quinta-feira, julho 30, 2009


Lula sanciona lei de presunção da paternidade

Homem que se recusar a fazer teste de DNA terá paternidade presumida.Raciocínio já era jurisprudência em tribunais.
Do G1, em Brasília


O presidente Lula sancionou sem vetos nesta quinta-feira (30) lei que estabelece a presunção de paternidade nos casos em que o suposto pai se recusar a fazer o exame de DNA.

“A recusa do réu em se submeter ao exame do código genético (DNA) gerará a presunção da paternidade a ser apreciada em conjunto com o contexto probatório”, diz o parágrafo que estabelece a presunção.

A nova lei prevê ainda que "na ação de investigação de paternidade, todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, serão hábeis para provar a verdade dos fatos". A presunção de paternidade em caso de recusa do exame já era praxe em decisões judiciais. Em maio, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a usar o mesmo raciocínio para a mãe que se recusa a submeter o filho ao exame. Na ocasião, o tribunal decidiu que o reconhecimento de paternidade será negado quando a mãe não aceitar colher o material genético da criança.

Inep divulga simulado do Enem; consulte


Redação com Agência Brasil

Este artigo segue as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

BRASÍLIA - Os 4,5 milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem conhecer nesta quinta-feira como será a prova do novo modelo de seleção para a maioria das universidades federais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou à meia-noite um simulado com 40 questões-modelo em sua página na internet. Pelo menos 48 das 55 universidades federais utilizarão a nota do Enem em alguma etapa de seleção.

- Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

- Prova de Matemática

- Prova de Linguagens e Códigos

- Prova de Ciências Humanas

O simulado tem 10 questões para cada uma das quatro áreas avaliadas: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos e matemática. “O objetivo é que os alunos tenham uma ideia do tipo de questões que encontrarão no Enem e possam se preparar melhor para as mudanças”, disse o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.

A grande diferença entre as questões de edições anteriores do Enem e as da nova prova será o grau de dificuldade, segundo Fernandes. Antes, o exame era considerado mais fácil que os vestibulares das universidades mais concorridas.

Assim como na prova, que será aplicada nos dias 3 e 4 de outubro, cada questão tem cinco alternativas, com apenas uma resposta correta. De acordo com o Inep, se o estudante deixar uma questão em branco, o sistema de correção identificará a ausência de resposta como erro.

Junto com o simulado, o Inep também divulga o gabarito, com as respostas corretas das questões. No entanto, os estudantes não poderão simular a nota que tirariam na prova, porque o simulado tem menos questões, e porque o cálculo final não levará em conta apenas a quantidade de acertos, mas informações como o grau de dificuldade da resposta acertada e a combinação de itens acertados no exame inteiro.

“Dá para ter uma noção do desempenho, mas não dá para dizer qual será a nota. A tendência é que quem acertar mais questões, terá notas maiores, mas isso não irá acontecer necessariamente.”

A metodologia utilizada será a Teoria de Resposta ao Item (TRI), na qual as notas não seguem o padrão tradicional em que o número de acertos corresponde à nota final. Os resultados são estruturados numa escala de proficiência. Um estudante que acertar 50 questões, por exemplo, pode ter nota menor que um colega que acertar 45, dependendo do grau de dificuldade dos itens marcados corretamente.

“Ela [a metodologia] olha não só o número de acertos, mas que item que [o candidato] acertou: se era mais fácil, mais difícil. Além disso, tenta controlar outras características, como o acerto ao acaso. É um modelo muito mais refinado para apurar o desempenho dos estudantes”, explicou Fernandes.

Mais simulados poderão ser divulgados pelo Inep antes da realização das provas em outubro. A prova do Enem terá 180 questões, 45 para cada área de avaliação. Além das questões de múltipla escolha, os estudantes também farão uma redação. Os resultados das provas serão divulgados no dia 4 de dezembro, e a nota da redação no dia 8 de janeiro de 2010. No site do Inep.

César Cielo fatura ouro e quebra recorde mundial nos 100m livre
Cielo nadou a prova em 46s91 e estabeleceu a nova marca mundial na tarde desta quinta-feira na capital italiana

Redação iG Esporte


ROMA (Itália) - O brasileiro César Cielo faturou o ouro e ainda quebrou o recorde mundial na final dos 100m livre no torneio de natação do Mundial de Esportes Aquáticos, que é disputado em Roma, na Itália. Nesta quinta-feira, ele nadou a prova em 46s91. A prata foi para Alain Bernard, da França, com o tempo de 47s12. Para completar o pódio, o bronze ficou com Frederick Bousquet, também da França, que fez a prova em 47s25.

Logo depois de deixar a piscina, o novo campeão e recordista mundial disse que nadou um pouco acima do tempo que esperava, mas não está decepcionado com isso. "Era 46s89 [o tempo que tinha exposto em seu quarto], mas foi sensacional. São dois anos para dar um salto na carreira. Ganhar ouro para o Brasil não tem coisa melhor. É um sonho a ser realizado, é difícil falar", falou César Cielo ao canal de TV Sportv.

O brasileiro também comentou que estava exausto após a conquista. "Estou doendo muito agora, fica difícil até de pensar, minha perna tá doendo bastante. Valeu a pena tudo. É emocionante ver a bandeira do Brasil lá em cima no pódio", disse.

Ele ainda lembrou o Pinheiros, equipe que defende na capital paulista, e a Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos. "Quero agradecer ao clube Pinheiros pelo investimento, que é alto mas vale. E agradecer à CBDA também. No passado eu falei, mas fizeram tudo certinho neste ano", completou.


Assim como em Pequim, Cielo chorou ao
ouvir o hino brasileiro no pódio


Desempenho no Mundial
Cesar Cielo já havia ficado entre os primeiros colocados nas eliminatórias disputadas na manhã de quarta-feira. Depois de segurar o ritmo e passar apenas com o oitavo tempo (47s98) para as semifinais , o brasileiro foi o segundo colocado na bateria que valia a vaga para decisão. Cielo fez o tempo de 47s48. À sua frente, apenas o campeão olímpico Alain Bernard, com 47s27.

O brasileiro não teve a concorrência de Michael Phelps nesta final no Mundial de Esportes Aquáticos em Roma. O norte-americano desistiu de tentar índice nas seletivas nos Estados Unidos porque estava com torcicolo. Mesmo fora da briga, Phelps foi para a piscina e acompanhou as provas do dia das arquibancadas. Outro rival de peso, o australiano Eamon Sullivan, também não participou da disputa na Itália.

O ouro foi a primeira medalha de César Cielo no Mundial. Na primeira prova do nadador em Roma, ele abriu o revezamento 4x100m no final de semana, marcou o tempo de 47s09, mas o Brasil acabou fora do pódio, com o quarto lugar.

Cielo é favorito nos 50m livre
Cielo escreveu seu nome na história na natação com o desempenho nos Jogos Olímpicos de Pequim. Além do bronze nos 100m livre, ele foi o primeiro brasileiro a conseguir uma medalha de ouro em Olimpíadas. O nadador faturou o primeiro lugar no pódio nos 50m livre, sua especialidade. No Mundial em Roma, ele vai nadar as eliminatórias dessa prova na manhã de sexta-feira. Se conseguir o tempo, vai para a briga por mais uma medalha na tarde de sábado.

Nicolas Oliveira é oitavo
Nicolas Oliveira, o outro brasileiro na final do 100m livre no Mundial de Esportes Aquáticos não teve um bom desempenho. Depois de surpreender e se classificar para a final com o quarto tempo, o brasileiro ficou com o oitavo lugar na decisão, com o tempo de 48s01.


