terça-feira, março 31, 2009

CAP PREPARA-SE PARA A FESTA DOS ANOS 60 - VERSÃO 2009

O CAP - Clube Atlético Piranhas - está se movimentando na preparação de sua mais famosa e charmosa festa: A FESTA DOS ANOS 60.
Para este ano, já está contratada a BANDA FERAS, que desde a primeira edição abrilhanta essa festa. Como atração nacional, o presidente Jarles Cavalcanti garante que trará um grande nome da nossa música, que fez muito sucesso nos anos 80. Como ainda o contrato não foi fechado, ele não pode adiantar os detalhes. Mas, com certeza, a FESTA DOS ANOS 60 deste ano tem tudo para agradar a todas as faixas etárias. É a melhor festa do ano, tanto para os jardinenses quanto para os visitantes.

segunda-feira, março 30, 2009

SEBRAE REALIZA SEMINÁRIO SOBRE EMPRETEC EM JARDIM DE PIRANHAS

O SEBRAE está convidando os interessados para o evento de sensibilização do Seminário Empretec: mesa redonda: "Empreendedor - existe receita para o sucesso?", mediada pelo Sr. João Maria de Oliveira, empresário e consultor das Nações Unidas no programa Empretec.
O evento será realizado nesta terça-feira, 31 de março, às 19 horas, na Asitex.
Mais informações pelos telefones 3423-2557 e 3417-7400.
EMPRETEC é o seminário que busca melhorar o desempenho da gestão empresarial, analisando comportamentos comuns aos empreendedores de sucesso. Com uma metodologia desenvolvida pela ONU, o Empretec é considerado o maior projeto do mundo.
Está presente em 23 países, em operação no Brasil há 13 anos, desenvolvendo as características individuais do empreendedor, de forma a propiciar sua competitividade e permanência no mercado, por meio de metodologia vivencial especialmente desenvolvida para este fim, cuja abordagem se dá pelas dez características empreendedoras: a busca de oportunidades e iniciativa, persistência, comprometimento, exigências de qualidade e eficiência, correr riscos calculados, estabelecer metas, buscar informações, planejamento e monitoramento sistemático, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.




domingo, março 29, 2009

Apático, Brasil vacila e cede empate

O Brasil tinha tudo para se livrar bem de uma tarde apagada e sair no lucro com uma vitória sobre o Equador a 2.800 metros de altitude da cidade de Quito. Entretanto, um gol de Noboa aos 44min do segundo tempo mudou toda a situação verde-amarela. Neste domingo, a equipe comandada por Dunga mostrou apatia em campo e precisou se contentar com um empate por 1 a 1 pela 11ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.


"É inacreditável. Eles têm jogadores que não param de correr um minuto. Foi um castigo para a seleção esse gol no fim", lamentou o goleiro Júlio César, grande nome do time canarinho, reclamando da altitude.

A igualdade deixou o Brasil com 18 pontos, agora na terceira posição, com um ponto a menos que a Argentina e cinco a menos que o Paraguai. O Equador, por sua vez, chegou aos 13 pontos, ainda afastado da zona de classificação direta para a Copa, que reúne os quatro primeiros colocados.

A comissão do Brasil ainda adotou uma estratégia ousada para tentar combater os efeitos da altitude. Treinou em Guayaquil até o dia da partida e viajou para Quito horas antes do apito inicial, o que parece não ter dado certo segundo o discurso dos atletas. "É difícil suportar isso aqui. Para completar erramos muitos passes", afirmou o atacante Robinho após o jogo.

De acordo com dados do Datafolha, o Brasil realmente abusou dos erros nos passes, com aproveitamento de apenas 75% contra 90% do Equador. Não só isso, como o time canarinho apresentou uma total discrepância em relação ao rival nas chances criadas. Ao todo, a equipe de Dunga finalizou 11 vezes, enquanto a seleção local finalizou em 39 ocasiões.

Conforme prometeu antes da partida, o Equador tentou imprimir uma forte pressão sobre os brasileiros no início do jogo, com sucesso. Os anfitriões mantiveram 60% de domínio da posse de bola e criaram boas oportunidades, paradas apenas com a trave e com intervenções de Júlio César.

