sábado, outubro 31, 2009

Francisco Borges de Araújo - diretor da EEAC

Escola Estadual Amaro Cavalcanti

ALELUIA! ESCOLA AMARO CAVALCANTI ESTÁ "LEGALIZADA"

Finalmente foi desatado o último nó para que a tão esperada ampliação da Escola Estadual Amaro Cavalcanti saia do papel e seja executada.
No dia 29 de outubro, exatamente cinco meses da data da lavratura do registro da Escritura Pública da escola, foi concluído o processo de averbação da EEAC.
Esse era o último entrave para que nossa escola fosse "legalizada".
Com o processo de dominialidade concluído, espera-se que a Amaro Cavalcanti já faça parte da I etapa das 63 escolas que integrarão o Programa Brasil Profissionalizado no RN. Assim sendo, os serviços de ampliação e restauração da instituição já, provavelmente, começariam no início de 2010.
"Foi uma luta árdua. Entregamo-nos de corpo e alma nesse processo de legalização do terreno e da escola. Depois de muita espera e sofrimento, finalmente podemos dizer que demos um passo importante na direção de um novo tempo para a educação jardinense", comemora o diretor Francisco Borges de Araújo, que muito se empenhou nessa batalha.
Agora, só nos resta esperar para que esse sonho se transforme em realidade. Que venham os benefícios prometidos pelo Governo do Estado e que nossa educação dê o merecido salto de qualidade.
Parabéns a todos que ajudaram para que essa etapa do processo fosse tocada com êxito.


sexta-feira, outubro 30, 2009

Feira do Livro do Seridó começou ontem; confira programação

A Feira do Livro do Seridó começa ontem e segue até domingo na Ilha de Santana, em Caicó. O evento pretende difundir a riqueza da literatura, proporcionar o encontro entre leitor, personagens, autor e obras literárias, além de intensificar sua disposição natural para revelar os novos talentos da literatura potiguar, bem como prestigiar os autores locais. A Feira contribui na formação do novo leitor e promove o aquecimento do mercado editorial, com venda de livros a preços acessíveis.

De acordo com o coordenador do evento, Osni Damásio, a meta é realizar uma programação variada, de modo a atingir diferentes públicos despertando neles o interesse maior pela leitura. "A partir de uma vasta programação cultural e da ampliação de atividades iremos incentivar o hábito da leitura de maneira divertida e espontânea, além de estimular a escrita e o convívio mais próximo da população com o mundo dos livros", destaca o coordenador.

Diante dos bons resultados nas cinco edições da Feira do livro de Mossoró, do processo contínuo de expansão, tanto no âmbito da estrutura física, quanto na programação, a coordenação do evento resolveu promover a Feira do Livro do Seridó. As tradições e a intensa valorização da cultura sertaneja foram pontos fundamentais para a escolha da região como o cenário de mais uma Feira do Livro no Estado. Um lugar repleto de diversidade. Palco perfeito para um evento que pretende enaltecer a cultura impressa.

Durante quatro dias, o público contará com uma intensa programação literária que inclui a presença de escritores, saraus, atrações artísticas, debates, oficinas de ilustração, contadores de histórias, lançamentos e comercialização de publicações dos mais diferentes gêneros. O evento pretende desenvolver diversas ações de estímulo a leitura e de incentivo a produção literária.

Grandes nomes da literatura nacional e regional vão marcar presença, entre eles podemos destacar: Gabriel, O Pensador; Tarcísio Gurgel, Vicente Serejo e o poeta popular, Antonio Francisco. O diretor Nacional de Livro, Leitura eLiteratura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos, também confirmou presença no evento.

Programação:

SÁBADO

CIRCO DA LUZ

9h Apresentação da Cia de Teatro Catadores de Vida, com o espetáculo Os Tambores do Rosário, de Djalma Mota, com direção de Alexandre Muniz

Grupo formado por 18 crianças e adolescentes (entre 06 e 18 anos) do Bairro Frei Damião, iniciado no ano de 2008, por iniciativa e dedicação voluntária do Prof. Alexandre Muniz, com o objetivo de tirar crianças e adolescentes do trabalho de catadores de lixo.

10h Apresentação do Grupo de Dança Regional - Escola Mul. Auta de Souza

Composto por 24 meninas de 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, o grupo foi criado em 2007 para embalar os eventos sócio-educativos da escola, e tem como coordenadora a diretora Mara das Graças Santos.

11h Apresentação da Cia de Teatro Filhos de Acauã, com o espetáculo Caicó de Santana, de Djalma Mota, com direção de Alexandre Muniz

Pertence à associação união do sobrado da casa de cultura popular de Caicó, a Cia é formada por 25 crianças e adolescentes entre 09 a 15 anos, da rede municipal, estadual e privada de ensino dacidade. Iniciou suas atividades neste ano, apresentando-se na Festa de Santana pela primeira vez.

19h Bate-papo sobre jornalismo e literatura com Vicente Serejo, Tarcísio Gurgel e Tácito Costa

O cronista e jornalista Vicente Serejo atuou durante 24 anos nos Diários Associados como repórter, editor, chefe de reportagem, editor geral e diretor comercial. É membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, professor de jornalismo da UFRN e publica sua crônica diária em O Jornal de Hoje.

Tarcísio Gurgel é graduado em Comunicação Social pela UFRN, mestre em Literatura pela PUC-RIO, doutor em Estudos da Linguagem pelo Programa em Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFRN. É professor no Departamento de Letras, onde leciona Literatura Potiguar.

20h Antonio Francisco

Poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor. Aos 46 anos começou sua carreira literária. Muitos de seus poemas são alvos de estudo de vários compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros, interessados na grande musicalidade que possuem. Em 2006, tomou posse da cadeira de nº 15 na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, cujo patrono é o cearense Patativa do Assaré.

PAVILHÃO EXPOSIÇÃO

9h Apresentação de Paulo Lúcio e seu violão mágico e o Saxofonista Carlos Guedes.

15h Apresentação do grupo Paletozinhos do Forró

Trio de forró constituído por pai, filho e irmão, apresenta músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jorge de Altinho.

PAVILHÃO OFICINAS

09h às 10h A Poesia Potiguar terá lugar de destaque na voz do poeta e jornalista Marcos Bezerra Cavalcanti, que com simplicidade e despojamento deixará através "da arte pela arte" sua contribuição para um mundo melhor.

14h às 16h Palestra "Espaços de Leitura na Escola e a Formação de Leitores" com Joiran Medeiros da Silva e Salizete Freire Soares

Palestra que dará expansão a uma reflexão acerca das políticas públicas de leitura, de bibliotecas e de promoção da leitura.