César Cielo comemora ouro no Mundial em Roma

quarta-feira, julho 29, 2009

Competência e resultados

Em uma cidade do interior, viviam duas mulheres que tinham o mesmo nome: Marta
Uma era freira e a outra, taxista. Quis o destino que morressem no mesmo dia.
Quando chegaram ao céu, São Pedro esperava-as.
- O teu nome?
- Marta
- A freira?
- Não, a taxista.
São Pedro consulta as suas notas e diz:
- Bem, ganhastes o paraíso.
Leva esta túnica com fios de ouro.
- Pode entrar. Próxima...:
- O teu nome?
- Marta
- A freira?
- Sim, eu mesma.
- Bem, ganhastes o paraíso.
Leva esta túnica de linho.
Pode entrar.
A religiosa diz:
- Desculpe, mas deve haver engano.
- Eu sou Marta, a freira!
- Sim, minha filha, e ganhastes o paraíso. Leva esta túnica de linho...
- Não pode ser! Eu conheço a outra, Senhor.
Era taxista, vivia na minha cidade e era um desastre!
Subia as calçadas, batia com o carro todos os dias, conduzia pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e repreensões dos policiais.
E quanto a mim, passei 65 anos pregando todos os domingos na paróquia. Como é que ela recebe a túnica com fios de ouro e eu esta?
- Não há nenhum engano
- diz São Pedro.
É que, aqui no céu, adotamos uma gestão mais profissional do que a de vocês lá na Terra...
- Não entendo!
- Eu explico:
Já ouviu falar de Gestão de Resultados?
Agora nos orientamos por objetivos, e observamos que nos últimos anos, cada vez que tú pregavas, as pessoas dormiam. E cada vez que ela conduzia o táxi, as pessoas rezavam!! Resultado é o que importa! Até no Céu já estamos aplicando o Gerenciamento de Competência e Resultados...
(Blog do assuvale)

terça-feira, julho 28, 2009

Polícia do Senado não consegue localizar Agaciel para dar continuidade a inquérito

Investigação sobre nomeação indevida será prorrogada por 60 dias.
Denúncia foi apresentada pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Robson Bonin Do G1, em Brasília

Agaciel Maia (c) recebeu apoio de funcionários após deixar cargo da diretoria do Senado em março (Foto: Roosewelt Pinheiro / Agência Brasil)

A Polícia Legislativa do Senado decidiu nesta terça-feira (28) prorrogar por 60 dias o inquérito que investiga o ex- diretor-geral da Casa Agaciel Maia. Como o servidor desfruta de licença prêmio há 33 dias, os agentes não conseguem encontrá-lo para colher assinaturas que possibilitariam a realização de uma perícia, necessária à conclusão dos trabalhos.


Agaciel é acusado de supostamente ter utilizado uma vaga no gabinete do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) para nomear uma funcionária indevidamente. A denúncia contra o ex-diretor-geral foi apresentada no dia 24 de junho pelo próprio Demóstenes. Em 2007, Agaciel nomeou Lia Raquel Vaz de Souza para trabalhar no gabinete do senador do DEM, transferindo-a depois para o quadro de assessores do senador Delcídio Amaral (PT-MS). Nomeada por meio de ato secreto, Lia seria filha de um aliado de Agaciel no Senado.

Em depoimento no dia 2 de julho, os policiais apresentaram a Agaciel uma relação de três atos de nomeação e exoneração supostamente assinados por ele. Segundo a polícia, Agaciel não reconheceu a assinatura.

Para determinar o indiciamento de Agaciel, os investigadores responsáveis pelo inquérito consideravam que as assinaturas dele nos requerimentos de nomeação e exoneração de Lia já constituiriam provas para fundamentar a decisão e que a perícia seria desnecessária. Mas, como Agaciel negou a autenticidade dos atos, a Procuradoria da República no Distrito Federal aconselhou os agentes a realizar a perícia sobre as assinaturas.

Segundo a Polícia do Senado, o próprio Agaciel se comprometeu participar da perícia em suas assinaturas, mas, desde que saiu de férias, o servidor não consegue ser localizado, o que impede a continuidade das investigações contra ele.
Ainda nesta terça-feira, os agentes devem analisar se recomendam o indiciamento de Agaciel ou se aguardam a realização da perícia. Segundo a polícia, o ex-diretor-geral pode ser indiciado mesmo sem a conclusão dos trabalhos. A Polícia do Senado vai solicitar a prorrogação do inquérito ao Ministério Público Federal.

O ex-diretor Agaciel Maia pediu licença, por um período de 90 dias, no dia 25 de junho. Nesse tempo, ele afirmou que iria se dedicar à preparação de sua defesa no caso dos atos secretos. O G1 tentou localizar Agaciel por telefone e ainda aguarda que o ex-diretor retorne o recado deixado em seu celular.

segunda-feira, julho 27, 2009

Segundo maior prêmio da Mega-Sena sai para bolão de empresa no Rio de Janeiro

Um grupo de 38 colegas de trabalho ganhou o segundo maior prêmio da história da Mega-Sena. Os R$ 55,8 milhões foram para um bolão feito em uma lotérica de um shopping no Rio de Janeiro.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o grupo de ganhadores é formado por empregados de todos os níveis de uma mesma empresa, desde a faxineira até os diretores. O bolão fez 408 jogos de seis dezenas e os números da aposta vencedora foram escolhidos por uma empregada da área administrativa, que ganha atualmente um salário mínimo.

De acordo com a Caixa, como a participação no bolão foi feita por cotas, que podem ir de uma a 50, os membros do grupo vencedor podem receber um prêmio que vai de R$ 137.000 a R$ 6.900.000, segundo a cota adquirida.

A Caixa Econômica Federal divulgou na noite deste sábado (25) as dezenas sorteadas no concurso 1.094, estimado em R$ 56 milhões, o maior do ano.

O sorteio foi realizado em Currais Novos (RN).

Confira os números sorteados:

09 - 10 - 21 - 36 - 41 - 48

Aplicados na poupança, os R$ 56 milhões podem render, mensalmente, cerca de R$ 392 mil.

O próximo sorteio da Mega-Sena vai ser realizado na quarta-feira, dia 29, às 20h, em Rio Branco (AC). A estimativa de prêmio é de R$ 25 milhões

sexta-feira, julho 24, 2009

Cercado de artistas, Lula lança Vale Cultura em São Paulo em busca de "revolução"

Marco Tomazzoni

SÃO PAULO – Um grande espetáculo serviu como plataforma para o lançamento do Vale Cultura na noite desta quinta-feira (23), no Teatro Raul Cortez, em São Paulo, na presença do presidente Lula, que assinou o documento que oficializa o envio do projeto de lei ao Congresso Nacional. O benefício, no valor de R$ 50, vai funcionar nos mesmos moldes dos vales-transporte e refeição e conta com apoio maciço da classe artística: Fafá de Belém, a coreógrafa Deborah Colker, Bruna Lombardi, Claudia Abreu, o cineasta Cacá Diegues e o clã Barreto – Luiz Carlos, Lucy e o filho, o diretor Bruno Barreto – foram apenas alguns dos presentes na cerimônia.

Tanto entusiasmo se deve ao possível impacto econômico que a medida terá no setor. A previsão do Ministério da Cultura (MinC) é que a adoção do vale injete na indústria cultural cerca de R$ 600 milhões por mês, o equivalente a estrondosos R$ 7,2 bilhões por ano, utilizados na compra de livros, CDs, DVDs, ingressos de cinema, teatro, museus e shows. Conforme o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o benefício não só deve trazer um incremento à renda dos artistas, como vai gerar um aumento nos postos de trabalho na área cultural. “Onde houver trabalhadores demandando cultura, haverá uma ampliação da oferta de emprego, gerando microeconomias nessas regiões”, apontou.

Esforçando-se para ser plural, a cerimônia reuniu artistas de diversas etnias e regiões do Brasil. Chico César, Roberta Sá, Tetê Espíndola, Vitor Ramil e Pinduca se apresentaram acompanhados e sozinhos, além de ter a companhia de um coral indígena, dançarinos e um grupo folclórico do Espírito Santo. Isso sem contar a participação do cineasta Eryk Rocha (filho de Gláuber), no palco para filmar ao vivo as apresentações. No encerramento, todos cantaram juntos a música “Comida”, dos Titãs – os versos “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte” têm sido usados à exaustão para ilustrar como a cultura é um “bem fundamental na cesta básica do brasileiro”, como diz Ferreira.

O Vale Cultura será concedido através de um cartão magnético, em um mecanismo similar aos outros vales, e será aceito apenas em redes credenciadas, cadastradas junto ao MinC. Se não utilizar todo o crédito de uma vez, o trabalhador pode usar o saldo restante no mês seguinte. O foco do programa são funcionários que ganham até cinco salários mínimos, o que, segundo dados da Receita Federal, deve abranger 12 milhões de pessoas. O empregado contribui com 10% do valor do vale, o equivalente a R$ 5 por mês. Os 90% restantes ficam por conta da empresa, que terá o benefício fiscal de abater com este gasto até 1% do imposto de renda.