Ao mesmo tempo, a equipe comandada por Dunga ficou bem recuada, sem conseguir sair nos contra-ataques. Com dificuldades para se impor, o Brasil cometeu seis faltas nos primeiros 28 minutos contra nenhuma dos donos da casa e ainda manteve o empate sem gols no primeiro tempo.

"Estamos com muitas dificuldades para sair com a bola e não podemos errar na frente da área", lamentou o volante Gilberto Silva no intervalo em discurso repetido por Elano. "Temos que ficar mais atentos e tentar acertar um contra-ataque", declarou.

O Equador continuou superior no começo da etapa final, mas com o Brasil melhor postado na marcação. Só aos 15min a equipe verde-amarela teve sua primeira chance clara de gol em chute de Luís Fabiano defendido por Cevallos. Depois disso, porém, os anfitriões voltaram a pressionar.


Foi quando Júlio Baptista entrou no lugar de Ronaldinho Gaúcho aos 26min para mudar o panorama do jogo. Logo em sua primeira participação, o camisa 16 arrancou bem e chutou forte para abrir o placar a favor dos brasileiros. Quando parecia que o time de Dunga sairia com os três pontos, Noboa fez o seu aos 44min e selou a igualdade.

Agora, o Brasil volta as atenções para o duelo de quarta-feira contra o Peru, em Porto Alegre, pela 12ª rodada das eliminatórias. O jogo no estádio Beira-Rio deve marcar o retorno de Kaká à seleção. Já o Equador atua novamente em Quito, diante do Paraguai, no mesmo dia.
Fonte: UOL

Reformulação do vestibular causará impacto no ensino médio, dizem os especialistas

Para a maioria, as mudanças são positivas e irão trazer benefícios para o ensino brasileiro. O assunto já virou pauta na esfera federal. Na quarta-feira (25), o ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou o projeto de unificar os vestibulares das universidades federais.
A proposta do ministro é criar um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que funcionaria como forma de seleção para essas instituições. O projeto formal será entregue à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na segunda-feira (30) para que seja discutido nas universidades. Caso seja aprovado pelos reitores, o Enem, já modificado, pode ser aplicado em outubro.

“Nós queremos um exame que corrija as distorções do vestibular e do Enem. A forma do Enem perguntar é muito interessante, mas ele carece de conteúdos organizativos do ensino médio. O vestibular é fortemente conteudista, mas na maneira de perguntar distorce a realidade do ensino médio. Nós queremos ter um exame nacional que dê conta do conteúdo, mas de forma inteligente, que julgue a capacidade analítica dos estudantes e promova uma mudança na atuação em sala de aula do professor”, compara o ministro.

De acordo com a assessoria do Ministério de Educação (MEC), a adesão ao vestibular nacional dependerá de cada instituição federal ou estadual, “que tem autonomia garantida por Lei para decidir de que forma poderá avaliar o seu candidato”. O modelo do exame ainda será discutido com as instituições, mas, segundo ministro, a ideia é que seja um meio-termo entre o Enem e o vestibular atual.

Reformulado, o Enem abordaria mais disciplinas e teria mais questões - hoje são 63 de múltipla escolha e redação. O exame incluiria questões dissertativas e objetivas, além de poder cobrar uma parte específica, direcionada a áreas como ciências, para candidatos a Medicina. Alguns cursos poderiam fazer uma segunda fase. A proposta é semelhante à forma de seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni). Nele, o aluno escolhe curso e instituição com base na nota do atual Enem, com mínimo de 45 pontos.

Educadores afirmam que o novo vestibular, caso a proposta do MEC seja adotada, efetuará uma mudança crucial no ensino médio. A pressão exercida sobre esta etapa de ensino de “treinar” o estudante para passar no vestibular poderá deixar de existir.

Roberto Vianna, coordenador da Comissão de Acesso e Seleção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), também acredita o modelo atual de seleção não mais atende às expectativas de alguns grupos sociais que desejam ingressar na faculdade. Para ele, "o ensino médio irá sofrer alterações positivas para auxiliar o acesso à educação superior". Desde 2001, a Unirio estabelece em seu processo seletivo o aproveitamento dos resultados do Enem e provas com o conteúdo do ensino médio.