DOMINGO

CIRCO DA LUZ

9h Apresentação da E. E. Padre Edmund Kagerer - "Braguinha"

10h Apresentação da E. E. Padre Edmund Kagerer - "Pastoril Cidadão"

11h Apresentação da E. E. Padre Edmund Kagerer - "Que Lembrança"

19h Palestra "Políticas Públicas de Livro e Literatura" com Fabiano dos Santos, Diretor Nacional de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura

20h Bate-papo com Gabriel O Pensador

Bate-papo em que Gabriel discorre livremente sobre vários temas presentes em seu livro, contando como nasceram alguns poemas e crônicas, além de revelar curiosidades sobre a música e seu processo criativo, como e o porquê começou a fazê-la e os passos percorridos até conseguir gravar seu primeiro disco, aos dezoito anos de idade.







Sinais?

Moradora encontra desenho em lavoura de trigo em cidade no oeste de Santa Catarina

ClicRBS

Desenho de seta foi achado em lavoura em Santa Catarina - Reprodução ClicRBS/Jorge Dal Zot

FLORIANÓPOLIS - Um desenho em forma de seta em uma plantação de trigo levou muitos curiosos a uma fazenda em Ipuaçu, no oeste de Santa Catarina, nesta quinta-feira. O desenho formado a partir do rebaixamento da lavoura foi encontrado após o meio-dia.

A Polícia Militar da cidade informou que uma moradora estava na frente de sua lanchonete quando, ao olhar em direção à fazenda, percebeu o desenho no meio dos trigais. Logo, uma multidão de pessoas se formou em volta da figura, chamada de agroglifo.

A PM isolou a área. De acordo com a polícia, o local permanecerá assim até esta sexta-feira. A prefeitura da cidade deve acionar um ufólogo, profissional que estuda fenômenos extraterrestres, para verificar o local.

O funcionário público Jorge Dal Zot fotografou o local por volta das 15h desta quinta. Ele conversou com funcionários da fazenda. Eles teriam comentado que até o meio-dia trabalharam passando veneno na plantação e não havia nenhum estranho.

A figura foi percebida logo após o horário do almoço. Segundo Zot, a espécie de seta tem 44 metros de comprimento, da base à ponta.

No ano passado, figuras como a registrada nesta quinta-feira apareceram em plantações na região Oeste. Os agroglifos, na época em formas de círculos, surgiram no mês de novembro em Faxinal dos Guedes, Ipuaçu e Formosa do Sul.

Tenente potiguar sobrevive a acidente de aeronave




A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou na tarde desta sexta-feira (30) uma lista como nome dos sobreviventes do acidente com a aeronave C-98 Caravan, que sobrevoava a Amazônia no último dia 29. De acordo com o documento, o 2° tenente José Ananias da Silva Pereira, do Rio Grande do Norte, sobreviveu a queda do avião.

Todos os sobreviventes foram encaminhados ao Hospital Geral do Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), para avaliação médica. Os militares e civis passam bem e podem, nesta sexta-feira (30) seguir em voo da FAB para Tabatinga e Manaus.

Segundo informações preliminares, o tenente já teria se comunicado com a família e avisado que chega à Natal no final de semana.

Primeiro passo contra as drogas é acabar com hipocrisia

por Alexandre Garcia | categoria Questões urbanas, cidadania, tragédia

O pai de Bruno, que matou Bárbara, é o retrato de milhares de pais e mães que neste país veem seus filhos sofrerem com a droga cada vez mais jovem.Luiz Fernando Proa, pai de Bruno, diz que ele começou com álcool, muito cedo. Assim como começa cedo com filhos e filhas de milhares de pais e mães. Depois, dependendo do meio em que vivem, vem o crack ou o êxtase, a maconha, a cocaína, as anfetaminas, que matam a vontade dos jovens, antes de matar suas vidas. Vidas sem vontade são presa fácil dos riscos no trânsito, nas brigas de festas, nos assassinatos por descontrole, como acontece com tantos Brunos neste país.

Aluna é insultada por usar vestido curto

Os colegas fizeram vídeos e fotos e agrediram a estudante verbalmente. Ela teve que sair da universidade escoltada por policiais.


Uma estudante teve que sair da faculdade escoltada pela Polícia, enquanto era vaiada pelos colegas. A moça usava um vestido curto e acabou sendo hostilizada pelos outros alunos.

As cenas estão na internet e mostram o que aconteceu na universidade na noite de 22 de outubro. Os alunos se aglomeram em frente a uma das classes que está com a porta fechada. Vários gravam imagens e tiram fotos com celular.

Pouco depois, a Polícia Militar chega e escolta a moça para fora da universidade. De cabeça baixa e usando o avental de um professor, ela atravessa um corredor de estudantes que gritam palavrões.

Uma foto mostra a estudante assistindo às aulas com o vestido que provocou toda a confusão. Em outra imagem, ela aparece em pé e, em outra, entrando na sala.

O caso chamou a atenção de especialistas em educação. Para Mário Sérgio Cortella, nada justifica a atitude agressiva dos alunos.

“A jovem tem o direito de utilizar a roupa que deseja, desde que ela não ultrapasse aquilo que é a norma coletiva, a convivência. Aqueles que reagiram de forma absolutamente exagerada, podiam tê-la reprovado do ponto de vista estético, se não desejavam a roupa daquele modo, mas, jamais, do ponto de vista ético, que é a agressão, a brutalidade, a violência, o desrespeito, a intolerância”, diz o educador.

Em nota, a universidade informou que abriu uma sindicância para apurar o que realmente aconteceu, mas confirma as manifestações de caráter ofensivo sofridas pela estudante.

Na tarde desta sexta-feira, a aluna vai se reunir com representantes da universidade.
No encontro, será decidido o que vai ser feito daqui pra frente. Há uma semana, a estudante de turismo não freqüenta as aulas, mas já disse que quer voltar à faculdade.

“Numa escola, onde a lógica é você poder debater, trazer a reflexão, aceitar aquilo que não é idêntico para poder crescer e criar, isso implica numa intolerância num lugar que chama universidade, onde se acolhe tudo o que é diverso”, diz o educador Mário Sérgio Cortella.

Fim da DRU vai garantir R$ 9 bilhões a mais para a educação em 2011

Da Agência Brasil
Com a aprovação pelo Senado ontem da proposta de emenda à Constituição que determina o fim da DRU (Desvinculação de Receitas da União) para a educação, a área terá R$ 9 bilhões a mais em seu orçamento de 2011. O montante representa 21% do orçamento da área em 2009, que foi de R$ 41 bilhões.

