. Anedota.
O OK já existia. Como já havia, também, uma forma matuta de pronúncia: oll ou orl, korrect. É possível que Grant soubesse disso e estivesse gozando a cara dos seus assessores, a exemplo do Dr. Roberto Marinho, que gostava de bancar de distraído ou até gagá, pra confundir a suficiência, até insolência irônica, dos auxiliares mais jovens (no fim, quem não era?).

Woodrow Wilson usava Okeh em seu papéis: "Okeh. W.W.". Indagado por que não usava Ôkei, Wilson – professor universitário – respondia: "Porque está errado. Procure no dicionário". Procuravam e achavam: "Okeh. Palavra do Choctaw* significando "É isso"."

Mas deixo a última palavra com Eric Partridge (neozelandês morto em 1979, o maior etimologista que conheço – que passou os 86 anos de sua vida mergulhado no mistério e na mágica das palavras. Tem pelo menos uma obra-prima, ORIGINS, e um livro, pra nós, curioso: From Sanscrit to Brazil).

"OK. Sua origem não é, como já se acreditou, a palavra Okeh, variação de hoke, do Choctaw*, significando "Sim, é", mas, mais provavelmente, deriva-se das bandeiras do OK. Clube, da campanha presidencial de 1840, apoiando Martin van Buren (presidente dos U.S. 1837-41), apelidado Old Kinderhook, por ter nascido na cidade desse nome".

Poucos acrogramas (epa!) tiveram mais sucesso do que OK. Depois da campanha de 1840 ele rapidamente perdeu o sentido inicial e passou a ser usado como verbo, advérbio, substantivo e interjeição. Na Inglaterra o OK americano pegou logo, pois, por coincidência, vendia-se um molho muito popular chamado Mason, O. K.

Hoje o OK tem circulação universal e penetrou até na linguagem mais formal. No mundo ocidental sua popularidade só é ameaçada pelo Ciao, italiano.

Ciao, pra quem não sabe, é corruptela da palavra schiavo (escravo). Bem, mas isso é coisa pra outra conversa.

*Língua indígena do Missouri.
(Millor)
(ADÃO)

Medo do machão

Por: Caipira

Antes da missa, na porta da Igreja, o padre no meio de um grupo conversando, quando um cabra de chapelão de palha e peixeira na cintura disse:
- Pois padre, me desculpe, mas comigo é assim: se o cabra me contar uma mentira eu faço

“heimmmmm” e se ele não justificar eu passo a peixeira nele e jogo o bucho pra fora.
Começa a missa e o cara tá lá na primeira fila, prestando toda atenção. Na hora do sermão, o padre explica o milagre da multiplicação dos pães:
- Meus irmãos, Jesus alimentou cinco mil pessoas com apenas cinco pães…
Antes de concluir o homem que não admitia mentira fez:
- Heimmmmm…
E o padre muito ligeiro emendou:
- …mas também, cada pão era do tamanho dessa Igreja…

Piadinha idiota

Manuel vinha pela rua, falando sozinho:
- Dois quartos, sala, cozinha, banheiro. Dois quartos, sala, cozinha, banheiro. Dois quartos, sala, cozinha, banheiro. Dois quartos, sala, cozinha, banheiro. Dois quartos, sala, cozinha, banheiro. Dois quartos, sala, cozinha, banheiro. Dois quartos, sala, cozinha, banheiro.
- Que é isso Manuel? Disse um amigo que passava por perto. Tá maluco?
Manuel coçou a cabeça, desconcertado e disse:
- Não, ô gajo! É que minha mulher vive pedindo pra eu decorar a casa…

Pedindo umas dicas

Por: Caipira

Na delegacia, a vítima cochicha ao ladrão que roubou seu apartamento:

- Olha aqui, eu retiro a queixa se você me disser como fez para entrar em casa sem acordar minha mulher?

Surpresa ao marido

surpresa desagradável

… e a gente ainda tem que se controlar por causa da “Maria da Penha”.

BAR X ACADEMIA

Por que será que é mais fácil freqüentar um bar do que uma academia?
Para resolver esse grande dilema, foi necessário freqüentar os dois (o bar e a academia) por uma semana. Vejam o resultado desta importante pesquisa:

Vantagem numérica:
- Existem mais bares do que academias. Logo, é mais fácil encontrar um bar no seu caminho.
1x0 pro bar.

Ambiente:
- No bar, todo mundo está alegre. É o lugar onde a dureza do dia-a-dia amolece no primeiro gole de cerveja.
- Na academia, todo mundo fica suando, carregando peso, bufando e fazendo cara feia.
2x0.

Amizade simples e sincera:
- No bar, ninguém fica reparando se você está usando o tênis da moda. Os companheiros do bar só reparam se o seu copo está cheio ou vazio.
3x0.

Compaixão:
- Você já ganhou alguma saideira na academia? Alguém já te deu uma semana de ginástica de graça?
- No bar, com certeza, você já ganhou uma cerveja 'por conta'.
4x0.

Liberdade:
- Você pode falar palavrão na academia?
5x0.

Libertinagem e democracia:
- No bar, você pode dividir um banco com outra pessoa do sexo oposto, ou do mesmo sexo, problema é seu...
- Na academia, dividir um aparelho dá até briga.
6x0.

Saúde:
- Você já viu um 'barista' (freqüentador de bar) reclamando de dores musculares, joelho bichado, tendinite?
7x0.

Saudosismo:
- Alguém já tocou a sua música romântica preferida na academia? É só 'bate-estaca', né?
8x0.

Emoção:
- Onde você comemora a vitória do seu time? No bar ou na academia?
9x0.

Memória:
- Você já aprontou algo na academia digno de contar para os seus netos?
10x0 pro BAR!!!

Portanto, se você tem amigos na academia, repasse este e-mail para salvá-los do mau caminho!

PS: Você já fez amizade com alguém bebendo GATORADE???

ENTÃO, VAMOS PRO BAR!!!

Enviado por Beethoven.
A MESMA PLACENTA

NOVO PASTOR

SilasFlamengo anuncia novo treinador: Silas

***

Ou “Silascaram”, como diriam os gremistas.


EU SOU VOCÊ AMANHÃ

Ronnie-WoodRonnie Wood lança álbum solo em setembro

***

Nada a declarar sobre a notícia. Só quero saber se alguém aí já imaginou o Fiuk com 63 anos.

Pois é.