Sobre a possibilidade de ter um vestibular “fácil demais”, isso não irá acontecer. Afinal, mesmo com as mudanças, o aluno terá que demonstrar que é estudioso, crítico e participativo, características positivas inerentes à personalidade e ao esforço do candidato, independente da sua escola de origem.

Fonte: UOL


COLOMBIANO É ACUSADO DE ENGRAVIDAR A FILHA 14 VEZES

Um homem de 59 anos foi preso na Colômbia no sábado acusado de abusar sexualmente de uma de suas filhas desde que ela tinha nove anos de idade. Os estupros teriam engravidado a menina 14 vezes, sendo que 11 das crianças nasceram e sobreviveram.

O caso foi revelado após a filha, hoje com cerca de 30 anos, ter fugido do vilarejo de La Cabaña onde vivia com o pai e irmãos, alegando ter sido mantida prisioneira pelo pai.

A história é mais uma que lembra o caso do austríaco Josef Fritzl, de 73 anos, condenado há duas semanas à prisão perpétua pela acusação de manter uma filha prisioneira e violentá-la por 24 anos, gerando sete filhos com ela.

Na sexta-feira, a polícia italiana também anunciou a prisão de um homem de 64 anos, acusado de violentar a própria filha por 25 anos e ainda encorajar o filho a fazer o mesmo.

Arcedio Alvarez, do vilarejo de La Cabaña, na província central de Tolima, negou as acusações de estupro e incesto, alegando que sua filha é adotada e que por isso não havia cometido nenhum crime.

"Nós concordamos em manter um relacionamento romântico, porque nós realmente nos amávamos. Mas ela não é minha própria filha", afirmou ele à Justiça.

O caso provocou uma comoção na Colômbia. Alvarez teve que ser levado para depor à Justiça não somente pela polícia, mas por um destacamento do Exército, para evitar seu linchamento.

Alvarez, que já é chamado pela imprensa local de "Monstro de La Cabaña", teria abusado da filha desde a morte de sua mulher, mãe da menina.

Os filhos gerados pelas relações de Alvarez com a filha estão sendo examinados para verificar as alegações de que as meninas também haviam sido violentadas desde pequenas, não somente pelo pai-avô, mas também pelos irmãos mais velhos.

O caso já vem provocando manifestações na Colômbia pedindo uma mudança na lei para garantir que os condenados por estuprar crianças sejam mantidos na prisão pelo resto da vida.
Fonte: BBCBRASIL
QUATRO TORCEDORES ESTÃO PRESOS POR ROUBO DE BONÉ EM SP

Quatro amigos estão presos há mais de dez dias pelo roubo de um boné. O boletim de ocorrência diz que eles estavam armados e que ameaçaram a vítima. O dono do boné disse ao Ministério Público que não foi bem assim, e agora está se esforçando para tirar os rapazes da cadeia.
Os quatro amigos foram levados para um centro de detenção. O mais velho tem 21 anos. Eles foram presos sob suspeita de dois crimes graves: roubo à mão armada e formação de quadrilha, podendo pegar até 13 anos de prisão, por roubar um boné.
Desde a prisão, a Justiça já negou um pedido de relaxamento do flagrante e outro para que os quatro rapazes respondessem ao processo em liberdade.
Enquanto isso, a Justiça concedeu liberdade a Eliana Tranchesi, dona da Daslu, e outros seis condenados. Ela havia sido condenada a 94 anos e seis meses de prisão.
Fonte: G1, com adaptações.


BARRICHELLO FICA EM SEGUNDO NO GP DA AUSTRÁLIA



Absoluto, o inglês Jenson Button reinou no treino oficial e liderou a prova de ponta a ponta para vencer o GP da Austrália de Fórmula 1. O piloto sobrou nas 58 voltas e deu a vitória à equipe Brawn GP em sua primeira prova na categoria.