Para o presidente-executivo do Movimento Todos Pela Educação, Mozart Ramos, a aprovação da PEC foi uma "vitória da educação brasileira", já que o país "ainda investe pouco" na área. "Hoje o que é investido por ano em cada aluno é cerca de R$ 2 mil, o que representa metade do que os países vizinhos como o México, o Chile e a própria Argentina aplicam", comparou ele, que é membro do Conselho Nacional de Educação.

A União Nacional dos Estudantes divulgou nota "em comemoração" à aprovação do fim da DRU sobre a educação. A diretoria da entidade defende que os recursos sejam aplicados principalmente na democratização da universidade pública.

O mecanismo da DRU foi criado no Plano Real, em 1994, para desbloquear 20% das receitas da União que têm gasto obrigatório por lei. Assim, o governo garantiu uma margem para redirecionar dinheiro das contribuições sociais para outras áreas.

Com a aprovação do texto, em 2009 e 2010 serão descontados 12,5% e 5%, respectivamente. Em 2011, não haverá incidência da DRU na educação.

Além de garantir mais recursos para a educação, a PEC aprovada ontem também amplia a obrigatoriedade do ensino, passando a incluir a pré-escola e o ensino médio. Hoje apenas o ensino fundamental (dos 7 aos 14 anos) é obrigatório. O texto prevê que essa ampliação ocorra de forma gradual até 2016.

"O dia de ontem foi histórico porque tratou de duas coisas muito importantes para a qualidade: o financiamento e a universalização da educação básica em todas as suas etapas", aponta Mozart.

Ele defende que os recursos extras que virão com o fim da DRU sejam aplicados justamente na ampliação das matrículas na pré-escola e no ensino médio. "Não adianta ampliar a oferta sem qualidade, e um dos pré-requisitos é ter um financiamento adequado", afirmou.

terça-feira, outubro 27, 2009

Pesquisadora fala sobre a dependência de crack

Professora da Unifesp, doutora Solange Nappo, pesquisadora e professora de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, fala sobre a dependência de crack.

Efeitos causados

O usuário de crack não tem efeitos desde o início. Começa tendo mais efeitos positivos, e, por isso, repete o uso da droga. Começa a utilizar o crack. O efeito do crack dura apenas cerca de cinco minutos, em muitos casos. Então, como dá prazer, o usuário passa a usar outras vezes, e começa a desenvolver outros efeitos, como a psicose, a paranóia. Ele começa a desconfiar de todo mundo, escuta vozes.
Depois da psicose, ele tem a fissura,que ocorre o tempo todo do uso. Ele está usando a droga e já está em fissura, tanto que não para de usar. Ele fuma de forma ansiosa, já visando usar mais.
Depois, ele tem uma depressão, em função da droga, e não do arrependimento. A droga acaba com os neurotransmissores. Depois, com a recomposição do organismo, ele volta da depressão.

Como reduzir a fissura do usuário

Tem várias possibilidades de se ajudar nessa fissura. Os próprios usuários inventam medidas para isso, que não são as mais corretas. É muito comum o usuário de crack utilizar álcool, na expectativa de que essa fissura passe. Os efeitos até diminuem, mas a médio prazo ele assume outra dependência. Aí, quando usa crack, fica com vontade de tomar álcool e vice-versa. Também há usuários que fumam maconha, inclusive misturando os dois. Em relação a medicamentos, quando alguém está em fissura tem que tomar calmantes para ajudar a relaxar o sistema nervoso.

Como a maconha abre portas para outras drogas

Quando a pessoa fuma maconha, naquele momento você está relaxado e não tem nenhuma outra atividade. Se tivesse que ter outra atividade no mesmo momento, com certeza teria uma diminuição do rendimento.
A maconha abre porta para outras drogas porque ela é ilegal. Uma vez que já transgrediu as regras, a chance de usar outras drogas ilegais fica mais fácil. Álcool também é uma droga devastadora quando a pessoa vira dependente, mas grande parte dos alcóolatras não usa outras drogas. A maconha abre portas nesse sentido, porque ela é do tráfico e do mercado ilegal.

Ex-viciados têm dificuldade em relacionamentos interpessoais

Isso é passageiro. É preciso não desistir. Essa dificuldade existe porque a pessoa ficou muito tempo afastada do “mundo dos caretas”. Você tem que se moldar a esse novo mundo. Vai fazer coisas que deixou de fazer. É preciso lutar com isso, não ficar o tempo todo crítica a ponto de dizer que não dá certo. Não desista que é passageiro.

Tempo de permanência da cocaína no sangue

Quando as pessoas utilizam cocaína, fica na concentração sanguínea por volta de 100 minutos, 150 minutos. Depois disso, não tem mais os efeitos e é por isso que as pessoas voltam a usar. Isso também não quer dizer que nesses 100 minutos ela estará o tempo todo fazendo efeito.

Como agir com pessoas que tiveram recaídas

Quando uma pessoa vai para o tratamento, imagino que ela quis fazer e, por isso, ficou um tempo sem usar a droga. Além de ter a vigilância dela e de um psicólogo, sempre recomendamos que tente evitar o mundo em que vivia anteriormente.
Quando o usuário passa perto desses locais, ele entra novamente em fissura. Se ele voltar com os mesmos amigos, morar no mesmo local, ele não vai conseguir se controlar. É preciso estar com ele, ajudar, e ser vigilante o tempo todo. Se está no começo, que ele substitua essa droga por alguma situação de lazer, de prazer, de amor.
Se não tiver jeito, é preciso ajudar a controlar esse uso e que esse uso não pertube a vida do casal, por exemplo. Se ele voltar a ser compulsivo, terá que interná-lo. Se ele ainda não está compulsivo, converse com ele para ver se ele consegue ter um controle disso. Ajude nisso e faça com que ele seja um controlado.

O tempo de permanência em fissura

Não tem tempo real. A fissura está muito ligada ao que ele vai conseguir depois. É 5 minutos se depois de 5 minutos ele consegue uma droga. Pode ser 40 minutos ou uma hora, se ele não conseguir a droga. Não é simples.
As sequelas do crack
Não existem sequelas orgânicas. A destruição de neurônios não é do crack. O crack acaba destruindo alguns vasos sanguíneos e pode perder algumas funções da fala, que recupera depois. Pode ter diversos problemas cardíacos, pois estará sempre em hipertensão.
O usuário do crack é o que tem mais dificuldade em ser reinserido na sociedade. Esse talvez seja o maior problema do uso do crack. Uma sequela muito complicadora é a gestante que usa crack, o filho nasce com dificuldade de raciocínio.