Emocionado, Ferreira destacou o lançamento do programa como um “momento histórico”, uma “revolução” para colocar a cultura no centro do desenvolvimento do País. O ministro fez questão de reconhecer os pioneiros do projeto – o diplomata Sérgio Paulo Rouanet e o ex-ministro Gilberto Gil –, que primeiro pensaram nas vantagens da novidade. “Investir no consumo doméstico da família significa que serão gestados novos agentes culturais, novos artistas, criadores e poetas. Em pouco tempo, veremos que o espaço doméstico, até então conectado quase que exclusivamente à televisão, passará a ter também em seu interior outros atrativos.”

quinta-feira, julho 23, 2009

Projeto colaborativo, "Desenrola - O Filme" usa internet como ferramenta e tema

NEUSA BARBOSA
Colaboração para o UOL, do Cineweb
Em vez de questionar as formas de comunicação de jovens e adolescentes, que não largam de seus celulares e se relacionam por meio de comunidades virtuais do tipo Orkut, Myspace e Facebook, a cineasta carioca Rosane Svartman ("Como ser Solteiro", "Mais uma vez Amor") decidiu ir até onde eles estão - ou seja, na web.

  • Juliana Lins e Rosane Svartman na noite de autógrafos do livro "Quando Éramos Virgens"

Assim nasceu "Desenrola - O Filme", que começa a ser rodado no Rio de Janeiro e em Búzios no próximo dia 15, depois de um processo de pré-produção que passou todo pela internet. Uma filosofia de trabalho que vai continuar, aliás, durante as filmagens, até o lançamento nos cinemas, previsto para o verão de 2010.

O roteiro, de Rosane Svartman e Juliana Lins, gira em torno da primeira experiência sexual de uma garota de 16 anos, Priscila (Olívia Torres, uma novata selecionada por testes convocados pela web). O tema já era conhecido de Rosane, que o abordara na série "Quando Éramos Virgens", feita para o canal GNT, em 2006, e no livro de mesmo nome, editado pela Casa da Palavra. "'A série já era o começo desta nossa pesquisa. Constatamos que o jovem não tem um interlocutor claro sobre sexo", analisa a diretora.

Nem todas as etapas dessa pesquisa foram virtuais. A diretora conta que passou os últimos meses visitando escolas de ensino médio, cerca de dez entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Nesse contato direto, o roteiro era lido aos alunos, entre 14 e 18 anos - público-alvo do filme. Eles então assumiam os papeis, debatiam e davam muitos palpites que acabaram incorporados ao roteiro.

A ideia agora é continuar usando o portal do filme para que todos os membros da equipe coloquem ali suas experiências. A porta não está fechada, também, para quem pretenda dar alguma sugestão nos diálogos do filme. "Quem tiver alguma ideia de uma frase, é só mandar. Se for boa, incluímos no filme e damos crédito", promete Rosane.
NOSSA SENHORA DOS AFLITOS ESTÁ DE VOLTA

PRÓXIMO SÁBADO, DIA 25/07, ESTARÁ CHEGANDO A NOSSA CIDADE A IMAGEM RESTAURADA DE NOSSA SANTA MÃE, A SENHORA DOS AFLITOS.
Vamos todos ao posto de combustível Nossa Senhora dos Aflitos, às 17 horas, na entrada da cidade, saudar a nossa padroeira, que volta para casa para abençoar e proteger todos os seus filhos.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 56 milhões no próximo sorteio

O próximo concurso será realizado neste sábado (25).
Confira as dezenas do sorteio número 1.093.

Do G1, em São Paulo

Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio 1.093 da Mega-Sena nesta quarta-feira (22).

Confira os números sorteados:

19 - 23 - 27 - 38 - 41 - 49

O prêmio estimado para o próximo concurso, neste sábado (25), é de R$ 56 milhões, o que representará o maior prêmio do ano e terceiro maior prêmio da história do concurso. Até agora, o maior prêmio de 2009 havia sido sorteado no dia 27 de junho - R$ 55 milhões. Quatro apostas foram sorteadas, recebendo R$ 13,9 milhões cada.

O maior prêmio da história do concurso, R$ 64,9 milhões, foi sorteado em 10 de outubro de 1999. Segundo a Caixa, o valor foi pago a um apostador da Bahia. O segundo maior, de R$ 55,5 milhões, saiu para uma aposta de Joaçaba (SC) e outra em Porto Velho (RO).

De acordo com a Caixa, 299 pessoas acertaram a Quina e vão receber um prêmio de R$ 13.845,47. A Quadra saiu para 18.464 e pagará um prêmio de R$ 320,19.

A instituição arrecadou mais de R$ 70 milhões com o concurso desta quarta.

quarta-feira, julho 22, 2009

Obras para a Copa exigem quase R$ 80 bilhões, segundo municípios e estados

Levantamento do G1 inclui investimentos públicos e privados.
Valor corresponde a mais que o investimento de um ano da Petrobras.

Do G1, em São Paulo

Somam pelo menos R$ 79,4 bilhões os investimentos em obras de infra-estrutura necessários para que o Brasil se coloque em condições de receber a Copa do Mundo em 2014, segundo as administrações públicas dos estados e dos municípios escolhidos como sedes do evento.

A cifra é resultante de levantamento do G1, que solicitou aos governos estaduais e às prefeituras das 12 cidades-sede (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) a relação das obras necessárias até 2014 para a realização de jogos da Copa do Mundo nesses municípios. Parte das administrações públicas enviou informações detalhadas; outra parte, relacionou as obras genericamente.
Para fins de comparação, a soma total obtida com base nas informações de estados e municípios (R$ 79,4 bilhões) é quase 30% superior ao investimento da Petrobras, maior empresa brasileira, no ano passado (R$ 53,8 bilhões, segundo dados da estatal).De acordo o Ministério do Esporte, o governo federal não trabalha com uma estimativa fechada de custo das obras de infra-estrutura para a Copa 2014. No caso dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, o ministério contabilizou um gasto total de R$ 3,3 bilhões, segundo informou a Agência Brasil, do governo federal.
As obras previstas nos 12 municípios contemplam infra-estrutura esportiva, com construção de estádios e centros de treinamento, reforma de aeroportos, projetos de incentivo ao turismo, saneamento básico, energia, saúde, segurança e adequação do sistema de trânsito e transportes às exigências da Fifa, a federação internacional de futebol. No Rio Grande do Norte, os investimentos chegarão a 3 bilhões.

Procurador confirma pedido de quebra de sigilo bancário de Agaciel e Zoghbi

Solicitação foi enviada à PF pelo procurador do DF Gustavo Pessanha.
Divulgação foi feita nesta quarta pelo corregedor do Senado, Romeu Tuma.

Robson Bonin e Diego Abreu Do G1, em Brasília


O ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia (e) e o ex-diretor de RH João Carlos Zoghbi (Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil e José Cruz/Agência Brasil )

O procurador da República no Distrito Federal, Gustavo Pessanha, confirmou nesta quarta-feira (22), por meio da assessoria de imprensa do Ministério Público Federal no DF, que pediu à Polícia Federal no começo de maio a quebra de sigilo bancário dos ex-diretores Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi, envolvidos com o escândalo dos atos secretos no Senado. Durante 14 anos, Agaciel esteve à frente da Diretoria-Geral da Casa, enquanto Zoghbi respondia pela Secretaria de Recursos Humanos da Casa.

A quebra de sigilo até então não havia sido divulgada. Na época, a Procuradoria havia informado que pediu à PF a abertura de inquérito para investigar ambos. Nesta quarta, a assessoria informou que a solicitação da quebra de sigilo bancário foi encaminhada junto com o pedido de investigação. Como o processo está em segredo de Justiça, o procurador não passou mais detalhes sobre o caso.

Por telefone, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, responsável pela defesa de Zoghbi, afirmou ao G1 que a quebra de sigilo bancário é boa para o ex-diretor de Recursos Humanos. "Essa quebra é muito boa. Ela vai mostrar que ele (Zoghbi) não recebeu recursos irregulares do Senado. Vai servir para provar que só existe dinheiro de pagamento oficial na conta", disse Castro, que admitiu desconhecer a medida adotada pelo procurador-regional em maio. O ex-diretor-geral Agaciel Maia não foi localizado para comentar o caso.

A informação sobre a quebra de sigilo dos ex-diretores veio à tona nesta quarta, depois de o corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), ter tratado do assunto com o novo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que assumiu o cargo nesta manhã.

Tuma chegou a afirmar que teria sido o próprio Gurgel o responsável pela quebra dos sigilos de Agaciel e Zoghbi. “O procurador-geral me deu um documento com as solicitações que fez das quebras de sigilos para apurar toda a parte de movimentação financeira de todas as áreas que possam vincular qualquer ato ilícito que pode ter dado prejuízo ao Congresso”, declarou o corregedor.