De quebra, um acidente entre Robert Kubica e Sebastian Vettel colocou o brasileiro Rubens Barrichello na segunda posição e a escuderia inglesa conseguiu assim uma histórica dobradinha em seu GP inicial.


Esta foi apenas a terceira vez na história que a Fórmula 1 viu uma equipe estreante ter os dois primeiros da prova. A primeira foi a Alfa Romeo no primeiro GP da Fórmula 1, realizado em Silverstone-1950, com a vitória de Giuseppe Farina e a segunda posição de Luigi Fagioli. Quatro anos depois, a Mercedes repetiu o feito com Juan Manuel Fangio e Karl Kling no GP da França-1954.

Depois disso, outras duas equipes conseguiram um triunfo no seu primeiro GP na categoria, mas sem a dobradinha. A Kurtis Kraft venceu o GP de Indianápolis em 1950, com Johnnie Parson. Já em 1977, foi a vez de a Wolf levar a vitória com Jody Scheckter no GP da Argentina.

Se Button dominou a prova desde o início, Barrichello teve de se recuperar após fazer uma péssima largada e cair para o sétimo lugar. Aos poucos, ele foi superando os adversários, mas chegou a quatro voltas do final precisando tirar mais de 20 segundos para ir ao pódio. Mas, nesta hora, Kubica e Vettel bateram, quando disputavam o segundo lugar, e o brasileiro herdou o posto.

"Estou muito feliz, muito contente com o resultado da prova. Nunca imaginei que poderia ser segundo depois da largada. Fico muito feliz de fazer a dobradinha", disse o veterano de 36 anos, sem esconder o largo sorriso. Ao seu lado, Button festejou apenas sua segunda vitória na F-1. O triunfo anterior dele fora no GP da Hungria, em 2006.

A terceira posição do GP da Austrália ficou com o italiano Jarno Trulli, mas ela acabou mudando de mãos após a prova. A direção considerou o piloto da Toyota culpado por ultrapassar o inglês Lewis Hamilton, quando o safety car estava na pista na última volta, após a batida de Kubica. O italiano tomou 25s de penalização e caiu do 3º para o 12º lugar.

Assim, Hamilton herdou a terceira colocação, seguido pelo alemão Timo Glock. Os dois fizeram bela corrida de recuperação, pois largaram em 18º e 19º lugares, respectivamente. O espanhol Fernando Alonso foi quinto colocado, seguido pelo alemão Nico Rosberg, pelo estreante suíço Sébastien Buemi e pelo francês Sébastien Bourdais.

Os brasileiros Felipe Massa e Nelsinho Piquet abandonaram a prova. O piloto da Ferrari teve problemas mecânicos na 46ª volta, quando era o 11º colocado, enquanto o piloto da Renault rodou sozinho na 24ª volta. A próxima prova da Fórmula 1 está marcada para o próximo domingo, às 6h (horário de Brasília), em Sepang, na Malásia.
Fonte: UOL

sexta-feira, março 27, 2009

BURACOS NA ESTRADA JARDIM/CAICÓ ASSUSTAM MOTORISTAS

Muitos motoristas têm reclamado constantemente dos "buracos" existentes na RN que liga Jardim de Piranhas a Caicó. Segundo eles, esses buracos estão pondo em risco a vida de muita gente que é obrigada a cumprir esse trajeto diariamente.
Para piorar, algumas dessas crateras estão em curvas. Se o motorista tentar desviar, corre o risco de se chocar com o veículo que venha em sentido contrário. Todos são unânimes em considerar que a buraqueira pode causar a qualquer hora um acidente de proporções desagradáveis. "Infelizmente, só vão tomar providências quando alguém perder a vida numa dessas curvas. É sempre assim: só fecham a porta depois de roubados", diz um motorista que não quer se identificar.
É urgente que as autoridades competentes resolvam esse problema, antes que algo de mais grave aconteça e alguém pague com a vida pela irresponsabilidade de órgãos que deveriam cuidar mais de nossas estradas. Afinal, pagamos imposto para, no mínimo, termos o direito a estradas que ofereçam condições de ir e vir com mais segurança.
Fica aqui o alerta.
"Leite Derramado" é o título do novo livro de Chico Buarque