Como tratar um dependente após uma recaída

A recaída é muito comum nos usuários de droga em geral, mas no crack é mais pela fissura, pela compulsão que ele desenvolveu ao usar a droga. Ele é um paciente difícil. Se ele não virou um compulsivo outra vez, ainda terá chance.
Hoje em dia, trata-se o usuário de drogas não pensando na abstinência total. Ele é tratado em se pensando na qualidade de vida, e que ele não rompa com seus tripés da sociedade, com a família. Que continue trabalhando.
O tratamento sempre visa a abstinência, mas nem sempre isso é possível. Às vezes temos que conviver com uma pessoa que use drogas de uma maneira controlada e que não cause problemas para as pessoas a sua volta.

Governo sanciona aumento de 25% para professor que for aprovado em exame

Primeiras provas de promoção serão realizadas no início de 2010.
Haverá cinco faixas salarias para a carreira de docente.

Do G1, em São Paulo

O governador de São Paulo, José Serra, sancionou nesta terça-feira (27) o projeto de lei que prevê aumento de 25% para professores aprovados em exame. As primeiras provas de promoção serão realizadas no início de 2010. No dia 31 de janeiro, acontecerá a prova para diretores e supervisores. Nos dias 3 e 4 de fevereiro, serão avaliados os professores de 1ª a 5ª série do ensino fundamental e de 6ª a 9ª, respectivamente.

Serão cinco faixas salariais. Os professores iniciantes, que recebem R$ 1.834, deverão esperar quatro anos para fazer a primeira prova. Depois da primeira prova, os professores com as melhores notas terão 25% de aumento e passarão para a segunda faixa.

Após outros três anos, eles farão uma segunda prova e, se aprovados, terão mais 25%, e assim, sucessivamente, até a quinta faixa. Ao final de 12 anos, o valor dos salários poderá ser dobrado e alcançar R$ 7.000 no fim da carreira. Aquele que tiver baixo desempenho receberá apenas o reajuste tradicional.

A promoção para a faixa salarial seguinte será determinada por dois fatores: a prova e a análise dos anos anteriores.

A promoção poderá ser obtida pelos 130 mil integrantes efetivos do magistério. Os cerca de 80 mil temporários que se tornaram estáveis pela Lei 1.010 (SPPrev) poderão participar do programa quando cumprirem quatro anos de trabalho na rede.

Notas

Para evoluir nas faixas, serão exigidas as seguintes notas mínimas nos exames anuais de promoção:

- da faixa 1 para a faixa 2: nota 6

- da faixa 2 para a faixa 3: nota 7

- da faixa 3 para a faixa 4: nota 8

- da faixa 4 para a faixa 5: nota 9

Um dos objetivos é tornar a carreira do magistério mais atrativa para alunos do ensino médio. Os profissionais continuarão se beneficiando do bônus por resultado, que paga até 2,9 salários extras ao ano.

Cantor sertanejo é preso suspeito de tráfico de drogas, diz PF

Prisão ocorreu na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul.
PF de Jales não divulga nome do cantor, apenas as iniciais.

Do G1, em São Paulo

A Polícia Federal prendeu na noite deste domingo (25), na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul, dois homens suspeitos de transportar sete quilos de cocaína escondidos no tanque de combustível de um automóvel. Um dos detidos faz parte de uma dupla de cantores sertanejos que, segundo a PF, fez sucesso no interior de São Paulo na década de 90. O nome do cantor não foi divulgado - a PF informa apenas as iniciais dele, G. J. Q, e que tem 40 anos.

Investigações da polícia descobriram que dois irmãos do município de Santa Fé do Sul, a 625 km da capital paulista, estariam traficando cocaína adquirida em Corumbá (MS). A droga seria trazida até uma chácara perto do município paulista e era distribuída na região. Na noite de domingo, acabaram presos o cantor em um carro, e um motorista de 62 anos que conduzia outro automóvel, onde o entorpecente estava.

Um dos investigados conseguiu fugir. Os presos, a droga e os veículos foram levados para a delegacia da Polícia Federal em Jales, a 585 km de São Paulo. Os suspeitos serão transferidos para o presídio de Santa Fé do Sul. Eles irão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem variar de 5 a 25 anos de prisão.

Mega-Sena pode pagar R$ 22 milhões nesta quarta

O Globo

RIO - A Caixa Econômica Federal sorteia nesta quarta-feira em Paranaíba, no Piauí, as dezenas do concurso 1.121 da Mega-Sena. O prêmio está acumulado e pode pagar R$ 22 milhões para quem acertar os seis números sozinho.

As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) desta quarta-feira em qualquer casa lotérica do país. A aposta mínima é de R$ 2.

No sábado, foram sorteadas as dezenas do concurso 1.120 (07 - 35 - 40 - 44 - 50 - 55). Ninguém acertou a Mega-Sena, mas 63 apostadores fizeram a Quina e vão levar o prêmio de R$ 30.741,97, enquanto a Quadra pagará R$ 672,20 para os 4.116 acertadores.

Justiça determina nova data do Enem 2009 para alunos judeus

RIO - O desembargador federal Mairan Maia, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), determinou que o Ministério da Educação (MEC) fixe uma nova data de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem) para que 22 estudantes judeus do Colégio Iavne, no bairro dos Jardins, em São Paulo, possam fazer a prova. O Enem está marcado para 5 e 6 de dezembro. Sua primeira prova cairá num sábado, dia do Shabat, sagrado para os judeus, no qual eles não podem fazer nenhuma atividade secular. O MEC informou que pretende manter a realização do Enem nas datas pré-estabelecidas e recorrerá da decisão em instâncias superiores.

Atualmente, todos os alunos cuja religião preserva os sábados como dia de descanso têm a alternativa de fazer a prova em horário especial. Estes estudantes devem chegar às 12h ao local de avaliação estabelecido, onde permanecem confinados até o pôr do sol, quando começarão a fazer o exame. Na opinião de Rogério Terra, advogado que representou o colégio na ação, esta opção oferecida pelo MEC é paliativa. Para Terra, ela seria uma piada de mal gosto:

- Isto viola o princípio da dignidade da pessoa humana - diz. - Depois de ficar seis horas olhando para o teto, o aluno não poderá competir em condições de igualdade com os outros estudantes.

A decisão do desembargador federal Mairan Maia é inédita no TRF-3. Ela poderá abrir precedente para determinações posteriores, em benefício de outros alunos sabatistas.

Na opinião do desembargador, não há sociedade livre sem liberdade de crença religiosa. Segundo ele escreveu no texto da sua decisão: "incumbe ao Estado, ao planejar e ao executar as tarefas que a Constituição lhe atribui, como por exemplo, promover a educação, observar e respeitar a liberdade de crença e a pluralidade de crenças religiosas entre seus integrantes."