Oficialmente, a Procuradoria-Geral da República afirma que não é atribuição do procurador-geral pedir a quebra de sigilo de Agaciel e Zoghbi, uma vez que eles não têm foro privilegiado e que o caso está vinculado à Procuradoria da República no Distrito Federal. Daí o motivo pelo qual foi o próprio procurador-regional, Gustavo Pessanha, o autor do pedido.

Questionado sobre a possível inclusão dos sigilos do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), Tuma disse que a abertura das movimentações financeiras dizia respeito apenas a Agaciel e Zoghbi. “Sei que, dos dois funcionários que já estão indiciados, ele está pedindo (a quebra de sigilo). Ele não vai pedir do Sarney porque até agora não apareceu nenhum ato de movimentação financeira que possa incorporar qualquer procedimento de investigação”, sustentou.

Clínica do médico de Michael Jackson é vasculhada pela polícia

22/07 - 15:20 - BBC Brasil

Agentes da DEA (a agência antidrogas americana) realizaram uma operação de buscas na clínica de Conrad Murray, médico de Michael Jackson, em Houston. Uma porta-voz do médico disse à BBC que a operação era "uma surpresa para nós e foi uma surpresa para os advogados (do médico)".

AP/Houston Chronicle

O médico Conrad Murray, em foto de arquivo

Murray estava na casa do cantor e tentou ressuscitá-lo antes da morte de Jackson, no dia 25 de junho.

O advogado de Murray, Edward Chernoff, já havia afirmado que seu cliente estava ajudando na investigação da polícia. Chernoff disse que os investigadores pediram mais registros médicos além dos que já tinham sido fornecidos por Murray.

"O legista quer esclarecer a causa da morte; nós também temos este objetivo", afirmou Chernoff em uma declaração divulgada na página de seu escritório de advocacia na internet na terça-feira.

Analgésicos

Poucos dias depois da morte de Michael Jackson, Chernoff negou que Murray tivesse dado analgésicos que poderiam ter contribuído para a morte do cantor.

O advogado acrescentou que qualquer medicamento que possa ter sido dado a Jackson foi apenas para tratar um problema de saúde específico.

Ele afirmou que o cantor ainda tinha pulso, fraco, e estava quente quando Murray o encontrou na cama. "Ele tinha acabado de encontrá-lo na cama e ele não estava respirando", disse Chernoff a respeito de seu cliente.

Os paramédicos foram chamados até a mansão de Michael Jackson em Los Angeles enquanto Murray fazia massagem cardíaca, de acordo com uma gravação de uma ligação telefônica para o serviço de emergência.

A declaração de Chernoff divulgada na terça-feira também afirma que Murray tem sido alvo dos fãs do cantor que estão inconformados com a morte de Jackson.

"Murray foi o último médico a ver (o cantor) quando Michael Jackson morreu e parece que toda a fúria está dirigida contra ele", afirmou o advogado. "Murray está frustrado com as informações negativas e muitas vezes erradas da imprensa, ele precisa de um guarda-costas 24 horas por dia."

"Ele não pode trabalhar. Ele não pode ir ao trabalho, pois ele é assediado onde quer que vá", acrescentou.

segunda-feira, julho 20, 2009

Avião com grupo Skank sofre pane durante voo em MG

Grupo tocou sábado (18) na cidade de Capelinha; músicos passam bem.
Empresa de táxi aéreo informou que cedeu nova aeronave para a banda.

Do G1, em São Paulo

Integrantes da banda mineira Skank. (Foto: Divulgação)

Os integrantes do grupo Skank tiveram de trocar a aeronave logo após a decolagem, na manhã de domingo (19), em Minas Gerais. O avião em que os músicos estavam sofreu uma pane, segundo informações da Líder Táxi Aéreo, empresa responsável pelo transporte dos músicos no momento do incidente.

De acordo com a assessoria de imprensa da banda, o Skank fez um show em Capelinha, no inteiror de Minas Gerais, na noite de sábado (18). Quando os artistas decolaram, no domingo (19) de manhã, rumo a Belo Horizonte, a porta da aeronave se descolou e caiu aos cinco minutos de voo.

A cabine sofreu despressurização e o piloto teve de fazer um pouso de emergência no mesmo local de onde o avião tinha decolado, em uma fazenda em Capelinha. Ainda segundo a assessoria do grupo, os integrantes do Skank estão tranquilos e passam bem.

A assessoria de imprensa da empresa disse que a Líder Táxi Aéreo não vai se pronunciar sobre o caso e informou que uma nova aeronave foi fornecida para os músicos, que seguiram viagem após o problema.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda não divulgou informações sobre as condições da aeronave.

NOTÍCIA TRISTE

Faleceu hoje, dia 20 de julho, a mãe do nosso estimado professor Genaldo.
Sabemos que não existem palavras suficientes para confortar alguém que acaba de perder a mãe, mas desejamos a ele muita fé neste momento tão difícil.
Que Deus o conforte em seu imenso amor. Que a alma de sua doce mãe descanse em paz ao lado do Criador.

Apollo 11 40 anos: Um Grande Salto para a Humanidade!

Apolo 11

A chegada do Homem à Lua foi sem sombra de dúvida uma das maiores conquistas concebidas pelo engenho humano. Foi a coroação de uma história repleta de descobertas e experimentos que começou com os chineses há mais de 700 anos e continua até os dias de hoje com as fantásticas missões que nos fascinam cada vez mais.

Depois de Armstrong e Aldrin, apenas 10 homens tiveram o privilégio de colocar os pés na Lua e caminhar em sua superfície, mas as lições deixadas pelo Projeto Apollo mostram que são os sonhos que impulsionam os Homens e nos fazem ir muito mais além.

De 1969 para cá muita coisa mudou.

Em 1969 não se imaginava que as naves Voyager existiriam e até ultrapassariam os limites do Sistema Solar, nem que mais de 200 planetas além do nosso Sol seriam descobertos em tão pouco tempo. Também era impensado que uma Estação Espacial seria construída com a colaboração de duas nações até então inimigas e imaginar que a China seria uma potência espacial era algo completamente fora de cogitação.

Realmente, de lá para cá muita coisa mudou, mas aquela vontade de ir um pouco mais além parece que não deixa mesmo os homens sossegados. Vira e mexe tem sempre uma sonda indo até Júpiter, Saturno e Plutão, mas a impensada colonização de Marte ainda continua sendo apenas um grande sonho. Um sonho? Mas afinal, não é disso que precisamos?

Parabéns Apollo 11 !

Professores ficam milionários... na Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, onde a população é obcecada pela educação, professores viram celebridades e chegam a ficar milionários.

Os mestres chegam a ganhar até 4 milhões de dólares por ano.

Lá, sim, vale a pena ser professor.

ProUni abre 2ª etapa de inscrições para seleção de bolsas do segundo semestre

O Ministério da Educação realiza até o próximo dia 24 a 2ª etapa de inscrições para a seleção do 2º semestre de 2009 do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Os pedidos devem ser feitas exclusivamente na página do programa.

O primeiro passo para se candidatar a uma bolsa do programa é ter feito a edição 2008 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com uma média mínima de 45 pontos (média aritmética da nota da prova objetiva e da redação). É necessário comprovar renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos, além de preencher pelo menos um dos requisitos abaixo:

♦ ter cursado o ensino médio em escola pública, ou
♦ ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral ou,
♦ ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
♦ ser pessoa com deficiência, ou
♦ ser professor da rede pública de ensino básico, sendo parte do quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher as opções de cursos, habilitações, turnos ou instituições de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil sócio-econômico. A ficha de inscrição válida para efeito da pré-seleção é aquela com as últimas alterações efetuadas pelo estudante.

A lista de pré-classificados será divulgada no dia 28 deste mês.
(Do ig.)

domingo, julho 19, 2009

Decisão sigilosa efetivou 82 servidores do Senado sem concurso, diz jornal

Desde 1988, contratações de servidores exigem concurso público.
Entretanto, ex-estagiários foram secretamente nomeados em 1992.

Da Agência Estado

Uma decisão guardada até hoje sob sigilo transformou 82 estagiários da gráfica do Senado em servidores públicos federais em 1992, quatro anos depois da promulgação da Constituição, que proíbe, desde 1988, nomeações sem concurso público, segundo reportagem publicada neste domingo (19) pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Na época, Agaciel Maia era o diretor-executivo do chamado Centro Gráfico. A manobra ocorreu três anos antes de ele assumir a diretoria-geral, cargo que deixou em março.