Muito suspense sempre cerca a publicação dos romances de Chico Buarque. Ele, que é um dos maiores nomes da música brasileira, consegue a cada obra sedimentar sua posição de destaque também no reino da literatura.
O livro contará a história de uma família e deverá chegar às livrarias no dia 28 de março. Com seu último romance, Budapeste, Chico conquistou o Prêmio Jabuti de melhor romance. Escreveu ainda Benjamim e Estorvo.
Fonte: estadão.com.br

PROFESSOR USA PROVA EM ESCOLA PARA FAZER PUBLICIDADE DE PIZZARIA

A manchete acima teria tudo a ver com uma escola brasileira, mas não é verdade.
Por conta da crise econômica, o professor norte-americano Jeb Harisson, que ensina história e economia em uma escola de Pocatello, no estado de Idaho, tem utilizado os teste entregues aos alunos para fazer publicidade de uma pizzaria.
"Eu só queria encontrar uma forma de economizar dinheiro", disse Jeb. "Temos que vender anúncios para o nosso anuário, para o nosso jornal escolar. Eu não acho que essa pequena publicidade vai mudar a minha sala de aula", afirmou.
Como as escolas em todo o país sofrrem com a crise, os professores que chegam a tirar dinheiro do próprio bolso para comprar material de aula estão buscando formas criativas para cobrir suas despesas.
Aqui no Brasil ou até mesmo nos países de primeiro mundo, professor sofre que só couro de pisar fumo. É duro ser professor!

quarta-feira, março 25, 2009

O PLANETA DE LUZES APAGADAS

No dia 28 de março, sábado próximo, vai ser marcada a terceira HORA DO PLANETA, um evento iniciado pelo grupo ambientalista WWF em 2007, na Austrália, e que desde então acontece todo ano no último sábado de março.
A idéia é apagar todas as luzes de onde você estiver às 20 horas e 30 minutos, no horário local, para "dar um voto pela Terra". Assim, pretende-se pressionar os líderes mundiais por um acordo de combate ao aquecimento global na reunião das Nações Unidas, em dezembro.
E você, vai fazer parte dessa corrente?
ESQUENTACUCA 01

Num sítio, existem 21 bichos, entre patos e cachorros. Sendo 54 o total de patas (pés) desses bichos, calcule a diferença entre o número de patos e o número de cachorros.

ESQUENTACUCA 02

Eu tenho o dobro da idade que tu tinhas quando eu tinha a tua idade. Quando tu tiveres a minha idade, a soma das nossas idades será de 45 anos. Quais são as nossas idades?

Use a cabeça (e a matemática) e resolva os problemas acima.
Equipe do Jardimtudo.



segunda-feira, março 23, 2009

AVANCE SEMPRE


Na vida, as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é preciso não parar.
Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.
Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grande rios.
Continue andando e fazendo.
O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.
A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.
Então continue andando e fazendo.
Não desperdice a base que você já construiu.
Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.
Pode não ser muito, mas vai mantê-lo no jogo.
Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado. Mas, seja lá o que for, continue.
O importante é não parar!!!

Como diretor da Escola Estadual Amaro Cavalcanti, ensino médio, de Jardim de Piranhas, RN, fico feliz em saber que esta instituição agora conta com um instrumento democrático de discussão de fatos que acontecem tanto na nossa escola, como na cidade, no país e no mundo.
Fico mais feliz sabendo que este blog é de competência do nosso alunado, escrito por jovens que desejam argumentar sobre os assuntos que lhe chamam a atenção.
Desejo MUITAS FELICIDADES e PLENO ÊXITO nesta empreitada, congratulando-me com todos os que fazem o JARDIMTUDO.
Cordialmente,
Francisco Borges de Araújo - diretor

domingo, março 22, 2009

Este é o nosso blog. Esperamos que todos que usem este espaço ajam de forma responsável, educativa e criativa. O blog só vem a acrescentar mais qualidade a nossa escola. É uma ferramenta para ajudar a entender melhor o mundo que nos rodeia, ajudando-nos no dia a dia na nossa vida de estudante.
Alunos do turno matutino - EEAC