A decisão do desembargador não prevê, em caso do seu não cumprimento, nenhuma ação punitiva ao MEC. Porém, se o ministério demorar muito ou não atender o pedido da justiça, o advogado Rogério Terra pretende entrar com uma petição, solicitando um prazo para o órgão acatar a decisão, sob pena de multa e de responsabilidade administrativa. Terra explicou também que, caso o MEC não atenda a determinação, os alunos do colégio não farão o exame no sábado. O Iavne ainda avalia se os estudantes iriam ou não à prova de domingo.

A ação judicial impetrada pelo colégio havia sido negada em primeira instância. Foi após ter seu pedido indeferido na 16ª Vara Cívil de São Paulo que o Iavne recorreu ao TRF-3.


Astros de 'A saga Crepúsculo: Lua nova', Kristen Stewart e Taylor Lautner, vêm ao Brasil para lançar filme

Kristen Stewart e Taylor Lautner no filme 'A saga Crepúsculo: Lua nova' / Divulgação

RIO - Fãs de "Crepúsculo" podem comemorar: os atores Kristen Stewart, que vive a protagonista Bella Swan, e Taylor Lautner, que interpreta o lobisomem Jacob Black, vêm ao Brasil para divulgar no domingo, dia 1º de novembro, o segundo filme da saga, "Lua nova" (veja o trailer) , que tem estreia mundial no dia 20 de novembro. A dupla de astros vai participar de um evento fechado para a imprensa em São Paulo e não deve comparecer a pré-estreias durante sua passagem pelo país. Eles chegam ao aeroporto no sábado à noite.

Leia mais: Protagonista de 'Crepúsculo', Robert Pattinson acha estranha a atração das pessoas por vampiros

Enquanto isso, o ator Robert Pattinson, que vive o cobiçado vampiro Edward Cullen, não vai participar da passagem do elenco pelo Brasil. O país é um dos primeiros lugares a receber a extensa turnê de divulgação do filme, que passará ainda por 15 cidades americanas, com direito a encontro com fãs, além de países da América Latina e da Europa.

Em "A saga Crepúsculo: Lua nova", Bella (Kristen Stewart) se vê sem seu amado Edward (Robert Pattinson), depois de um incidente em que teve sua vida ameaçada. Sozinha, ela se aproxima de Jacob (Taylor Lautner), até que descobre que Edward pode morrer nas mãos do clã de vampiros Volturi e parte para a Itália para tentar salvá-lo.

O filmes da "saga Crepúsculo" são baseados no fenômeno gerado pelos livros da escritora americana Stephenie Meyer, que atualmente ocupa cinco das dez posições do ranking de mais vendidos do Brasil. O terceiro longa da série, "Eclipse", já começou a ser rodado em Vancouver, no Canadá, e tem estreia marcada para 30 de junho de 2010, enquanto "Amanhecer", último capítulo da série, deve ser filmado no ano que vem.

(globo.com)

Governo investe R$ 200 mil na compra de livros para 97 escolas

Noventa e sete escolas estaduais subordinadas às Diretorias Regionais das cidades de Angicos, Currais Novos, Caicó serão beneficiadas com o Programa Cheque Livro, do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura. A entrega do Cheque Livro será feita durante a abertura da Feira do Livro, que vai acontecer na Ilha de Santana, em Caicó, na próxima quinta-feira (29). Serão investidos R$ 200 mil na compra de livros, durante a feira, que serão de uso exclusivo das bibliotecas das escolas contempladas.

A entrega dos livros ficará sob a responsabilidade do "Balcão de Atendimento às Escolas", órgão supervisionado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE). Das escolas beneficiadas com o ‘Cheque Livro’, 42 pertencem à Dired de Caicó, 36 à Dired de Currais Novos e 19 à Dired de Angicos.

A 1ª Feira do Livro do Seridó vai acontecer no período de 29 de outubro a 1º de novembro, em Caicó, durante a festa do Rosário. A expectativa é que o evento receba um público em torno de 20 mil visitantes. Durante quatro dias, o público contará com uma intensa programação literária que inclui a presença de escritores, saraus, atrações artística, debates, oficinas de ilustração, contadores de histórias, lançamentos e comercialização de publicações dos mais diferentes gêneros. O evento objetiva desenvolver ações de estímulo à leitura e de incentivo à produção literária.

De acordo com a coordenação do evento, grandes nomes da literatura nacional e regional vão marcar presença, entre eles o cantor e escritor Gabriel, O Pensador. O evento contará ainda com a presença do diretor Nacional de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos.

(www.rn.gov.br)

FAZER O QUE TEM DE SER FEITO

Tudo começou quando a turma de Direito da faculdade resolveu transformar uma
célebre frase em camiseta e ela virou moda no Campus. A turma fez a seguinte

frase:

5120cc.jpg


Aí, o pessoal de Medicina resolveu provocar:

5120dc.jpg



O pessoal de
Administração não deixou por menos:

5120eb.jpg



E a turma de
Agronomia mandou esta:

5120fb.jpg



E não termina por
aí!

Depois foi a vez do pessoal de Publicidade:

51210b.jpg



Logo veio a
turma da Engenharia participar também da brincadeira:

51211a.jpg



Mas a frase
campeã foi realmente a da Economia:

51212a.jpg

segunda-feira, outubro 26, 2009

Mais ex-BBBs contam como tocam a vida hoje, depois da fama

Manoela, da 2ª edição do reality show, especializou-se em cabala.
Ela questiona 'obrigação' de seguir carreira artística.

Do G1, com informações do Fantástico


Você viu aqui na semana passada o destino de alguns participantes do Big Brother Brasil. Quem virou artista? Quem está servindo pizza? Quem é dona de salão de beleza? Hoje você vai ver mais algumas histórias da vida depois da fama. Tudo é festa na vida dos brothers.

Veja o site do Fantástico

Até chegar a eliminação, quando acaba o sonho de riqueza e fama.

“Ninguém vai pagar minha conta porque eu sou ex-big brother, sacou?”, diz Felipe Cobra.

É verdade, mas existe uma atividade que garante um dinheiro: a do ex-BBB profissional. “Fiquei um ano vivendo daqueles bicos que Big Brother geralmente faz: aparece aqui, aparece ali, aparece aqui, aparece ali”, conta Felipe.

“Era convidado pra ir em festa, que no final era meio que trabalho. Você ganha uma quantia legal, mas nada que vai te manter muito tempo, né?”, diz Aírton.

Manoela

“Fiquei três anos na função Big Brother, né? E ganhando dinheiro, tem mais é que ganhar mesmo, tem mais é que entrar e fazer dinheiro, muito evento, muitas festas, entendeu?”, diz Manoela.