Dezessete anos depois, esses funcionários cresceram profissionalmente, muitos viraram chefes, outros foram trabalhar em gabinetes de senadores e alguns até já se aposentaram, segundo a relação de servidores obtida pelo jornal. Alguns aceitaram conversar, sob condição de anonimato, e confirmaram a efetivação em 1992.

Ofício sem número

A reportagem localizou ainda nos arquivos do Senado um ofício (sem número), assinado pelo então presidente e hoje deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) no dia 1º de novembro de 1991, autorizando Agaciel a efetivar esses estagiários a partir de janeiro seguinte.

Benevides diz não se lembrar da medida. Na sexta à tarde, a reportagem procurou Agaciel Maia, mas ele não atendeu aos telefonemas. Um recado foi deixado, mas nenhuma resposta foi dada até o fechamento da edição.

Essa transformação de vaga de estágio em cargo efetivo permaneceu até hoje nas gavetas do Senado. Sua descoberta ocorreu na sexta-feira e causou espanto no primeiro escalão administrativo. A revelação é fruto de investigação interna aberta depois que o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), levantou a suspeita da tribuna no dia 6.

"Há denúncias de nomeações ilegais que teriam sido praticadas pelo então diretor da gráfica", disse o tucano, que apresentou naquele dia um requerimento à Primeira Secretaria, pedindo explicações. A resposta será entregue ao primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), até terça-feira (21) e confirmará que 82 estagiários foram transformados em servidores públicos em janeiro de 1992.

sábado, julho 18, 2009

José bem poderia servir-se do recesso para ler ‘José’

Envolto numa realidade cada vez mais inacreditável, Sarney deveria dedicar um naco de seu recesso parlamentar à leitura de Drummond. Recomenda-se o poema abaixo:

José

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio, - e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse....
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja do galope,
você marcha, José!
José, para onde?


Do blog de Josias de Souza

-PS.: Ilustração de Genin, via Brazil Cartoon.

Tráfico!

Via Correio Popular.

MEGA-SENA ACUMULA


A Caixa Econômica Federal sorteou, neste sábado, em Crato, no Ceará, as seis dezenas do concurso 1092 da Mega-Sena.

Os números sorteados foram 01 - 09 - 30 - 33 - 34 - 40. NINGUÉM ACERTOU AS SEIS DEZENAS.

PRÊMIO ACUMULADO para o próximo concurso deve ser de R$ 45 milhões.



SIMULADO da EEAC - segunda e terça

Segunda - DIA 20 DE JULHO: PORTUGUÊS, INGLÊS, BIOLOGIA, FÍSICA E REDAÇÃO.

Terça - DIA 21 DE JULHO: MATEMÁTICA, QUÍMICA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA.

sexta-feira, julho 17, 2009

MEC prorroga inscrições para Enem até o próximo domingo

Congestionamento no site da Inep dificultou acesso de diversas pessoas; até quinta 3,7 milhões de pessoas estavam inscritas

Da Redação, com Agência Brasil

O Ministério da Educação e Cultura informou que o período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado até às 23h59 do próximo domingo (19). Diversas pessoas tiveram dificuldades de entrar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) devido ao alto volume de acessos simultâneos nesta sexta-feira (17) que seria o último dia para inscrições, inicialmente.

Os inscritos poderão pagar a taxa de inscrição até quarta-feira (22).Até esse mesmo dia é possível obter um novo boleto por meio do sistema de acompanhamento de inscrição.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 284 mil inscrições somente na última quarta-feira (15), número recorde desde o início dos cadastramentos. Até quinta-feira (16), 3,7 milhões de alunos se cadastraram para participar do exame. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site do Enem.

O ritmo das inscrições voltou a crescer na última semana, após um período de queda. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, chegou a contabilizar 1 milhão de inscritos apenas nos primeiros cinco dias. Mas, no último fim de semana, por exemplo, a média foi de 36 mil registros por dia. A estimativa do órgão é que o Enem tenha 7 milhões de participantes.

A partir de 2009, o exame servirá como forma de ingresso para pelo menos 40 das 55 universidades federais que aderiram à proposta de unificação dos vestibulares do Ministério da Educação (MEC).

A prova também é obrigatória para quem quer concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), que custeia, total ou parcialmente, a mensalidade de alunos carentes em cursos privados de ensino superior. Os alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição do Enem. Já os que estudam na rede privada devem imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária.

O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h, com 180 questões de múltipla escolha. No sábado, primeiro dia de exame, as provas serão de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo, haverá provas em linguagens e códigos, matemática e redação. Os resultados serão divulgados na segunda quinzena de janeiro de 2010.

quinta-feira, julho 16, 2009

Diário Oficial publica anulação de atos secretos

Medida foi tomada por presidente do Senado, José Sarney.
Comissão terá 30 dias para analisar se determinados atos serão anulados.

Robson Bonin Do G1, em Brasília

Três dias após o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ter anunciado a decisão de anular todos os 663 atos secretos da gestão do ex-diretor-geral Agaciel Maia, o ato assinado por ele foi publicado no Diário Oficial da União. Impressa à página 74, a medida reproduz dois artigos. O primeiro declara a nulidade e o segundo determina a constituição de uma comissão para, em 30 dias, analisar os efeitos da medida adotada por Sarney.

Já atos secretos como o que ampliou o número de assessores nos gabinetes dos senadores ou o que estabeleceu em R$ 20 o valor do vale-refeição de cinco mil servidores terceirizados da Casa vão continuar valendo até que a comissão criada por Sarney avalie a possível anulação.

Desde segunda-feira (13), quando anunciou a intenção de anular os atos secretos, o presidente do Senado vem sendo pressionado a publicar a decisão no Diário Oficial da União, como forma de conferir validade ao ato. Apesar de Sarney ter garantido que a sua decisão suspende os efeitos de todos os atos não publicados durante os últimos 14 anos, nesta quarta-feira (15), o advogado-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, afirmou que apenas parte das medidas perde validade nesta quinta.

“Nem todos os efeitos (em relação à anulação dos atos secretos) vão ser imediatos. A comissão criada para analisar os atos vai verificar os efeitos dessa decisão em 30 dias”, afirmou Mello.

A decisão de anular os atos foi anunciada por Sarney na segunda-feira (13) e teria, segundo ele, efeito imediato. A Consultoria Legislativa da Casa, no entanto, afirmou que a nulidade seria decidia ao longo de 30 dias, período em que todos os atos secretos seriam analisados. Questionado, Sarney manteve a afirmação de que todos os atos não publicados seriam anulados "a partir da publicação" de sua decisão.

Segundo Mello, o ato assinado por Sarney foi publicado por acidente no boletim interno da Casa na noite desta terça-feira (14). “Mas o que vale é a data de publicação do Diário Oficial da União”, explicou.

Mello disse ainda que o Senado deve divulgar ainda nesta semana uma relação de servidores que foram nomeados e exonerados por meio de atos secretos. Funcionários que ainda estiverem trabalhando serão desligados da estrutura da Casa.

Derrota do Cruzeiro reforça Brasil como "rei do vice" na Libertadores
JOSÉ RICARDO LEITE
da Folha Online

O revés do Cruzeiro por 2 a 1 diante do Estudiantes, em pleno estádio do Mineirão, na noite de quarta-feira, reforçou ainda mais o Brasil como o "rei do vice-campeonato" na Taça Libertadores da América.

No total das 50 edições do mais tradicional torneio interclubes da América do Sul, os times brasileiros foram vice-campeões em 15 oportunidades, o que corresponde a 30% das disputas.

Esta é a quinta vez seguida que uma equipe brasileira fica com o vice-campeonato. No entanto, em duas oportunidades isso aconteceu em finais caseiras --em 2005, o São Paulo bateu o Atlético-PR, para no ano seguinte cair diante do Internacional na final.

Em 2007, o Grêmio foi derrotado na final pelo Boca Juniors. No ano passado, o Fluminense perdeu para a LDU, do Equador.

O Cruzeiro, com a edição de 2009, obteve o seu segundo vice-campeonato --já havia sido em 77, após perder para o Boca Juniors. São Paulo e Palmeiras são os clubes que mais ficaram na segunda colocação, com três vezes cada.