Manoela tinha 22 anos quando entrou no BBB2. Ela estudava administração no Rio de Janeiro. Saiu da casa derrotada na final, faturou como ex-BBB, trabalhou no mercado financeiro, mas aí veio a iluminação. “Comecei a estudar tudo, fui pra budismo, zen-budismo, xamanismo, ufologia, até ufologia eu estudei”, conta. Ela também estudou a cabala, e há dois anos ganha a vida dando aulas sobre essa doutrina mística. “Sempre estudei, sempre fui meio filósofa”, diz.

Por isso, nada de holofotes na vida dessa ex-BBB, apesar dos convites. “Você sai do Big Brother, um mês depois tem uma peça de teatro te convidando. 'A Manoela do Big Brother está aqui fazendo peça de teatro.' Mas ia ser um mico tão inenarrável, que eu falei, gente, eu não posso aceitar isso, que eu nunca estudei teatro.”

Cida

Quem não se lembra da graciosidade da Cida? Ela melhorou a coordenação motora. Antes do BBB, Cida tinha sido aeromoça durante vinte anos. Saiu da casa e tentou ralar na mesma profissão. Não deu certo. Resolveu então assumir, no Rio de Janeiro, toda aquela vocação artística que o Brasil conhece: “Resolvi montar uma companhia de teatro, que eu tinha muita vontade de reunir pessoas talentosas, que não tinham oportunidade de entrar no Big Brother.”

Moisés

No BBB2, quem teve oportunidade foi o Moisés. Oportunidade de comer muito. Não deu outra: ele, que era vendedor, voltou para Porto de Galinhas, em Pernambuco, e abriu um restaurante. “Vocês podem ver que o nosso espaço aqui é aconchegante, climatizado. É uma coisa boa, apareçam aqui cada vez mais, porque isso aqui foi um upgrade que o Big Brother deu para minha vida”, afirma Moisés.

Felipe Cobra

Quando estava na casa, o Felipe Cobra sabia que, festas à parte, o BBB não é moleza. “O Big Brother fez eu amadurecer e realmente encarar a vida como ela tem que ser encarada, entendeu? Tipo assim, trabalhar, ralar, correr atrás”, diz Felipe. Antes do BBB, ele era dono de uma loja. Depois de sair da casa, ele terminou o curso de educação física e hoje dá aulas em uma academia no Rio. Está vendendo saúde.

Aírton

Já o Aírton, que na casa admitiu ser igual ao caubói Alberto no que diz respeito a pecados capitais, hoje faz como a Cida: rala muito no Rio de Janeiro. “Não fiquei rico, tô aqui pobre, lutando, acordando às 5h30, como todo mundo, e chegando em casa às 23h, e é isso aí”, conta o ex-BBB. Aírton teve vários trabalhos antes do BBB. Agora tem dois empregos e estuda desenho industrial à noite. Vida normal.“Parece que é obrigatório, para as pessoas que fazem Big Brother, você seguir uma carreira artística. E eu não acho que seja”, opina Manoela.

Tati Pink

A Tati Pink chegou a trabalhar no Zorra Total, da TV Globo, depois do BBB5, mas acabou retomando a profissão de antes do programa. Voltou para o Recife, e hoje é dona de um salão de beleza. “Um programa dá um limão, não é? Agora, faz a limonada quem quiser. Eu tô já fazendo doce de limão com o limão que eles me deram”, diz Pink.

Outros ex-BBBs

Quem anda fazendo limonada também é a Joseane, do BBB3: virou corretora de imóveis. A Mariana e o Saullo, do BBB6, são empresários. A Thaís do BBB2 é personal trainer. O doutor Marcelo, do BBB8, hoje é psiquiatra; a Inês, do BBB6, é vendedora. E a Solange, do BBB4, virou atriz.

sexta-feira, outubro 23, 2009

Aluno de 12 anos agride professora em Florianópolis

23/10 - 19:16 - Agência Estado

Agressão física e ofensas verbais de um aluno de 12 anos da 5ª série do Ensino Fundamental contra sua professora de português viraram caso de polícia. O fato ocorreu ontem, em Florianópolis, na sala de aula do Instituto Estadual de Educação (IEE), maior colégio público de Santa Catarina, atualmente com cerca de cinco mil alunos matriculados.

A repreensão da professora ao adolescente que brincava com o celular enquanto a aula era dada deu origem à briga. Segundo versão da professora, que preferiu não se identificar, o aluno se recusou a guardar o celular ao seu primeiro pedido. Quando pediu para que o aparelho lhe fosse entregue, o aluno levantou-se da carteira e partiu em sua direção com agressões verbais e físicas.

"Me deu um tapa no braço e veio para me dar um soco. Eu disse que se ele tivesse este tipo de atitude teria que encaminhá-lo para a polícia", relatou a professora.

Com o adolescente descontrolado e chutando carteiras de outros alunos, a professora pediu o auxilio de um coordenador, sendo os dois encaminhados para a direção da escola. Em seguida, a professora procurou a polícia para fazer um boletim de ocorrência. Conforme a professora, esta foi sua primeira agressão física feita por um aluno em 21 anos de magistério.

Com histórico de agressões verbais a outros professores, o adolescente foi afastado da escola, preliminarmente, por um período de sete dias, podendo ser afastado definitivamente. A professora recebeu folga por tempo indeterminado. A diretora geral do IEE, Gilda Mara Marcondes, defendeu a professora. "Ela ficou ferida no braço mas também no coração. Isso abala", comentou.

Este não foi o primeiro caso de agressão no ambiente interno do IEE neste ano. Na primeira quinzena de agosto deste ano, uma mãe de aluno entrou no colégio e agrediu violentamente, com tapas e pontapés, uma professora. A mãe justificou o ato à denúncia da filha de oito anos que sua professora lhe batia.

Por conta da repercussão do caso as aulas chegaram a ser suspensas. Cerca de 100 professores da instituição repudiaram a atitude violenta em passeada pelas principais ruas da cidade. Pelo menos outras três agressões graves contra professores foram registradas em 2008 e 2009 em Florianópolis.

Contrato para operacionalização do Enem vai custar R$ 99,9 milhões

Cesgranrio vai coordenar a prova que será entre 5 e 6 de dezembro.
Com a impressão da prova, despesas já superam os R$ 130 milhões.

Robson Bonin Do G1, em Brasília

Ampliar Foto Foto: DOU Foto: DOU

O contrato assinado pelo Inep e o consórcio que vai realizar o Enem, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22) (Foto: DOU)

Marcado para ocorrer nos dias 5 e 6 de dezembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá um custo operacional de R$ 99,9 milhões. O contrato assinado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e pelo consórcio formado pela Fub/Cespe e Cesgranrio foi publicado na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial da União. O valor confirma a previsão realizada pelo ministro Fernando Haddad, em 27 de agosto, para a primeira prova do Enem.

Realizada em caráter emergencial, a contratação do consórcio, que já atuou em outras edições do exame, foi realizada sem a realização de licitação. Segundo o extrato publicado pelo Inep, o consórcio será responsável pela "operacionalização de procedimentos relativos ao Enem 2009, conforme condições e especificações contidas no projeto básico". A portaria não apresenta detalhes sobre esse projeto básico.

A contratação do consórcio foi ordenada pelo Ministério da Educação depois que a primeira prova do exame foi alvo de vazamento, no dia 1 de outubro. Com a contratação, as depesas do novo Enem já superam os R$ 130 milhões. A impressão da nova prova vai custar R$ 31, 9 milhões ao MEC. O contrato celebrado pelo Inep com a gráfica “RR Donnelly Moore” foi publicado no dia 14 deste mês no DOU.

Além da impressão das provas, a gráfica será responsável pelo manuseio, embalagem, rotulagem e entrega dos cadernos de provas do Enem aos Correios.

A contratação da nova gráfica não apresentou detalhes sobre possíveis procedimentos de segurança que terão de ser adotados pela empresa para evitar que um novo vazamento, como o ocorrido no dia 1º de outubro, volte a acontecer. A notícia de quebra do sigilo do exame fez com que o MEC cancelasse a prova.

Após a fraude, o MEC rompeu o contrato com o consórcio Connasel, responsável pela aplicação do primeiro exame. A empresa negou a existência de falhas na segurança. Investigação da Polícia Federal já levou ao indiciamento cinco suspeitos pelo delito.

A primeira licitação havia sido fechada em R$ 116 milhões. A parte de impressão das provas custaria R$ 30 milhões e a aplicação do exame R$ 86 milhões. Dados do ministério mostram que pelo menos R$ 35 milhões já haviam sido pagos. O novo contrato já é R$ 16 milhões mais caro que o primeiro. Uma investigação administrativa coordenada pelo Inep apura se o consórcio foi, de fato, responsável pelas falhas que levaram ao vazamento do exame. Caso o consórcio seja considerado culpado, o MEC irá pedir a devolução dos recursos já utilizados na impressão e logística da primeira prova.

Em audiência na Câmara e no Senado no dia 14 deste mês, Haddad revelou a descoberta de uma suposta falha na segurança do esquema armado para imprimir e distribuir a prova do primeiro exame. Na gráfica onde os cadernos de prova eram impressos, um galpão teria sido aberto, sem a autorização do MEC, para manuseio das provas. Teria sido nesse local que o vazamento teria ocorrido. Mantida em sigilo, a investigação ainda está em andamento no Inep.

O MEC, em parceria com a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança e os Correios, trabalha para elaborar uma nova estratégia de segurança para evitar outro boicote ao Enem. Esse planejamento é mantido em sigilo para evitar o comprometimento das operações. Os valores relativos à operação dos Correios ainda não foram divulgados.

Vídeo com cenas de sexo entre jovens causa polêmica em escola de Belém

Gravação foi feita no vestiário da quadra da unidade de ensino.
Direção disse que ficou surpresa com comportamento dos alunos.

Do G1, em São Paulo, com informações da Globo News

Um estudante filmou dois colegas em uma relação sexual, dentro do colégio, em Belém. Todos são menores. O vídeo foi feito no vestiário da quadra de esportes.

A mãe de uma aluna, que não quer se identificar, disse que está decepcionada. "Se ninguém fizer nada, a situação vai ficar cada vez pior, não só lá, como nas outras escolas."

Outros alunos tiveram acesso ao vídeo, que foi parar na internet. No início, os adolescentes fizeram piadas. Mas, agora, demonstram indignação. "O colégio vai ficar mal falado e os alunos ficam mal vistos, parece que não querem estudar. Isso é chato", diz um deles.

A direção disse que ficou surpresa com o comportamento dos jovens envolvidos no caso, que eram considerados bons alunos. "Não há clima para esses alunos permanecerem na escola", disse a diretora.

A psicóloga Kátia Kos alerta que é preciso discutir mais o tema sexualidade na escola, em casa e na escola, para evitar casos como esses.

Patrícia - 8º ano

Maria dos Aflitos - 6º ano

Jaciara - 7º ano

Dayane - 9º ano B

LARGADA DO CONCURSO "MUSA DA ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR WALFREDO GURGEL"



quarta-feira, outubro 21, 2009

Salário médio do professor


Salário médio dos professores da Educação Básica brasileira
Distrito FederalR$ 3.360
Rio de JaneiroR$ 2.004
São PauloR$ 1.845
Mato Grosso do SulR$ 1.759
RoraimaR$ 1.751
Rio Grande do SulR$ 1.658
ParanáR$ 1.633
AcreR$ 1.623
AmapáR$ 1.615
SergipeR$ 1.611
AmazonasR$ 1.598
TocantinsR$ 1.483
Minas GeraisR$ 1.443
Mato GrossoR$ 1.422
ParáR$ 1.417
Espírito SantoR$ 1.401
RondôniaR$ 1.371
Santa CatarinaR$ 1.366
GoiásR$ 1.364
MaranhãoR$ 1.313
AlagoasR$ 1.298
Rio Grande do NorteR$ 1.232
CearáR$ 1.146
BahiaR$ 1.136
PiauíR$ 1.105
ParaíbaR$ 1.057
PernambucoR$ 982
BrasilR$ 1.527
Estado2008

Salário de professores do ensino básico de 16 Estados é inferior à média nacional, de R$ 1.527

Levantamento realizado partir de informações do Ministério da Educação (MEC) aponta que os professores da rede básica de educação de 16 Estados recebem salário inferior à média nacional, de R$ 1.527. O ensino básico compreende os nove anos do ensino fundamental e os três anos do ensino médio.

De acordo com os dados, os professores do Distrito Federal são os mais bem remunerados. Recebem R$ 3.360 e estão bem à frente do segundo colocado, o Rio de Janeiro, que tem média salarial de R$ 2.004. O Estado com o pior salário é Pernambuco, que tem média de R$ 982. O País tem dois milhões de professores na rede básica de ensino.

Entre os professores com nível superior completo ou incompleto, a média salarial é um pouco maior. Sobe para R$ 1.638. No Distrito Federal, mantém-se praticamente estável. Sobe de R$ 3.360 a R$ 3.389. Já em Pernambuco, a remuneração sobe de R$ 982 para R$ 1.040.

Os números se referem a 2008 e estão em um levantamento elaborado pelo MEC sobre a folha de pagamento média de professores das redes públicas municipal e estadual nos 26 Estados e no Distrito Federal.