Além de São Paulo (1974, 1994 e 2006), Palmeiras (1961, 1968 e 2000), Cruzeiro (1977 e 2009), Fluminense (2008) e Atlético-PR (2005), foram ainda vice-campeões da Libertadores Grêmio (1984 e 2007), Internacional (1980), São Caetano (2002) e Santos (2003).

A Argentina aparece em segundo lugar no "ranking de vices", com oito. Os uruguaios têm sete, mesmo número que os clubes da Colômbia.

quarta-feira, julho 15, 2009

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 38 milhões

146 bilhetes acertaram cinco números e vão receber R$ 18.821,58.
Outras 12.471 apostas acertaram a quadra e vão receber R$ 314,78.

Do G1, em São Paulo

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (15), para o concurso número 1.091 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados:

17 - 23 - 24 - 27 - 49 - 56


Segundo a Caixa, 146 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 18.821,58.

Outras 12.471 apostas acertaram a quadra e cada uma receberá R$ 314,78.

Segundo a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é R$ 38 milhões.

Maior premiação

O maior prêmio da história foi pago para um apostador de Salvador (BA), em outubro de 1999. Ele ganhou R$ 64,9 milhões.
Romário acerta pendências com a ex-mulher e é liberado pela Justiça
Atacante devia pensão alimentícia e ficou detido na delegacia desde o final da tarde de terça-feira

Redação iG Esporte

RIO DE JANEIRO – O ex-jogador Romário acertou a pendência que tinha com a ex-mulher, Mônica Santoro, e foi liberado pela Justiça na tarde desta quarta-feira. Ele estava detido desde terça, acusado de não pagar a pensão alimentícia da ex-esposa.

Durante a tarde desta quarta, Romário esteve no Fórum da Barra da Tijuca para uma audiência na qual foram acertadas as pendências. O advogado de Mônica Santoro confirmou o pagamento da dívida e disse que o impasse está definitivamente solucionado.

A imprensa foi proibida de entrar no Fórum. enquanto durou a audiência. Tanto na saída da delegacia quanto na saída do Fórum, o Romário sorriu para repórteres e fotógrafos, mas ele, a filha Moniquinha e a ex-mulher saíram sem dar entrevistas.

Apenas um funcionário do Fórum da Barra, que teve acesso à audiência, deu alguma informação. "A Moniquinha estava muito emocionada e chorou durante a audiência".

O caso

Romário foi detido em sua casa em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, na tarde de terça-feira, e encaminhado à delegacia. A dívida do tetracampeão, segundo o mandado de prisão, era de R$ 89.641,44.

O ex-craque, que atualmente é dirigente do América-RJ, ficou na delegacia desde 17h30 de terça, numa cela com outros dois detentos também presos por não pagar pensão alimentícia. De acordo com os policiais, ele não recebeu tratamento diferenciado, dormiu pouco e passou quase toda a noite conversando.

Na terça-feira à noite, a polícia proibiu a entrada de uma porção de churrasco encomendada por amigos do ex-jogador. "Ele vai comer a mesma coisa que os demais, não tem diferença", disse o delegado.

Esta não é a primeira vez que o Baixinho se vê envolvido em problemas com a Justiça por causa do não pagamento de pensão alimentícia. Em 2004, Romário foi detido pelo mesmo motivo por causa de uma ação movida também por Mônica Santoro.

Quem esperma sempre alcança

BBC Brasil - IVAN LESSA

A ciência não pode parar. Ela vive correndo.

Como se disputasse uma maratona com a humanidade. Não há dia que passe que a ciência não dê mais uma corridinha em direção... em direção a quê? Não se sabe. Pouco importa.

Como nas maratonas e outros esportes, o importante é competir. Lá está ela de novo se preparando para mais uma volta olímpica. Desta vez, foram ao busílis da coisa. Estão mexendo com aquilo que, desde o primeiro filme do monstro criado pelo Dr. Frankenstein, ficou provado, para qualquer cinéfilo ou mero espectador interessado, ser mais do que desaconselhável: tentar criar vida artificial. Corrijo-me, vida de verdade. Vida pra valer. De artificial, bastam as flores e frutas que pessoas pobres e de gosto dúbio gostam de botar em cima da mesa.

Cientistas revelaram que, pela primeira vez, células-tronco foram usadas para a criação de esperma sintético. Genuíno, quase. Que um leigo ou uma leiga não saberiam dizer se há diferença entre um e outro. Feitos esses adoçantes artificiais que de uns anos para cá podem ser encontrados nas boas farmácias do ramo. Sem entrar em detalhes (embora louco para entrar em detalhes), a notícia levanta as mais doidas, as menos criteriosas possibilidades. Estamos em pleno mundo da ficção científica. Philip K. Dick, chega-te pra lá. Eu e você, companheiro, tornamo-nos, assim sem mais nem menos, de um dia para o outro, absolutamente dispensáveis. Num futuro não muito distante, bastará à senhora ou senhorita chegar no devido estabelecimento comercial - e alguém tem dúvida de que o precioso sêmen será prontamente industrializado? - e fará suas compras. Já entreouço o diálogo:
- Moço!
- Pois não, minha senhora.

- Senhorita, se faz favor.

- Perdão. Senhorita.

- É aqui que tem esperma pra vender?
- Precisamente. Mas nós preferimos chamar de "Preparado X".

- Eu gostaria de ver um.

- Ver não dá. Posso apenas mostrar alguns resultados e os depoimentos de clientes satisfeitas.

- Ocá. Taca ficha.

- O "Preparado X" não pode ser tacado nem tem ficha. Ele é aplicado na feliz compradora aqui mesmo. Num desses cubículos à sua esquerda. Aliás, cubículos de luxo dispondo das mais modernas facilidades.

- Leva tempo?
- Uns nove meses.

- Eu digo, para fazer a... a... aplicação.

- Absolutamente. Dez minutinhos e, em menos de um ano, a senhorita terá o bebê que preferir seu, todo seu e de mais ninguém.

- É caro?
- Pouquinho. Mas compensa.

- Dão garantia?
- Só de parto. Garantimos a sopa genética. Depois, é com a senhorita e a vida.

- A gente pode escolher o... ahn ... sexo do bebê? E algumas características de sua personalidade?
- Com toda certeza. No momento, as meninas estão tendo mais saída que os meninos. Quanto às características pessoais, perto de 60% do escolhido é tiro e queda, se me perdoa a expressão.

- Então tá. Eu vou querer uma menina. Loirinha. Mais para a engraçadinha que a gostosona. Nem muito burra nem muito inteligente. Assim-assim. Que dê para o gasto. Mais para a virtuosa que a fútil. Religiosa só um pouquinho. Bem dotada nas prendas domésticas. Que goste de cinema, rock e esportes, com preferência no tênis. Que...

Sou capaz de jurar que já tem gente - senhoras e senhoritas, sem dúvida - querendo saber quando é que a novidade chega à praça.

terça-feira, julho 14, 2009

‘Romário está na carceragem’, diz delegado da 16ª DP

Romário foi encaminhado à delegacia por atrasar pensão alimentícia.
Carlos Augusto Oliveira disse que dívida pode chegar a R$ 50 mil.

Do G1, no Rio, e do Globoesporte.com

O delegado titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), Carlos Augusto Nogueira, informou nesta terça (14) que o ex-jogador Romário está na carceragem da delegacia aguardando a transferência para a Polinter.

Romário foi encaminhado para a 16ª DP nesta tarde por causa do atraso no pagamento de pensão de alimentos reclamada pela ex-mulher Monica Santoro.
“O Romário já está na carceragem, mas a transferência para a Polinter não será feita hoje apenas porque não há mais tempo. Se o advogado dele não chegar até as 10h30 com um alvará de soltura, aí sim ele vai para a Polinter”, disse o delegado.


Carlos Augusto informou que a dívida do ex-jogador pode chegar a R$ 50 mil. “Acho que a dívida é de aproximadamente R$ 50 mil, referente a dois meses de atraso no pagamento de pensão alimentícia”, disse, ressaltando que Romário não chegou algemado à delegacia. “Não houve necessidade, pois ele não resistiu à prisão”.

O delegado informou ainda que Romário deve passar a noite na delegacia. “Sinceramente, não sei se algum juiz vai expedir um alvará de soltura com a rapidez que ele imagina, e o advogado ainda tem de mostrar os comprovantes para conseguir o documento”.

Advogado diz que craque pagou pensão

O advogado de Romário, Norval Valério, informou que o jogador pagou a pensão alimentícia para a ex-mulher. "Vou levar todos os comprovantes para o Fórum da Barra. Não é preciso de alvará de soltura. O comprovante de pagamento já caracteriza que o Romário está dentro da lei", disse.

A assessoria do Tribunal de Justiça informou que o processo corre na 2ª Vara de Família, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Suspeito de matar família em chacina aparece sendo espancado em vídeo

Uma sindicância foi instaurada para apurar a veracidade das imagens.
Apesar disso, diretor do presídio foi afastado do cargo em João Pessoa.

Do G1, em São Paulo*


Imagens feitas de um celular mostram um detento supostamente sendo espancado em uma cela no Presídio do Roger, em João Pessoa. O preso em questão é um dos suspeitos de ter cometido a chacina ocorrida na quinta-feira (9) na capital paraibana, quando cinco pessoas da mesma família foram assassinadas. As vítimas eram o pai, os três filhos, e a mãe, que estava grávida de gêmeos.

Por conta do vídeo, uma sindicância foi instaurada para apurar a vercidade das imagens. Apesar disso, o diretor da unidade prisional, Dinamérico Cardim, foi afastado.

Capela

A família das vítimas da chacina em João Pessoa, pretende transformar a casa onde ocorreu o crime em uma capela. “Ali morou uma família que foi destruída, mas que ficou no coração de todo mundo”, disse Antônio Lima, tio dos sobreviventes.

A casa dos suspeitos do crime -que estão presos- foi parcialmente destruída por moradores da região.

Recuperação
O menino de 6 anos recebeu alta médica no domingo (12). Ele e o irmão de 11 anos foram os únicos que saíram com vida da chacina. A criança saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, até segunda-feira (13), se encontrava no setor de enfermagem do Hospital de Emergência e Trauma.

O irmão dele saiu sem lesões, pois conseguiu de esconder sob a cama do quarto no momento em que seus pais e três irmãos eram mortos e degolados.

* (Com informações da TV Cabo Branco e do Paraiba1.com)

"Gripe suína" causa a quarta morte no Brasil

SÃO PAULO - A quarta morte em decorrência da "gripe suína" no Brasil (rebatizada de gripe A H1N1) foi registrada nesta terça-feira em São Paulo. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a vítima é um homem de 28 anos.

De acordo com a nota da secretaria, o paciente apresentou febre, dor de cabeça, náusea, vômito, tosse e congestão nasal no dia 1 de julho, tendo procurado o serviço médico no dia 4, quando foi internado no Hospital de Clínicas de Botucatu.

No dia 7 de julho seu estado se agravou e ele foi encaminhado para a UTI, onde morreu no dia 10, última sexta-feira. Este é o segundo caso de morte por causa da doença em São Paulo.

Durante a internação, a Secretaria de Saúde informa que foram investigadas doenças como pneumonia bacteriana grave e leptospirose.

Ainda de acordo com a secretaria, a investigação inicial indica que o paciente teve contato com argentinos e chilenos que estavam no País. Entretanto, em nota, o Ministério da Saúde informa que, como a origem da infecção não está confirmada, este é o segundo caso de morte em que a forma de transmissão do vírus ainda está sendo investigada.

Assim, até o momento, o Ministério da Saúde diz que não tem evidências para declarar transmissão sustentada do vírus entre pessoas dentro no território brasileiro.

O comunicado do Ministério também diz que o governo vem se antecipando a eventuais mudanças no cenário da doença no Brasil e mantém uma rede bem preparada e estruturada para enfrentar a nova gripe, com novas recomendações para tratamento, internação e realização de exames em pacientes com sintomas graves de gripe e monitoramento de casos suspeitos.

A nota também ressalta que a maioria absoluta das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente. A letalidade média da doença no mundo (0,45%) é igual à da gripe sazonal.

O Ministério orienta a população para que, ao sentir sintomas de gripe (febre, tosse, coriza e dores de garganta, de cabeça ou pelo corpo), procure o serviço de saúde mais próximo, para avaliação de um médico.

Mortes no Brasil

A terceira morte em decorrência da "gripe suína" no Brasil foi divulgada nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul. Um menino de nove anos, portador de uma doença crônica, morreu no dia cinco de julho no Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Ele havia sido infectado pelo seu irmão, que pegou a doença de uma professora que viajou para a Argentina.

No dia 10 de julho foi confirmada a segunda morte, que ocorreu dia 30 de junho. A vítima foi uma menina de 11 anos, na cidade de Osasco, em São Paulo. O pai da garota está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas para tratamento da doença. Nesta terça, foi divulgado que seus primos também foram contaminados.

A primeira morte confirmada por "gripe suína" no País foi registrada no final de junho, no Rio Grande do Sul. Um caminhoneiro de Erechim, que havia voltado de uma viagem de sete dias à Argentina, começou a apresentar os sintomas da doença logo chegou ao País. Mesmo tendo sido assistido, ele não resistiu e morreu.

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, 52 novos casos da gripe foram confirmados. Com isso, o Brasil registra 1027 casos da doença.

Até 8 de julho, eram acompanhados 2.973 casos suspeitos no País. Outros 1.538 casos haviam sido descartados.

(IG.COM.BR)

Enem tem 3 milhões de inscritos, metade da meta

Demétrio Weber (Globo.com)
BRASÍLIA - A quatro dias do fim das inscrições, na próxima sexta-feira, o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tinha ontem 3.100.458 candidatos aptos a fazer a prova. O número equivale à metade dos 6 milhões previstos pelo Ministério da Educação para o teste, nos dias 3 e 4 de outubro.

No ano passado, o Enem teve 4 milhões de inscritos e 3 milhões de participantes. Ao lançar o novo exame, este ano, o ministério esperava atrair ao menos 5 milhões. A expectativa levava em conta estudantes do último ano do ensino médio, dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (antigo supletivo) e os que concluíram o ensino médio em anos anteriores.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, 6 milhões foi um teto colocado no edital:

- Estavam entrando 150 mil inscrições por dia. Agora deve crescer. Difícil fazer previsões, mas acho que não vai chegar a 4,5 milhões. Peço que não deixem para o último dia - diz.

O novo Enem substituirá o vestibular em pelo menos 21 universidades federais e contará pontos nos processos seletivos de no mínimo outras 21. O resultado valerá também nos vestibulares de pelo menos 19 escolas técnicas federais que oferecem cursos de graduação, entre eles o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio (Cefet-RJ). Nas 21 universidades federais que aderiram ao sistema de seleção unificada, o candidato que fizer o Enem poderá ingressar em qualquer uma das instituições, desde que tenha nota.

Como ocorre desde 2005, o exame continuará selecionando os estudantes beneficiados pelo programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas de 100% e 50% em faculdades particulares. Instituições privadas e estaduais também utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos. O valor de referência do edital do Inep, considerando 6 milhões de candidatos, é de R$ 148 milhões. O custo real, portanto, deverá ser inferior.

Estudantes do último ano do ensino médio e quem apresentar declaração de baixa renda são isentos da taxa de R$ 35. Candidatos cuja religião proíbe a participação na prova no sábado à tarde (o horário marcado é 13h, no horário de Brasília) poderão fazer o teste no fim da tarde. As inscrições são feitas pela internet . O prazo vai até as 23h59m de sexta-feira.

Editora corre para lançar biografia póstuma de Michael Jackson

Harper Collins criou texto em apenas 48 horas e quer colocar a obra nas livrarias e supermercados nesta sexta

A editora Harper Collins deverá ser a primeira a chegar às lojas com uma biografia em homenagem a Michael Jackson, morto há três semanas. A Harper Collins espera lançar "Michael Jackson - Legend, Hero, Icon: A Tribute to the King of Pop" nesta sexta-feira, 17, e, assim, conseguir passar à frente de outras 15 editoras que também estão preparando títulos sobre a vida do Rei do Pop. O livro de 196 páginas e contendo 250 fotos foi criado em tempo recorde. A decisão de lançar a obra foi feita pela editora britânica em 26 de julho, apenas um dia depois da morte de Jackson.
Mulher assassinada pelo ex-marido
Fonte: F. Gomes
A dona de casa Josimária Rodrigues da Silva, 23 anos, residente no bairro Walfredo Gurgel em Caicó, foi assassinada na noite de ontem numa estrada localizada no sítio Riachão, a 4 km da cidade de Jardim de Piranhas.

O corpo dela foi encontrado no início da manhã de hoje, com um disparo na cabeça.