PROGRAMAÇÃODA FEIRA DO LIVRO DO SERIDÓ

29/10/09 - QUINTA-FEIRA

CIRCO DA LUZ

09h00: Cia de Teatro Arte e Vida

10h00: Forró Cultural

11h00: Grupo de Flauta Doce da Aldeia SOS

Formado por 35 crianças de um projeto musical da Aldeia SOS de Caicó.

ANFITEATRO

19h00: Abertura Oficial

20h00: Orquestra Filarmônica de Cruzeta

Negros do Rosário

PALCO PAVILHÃO

10h00: Marcos Vinícius

15h00: Max e Banda

30/10/09 - SEXTA-FEIRA

CIRCO DA LUZ

09h00: Arraiá do Gonzagão

10h00: Orquestra Filarmônica Recreio Caicoense / Bandas Marciais e Fanfarras

19h00: Bate-papo sobre a importância da presença feminina na literatura

20h00: Noite da Cantoria

PALCO PAVILHÃO

09h00: Markinhos Carrera

15h00: Quarteto de sax

31/10/09 - SÁBADO

CIRCO DA LUZ

09h00: Cia de Teatro Catadores de Vida: Espetáculo: Os Tambores do Rosário. Texto de Djalma Mota. Direção: Alexandre Muniz

Formado por 18 crianças e adolescentes (entre 06 e 18 anos) do Bairro Frei Damião (periferia de Caicó - Favela). É um trabalho voluntário do Prof. Alexandre Muniz

10h00: Grupo de dança Regional

11h00: Cia de Teatro Filhos de Acauã

19h00: Vicente Serejo e Tarcísio Gurgel

20h00: Antonio Francisco

PALCO PAVILHÃO

09h00: Paulo Lúcio e seu violão mágico e o Saxofonista Carlos Guedes.

15h00: Paletozinhos do Forró: Trio de forró. Constituído por pai, filho e irmão. Apresentam músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jorge de Altinho.

01/11/09 - DOMINGO

CIRCO DA LUZ

19h00: Palestra “Políticas Públicas de Livro e Literatura” com Fabiano dos Santos, Diretor Nacional de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura.

20h00: Gabriel O Pensador

PALCO PAVILHÃO

09h30: Quinteto Caicó

15h00: Anne Kariny

terça-feira, outubro 20, 2009

Polícia Rodoviária apreende provas do Enade; MEC diz que exame não será prejudicado

(UOL)
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na tarde desta terça-feira (20), no Estado do Rio de Janeiro, pacotes de provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2009. O material foi liberado na após vistoria.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), os pacotes apreendidos eram provas especiais para pessoas com deficiência. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, elas estavam em deslocamento para serem empacotadas.

Segundo o consórcio informou ao MEC, as 32 caixas estavam lacradas e foram abertas pelos policiais para confirmação do conteúdo. "Tão logo esclarecida a ocorrência, as caixas foram novamente lacradas e dirigidas ao seu destino", afirma nota divulgada à imprensa. O exame, marcado para o dia 8 de novembro, transcorrerá normalmente, diz a assessoria.

"O consórcio Consulplan, contratado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), para a produção e aplicação da prova, informou ainda que os funcionários que estavam na caminhonete eram funcionários do consórcio, credenciados para este fim", afirma nota do MEC.

Já o consórcio afirmou que o incidente foi um "procedimento de rotina". O veículo da empresa organizadora do Enade foi parado no posto policial de Três Rios (RJ). Nele estavam dois funcionários.

A empresa informa que transportava para Minas Gerais, partindo de São Paulo, folhas de respostas e caixas de provas ampliadas para alunos com necessidades especiais. Diz ainda que, durante a fiscalização da polícia, não ocorreu violação do sigilo.

Jornal2

O matemático Tristão Garcia diz que o Palmeiras tem 62% de chance de ser campeão.

Para o especialista, que fez as contas a pedido do jornal Agora São Paulo, do Grupo Folha, será campeão quem fizer 72 pontos.

O Galo, que está com 50 pontos (quatro a menos do que o Verdão), tem 13% de possibilidade de chegar em primeiro.

O Inter e o São Paulo têm 8% de probabilidade.

E o Fla é o último da lista, com 4% de chance de levantar a taça.

Respeito os números, a metodologia, mas, como diz Mauro Beting, 85% das estatísticas estão furadas!

Se o Palmeiras perder para o Ramalhão, na quarta, esses 62% viram 6,2?

E se o São Paulo vencer o meu Santos, os 8% viram 58?

Faltam oito rodadas para acabar o campeonato, ou seja, 24 pontos em jogo.

Aguardemos!

Opine!

Blog do Milton Neves
Barrichello revela: contrato com a Brawn era de apenas quatro corridas
Falando ao programa "Bem, Amigos", do SporTV, Rubens Barrichello afirmou que seu contrato com a Brawn no início da temporada era de somente quatro provas

Rubens Barrichello revelou que poderia não completar a temporada 2009 da F1. Segundo afirmou no programa "Bem, Amigos", do SporTV, no seu contrato com a Brawn estavam previstas apenas quatro corridas.

Ou seja: a partir do GP da Espanha, no início de maio, o brasileiro poderia ser substituído por qualquer outro piloto, mesmo inferior tecnicamente. "[Ross Brawn disse:] Se aparecer um patrocinador que queira um outro piloto, você tem que sair", falou.

Barrichello reproduziu o que ouviu de Ross sobre seu pagamento no campeonato. "Tem um salário, e você ganha por ponto, mas não passa de 25 pontos. Chegou em 35, por exemplo, é parabéns para a equipe só."

[Mais no Grande Prêmio]
Renault cogita convidar Senna para teste após o fim da temporada
Toyota reconhece que negocia para ter Raikkonen em 2010
Vídeo: temporada 2009 da F1 foi muito esquisita, afirma Flavio Gomes

O veterano desconversou sobre seu destino no ano que vem. "Esse fim de semana, por exemplo, teve conversa de futuro na Brawn. Você tem de saber o projeto do que vem pela frente. É um regulamento diferente, tem uma série de coisas que influenciam", disse.

Como o Grande Prêmio publicou em primeira-mão, Barrichello assinou contrato com a Williams para a temporada de 2010 da F1.

Perguntado sobre o assunto, declarou que "só posso dizer que esse fim de semana foi de surpresas boas". Diante da insistência na questão, um convidado comentou que ele ficou sem-graça e "vermelho". E eis que Rubens mudou de tom: "Minha mulher sempre diz que eu não consigo mentir". Quando o tópico foi retomado em outra parte do programa, soltou: "Pode chamar o intervalo agora?"