Pouco tempo depois a polícia encontrou uma moto Honda verde, CG 125, Titan KS, de placas MYZ - 1862, pertencente ao ex-marido dela, o moto-taxista, José Fernandes Gomes, de 39 anos, residente na rua Venâncio Cândido, 449, no bairro Walfredo Gurgel.

Policiais militares de Jardim de Piranhas estiveram no local, fizeram os primeiros levantamentos e acionaram o ITEP e o delegado de polícia civil, Getúlio Medeiros.

O delegado ao chegar na cena do crime e colher as primeiras informações empreendeu diligências e conseguiu com sua equipe, prender o acusado do homicídio, escondido embaixo de uma cama, na casa de um familiar no Sítio Assembléia, no município de Jardim de Piranhas.

O corpo foi conduzido para o ITEP e o moto-taxista para a delegacia de polícia de Caicó.

Segundo informações de familiares o casal estava separado há pouco tempo, mas sempre os dois se encontravam como tinha ocorrido ontem, ocasião que teriam passado o dia num açude tomando banho.

Foto: José Fernandes (acusado de ter matado a mulher)
Matéria retirada do blog de F. Gomes.

segunda-feira, julho 13, 2009

Falar palavrão pode aliviar dor física

Palavrões aumentariam ritmo de batimentos cardíacos e agressividade, o que diminuiria sensação de dor física.


Falar palavrões pode ajudar a diminuir a sensação de dor física, segundo um estudo da Escola de Psicologia da Universidade de Keele, na Inglaterra, publicado pela revista especializada NeuroReport.

Criado Espermatozóide de Proveta

ATENÇÃO: O SIMULADO DA AMARO VEM AÍ!

DIA 20 DE JULHO: PORTUGUÊS, INGLÊS, BIOLOGIA, FÍSICA E REDAÇÃO.

DIA 21 DE JULHO: MATEMÁTICA, QUÍMICA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA.

Apollo 11 ainda é maior vitória do programa espacial tripulado

Primeiro pouso tripulado na Lua completa 40 anos neste mês.
Americanos marcaram deliberadamente lado histórico do feito.

Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo

Naquele histórico dia 20 de julho de 1969, poucos ficaram sabendo, mas a primeira ação de um ser humano na Lua foi uma discreta comunhão presbiteriana. O piloto do Módulo Lunar da nave Apollo 11, Edwin "Buzz" Aldrin, tinha levado a Eucaristia preparada pelo pastor de sua igreja no Texas. Antes da comunhão, Aldrin pediu que "todos os que estiverem ouvindo" a primeira transmissão de rádio lunar "agradecessem, cada um à sua maneira" pela chegada de seres humanos ao satélite natural da Terra.

Foto: Nasa

Aldrin na Lua, com Armstrong refletido em seu visor (Foto: Nasa)

Gestos como o de Aldrin marcaram cada passo da viagem da Apollo 11, liderada por Neil Armstrong e também com a participação de Michael Collins (que ficou cuidando do módulo de comando, em órbita da Lua, e acabou não pisando no solo lunar). Apesar da corrida espacial e do clima de rivalidade entre americanos e soviéticos que marcava o mundo 40 anos atrás, o governo dos EUA, a direção da Nasa e os próprios astronautas fizeram de tudo para retratar sua jornada como um marco do potencial pacífico da humanidade inteira -- e, em grande parte, conseguiram.

O local escolhido para o pouso foi uma área no sul da região lunar conhecida como Mar da Tranquilidade, que sondas robóticas tinham analisado e considerado relativamente plana e pouco acidentada anos antes. A ideia era evitar que os astronautas tivessem grandes problemas com o pouso e nas caminhadas lunares.

Durante a descida, alguns sustos: o computador de bordo do Módulo Lunar deu uma série de alarmes, por causa da incapacidade da máquina, um bocado primitiva para os padrões de hoje, de lidar com todos os dados que estava recebendo ao mesmo tempo -- algumas das tarefas do computador tinham de ser adiadas. No fim da descida, os astronautas Armstrong e Aldrin só tinham 25 segundos de combustível sobrando para o trajeto. Armstrong confirmou a descida segura com a frase: "Houston, aqui Base da Tranquilidade. A águia pousou [referência ao nome 'Eagle', ou Águia, dado ao Módulo Lunar]". Após uma certa dificuldade para atravessar a escotilha do módulo, os astronautas se puseram a explorar as vizinhanças do local de pouso. Recolheram amostras do solo (descrito como "quase um pó" por Armstrong), instalaram um sismógrafo, fincaram a bandeira americana e falaram com o presidente americano de então, o republicano Richard Nixon. O chão lunar era escorregadio, mas a gravidade muito inferior à da Terra facilitava os movimentos, e Aldrin chegou a treinar uma espécie de "movimento canguru".

Além da bandeira dos EUA, os astronautas deixaram para trás uma placa com um desenho de ambos os hemisférios da Terra e a mensagem "Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua, em julho de 1969 d.C. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade". Para confirmar o propósito pacífico, também ficou para trás uma réplica de ouro de um ramo de oliveira, tradicionalmente um emblema de paz desde a Antiguidade. O dia terminou da forma mais prosaica imaginável: uma soneca de sete horas dos astronautas dentro do módulo.

Quais são os esportes mais sedentários?

por Victor Bianchin
Quais são os esportes mais sedentários?

O bilhar é o esporte que gasta menos calorias, de acordo com o livro Fisiologia do Exercício, de William McArdle, mas é impossível definir um ranking oficial. “Existem centenas de variáveis envolvidas. Um mesa-tenista pode gastar mais calorias em uma partida do que um jogador de futebol em um jogo inteiro”, diz o médico Samir Daher, da Confederação Brasileira de Handebol. O ritmo com que o esporte é praticado, a frequência, o biótipo do praticante e o deslocamento exigido pelo jogo são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração. Assim, não há uma lista definitiva dos esportes mais e menos sedentários, e sim estimativas. A lista abaixo, por exemplo, estima quanto um indivíduo com 70 quilos gasta de calorias durante uma hora de atividade. Aliás, nem o conceito de esporte é consenso: aqui, consideramos esporte toda atividade física sujeita a regulamentos e que geralmente visa a competição. No futuro, quem sabe até jogar videogame vá ser considerado um esporte. Se isso acontecer, o Nintendo Wii pode entrar para a lista dos sedentários: em uma hora, ele queima 150 calorias, de acordo com um estudo da Universidade John Moores, na Inglaterra. :-’)

MOLEZA F.C.
Os esportes mais sedentários...

BILHAR (176 kcal)
É um esporte que requer mais concentração do que força física. Como há poucos deslocamentos – e, quando existem, são curtos e lentos –, não acelera muito o metabolismo

CANOAGEM por lazer (185 kcal)
Na canoagem amadora, não é preciso lutar contra correntezas fortes – o esportista apenas segue o fluxo da água, sem contrações muito vigorosas para executar o movimento

DANÇA LIVRE (214 kcal)
Por não ser profissional, requer só movimentos suaves, sem grandes deslocamentos ou movimentos complexos. Com isso, acaba gastando menos calorias

VÔLEI (245 kcal)
Apesar de exigir saltos e movimentos intensos, tem deslocamentos extremamente curtos, de 2 a 3 metros, que reduzem o consumo calórico

ARCO-E-FLECHA (273 kcal)
O esporte depende mais da parte psicológica. O esforço físico fica concentrado nos braços, que precisam segurar o arco corretamente e aguentar o tranco da flechada

DUREZA F.C.
... e os que mais fazem suar

BOXE (932 kcal)
O esporte exige que o atleta se desloque bastante e dê vários pulinhos de um lado para outro para desviar do adversário, fora a energia gasta com os golpes

SQUASH (890 kcal)
Bater a bolinha contra a parede parece brincadeira de criança, mas envolve muito deslocamento, velocidade, flexibilidade, força e resistência

JUDÔ (819 kcal)
Assim como as outras artes marciais, é um esporte que exige força, daí sua queima calórica. Sua prática também requer flexibilidade e coordenação motora

NATAÇÃO - CRAWL (655 kcal)
Ao nadar nesse estilo, também conhecido como nado livre, o esforço maior fica por conta das pernas, dos braços e das costas, apesar de o esporte trabalhar o corpo todo

BASQUETE (580 kcal)
A queima de calorias é beneficiada principalmente pelo deslocamento em quadra. Cada atleta percorre, em média, 8 quilômetros durante uma partida